Promovido pela ANETIE no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto envolveu um investimento elegível de 1453mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 96 mil euros.
Programa Empreendedorismo Tecnológico
1. Ficha Resumo
Designação do Projeto: |
Acções conjuntas do sector TICE em Empreendedorismo |
Domínio de Intervenção: |
Inovação e Empreendedorismo |
Área(s) de Intervenção: |
Empreendedorismo e espírito empresarial |
Área(s) de Projeto: |
Promoção do empreendedorismo e de criação de empresas com maior valor acrescentado |
2. Objetivos
O Programa Empreendedorismo Tecnológico teve como principais objectivos:
1. Fomento do empreendedorismo junto dos estudantes universitários.
2. Disponibilização de informação essencial para quem pretende implementar um projecto empresarial.
3. Formação especializada em áreas essenciais para o arranque efectivo de um negócio.
4. Divulgar o Concurso “Criação de Novos Negócios de Base Tecnológica”.
5. Avaliar, apoiar e acompanhar as melhores ideias de negócio.
6. Premiar iniciativas empresariais inovadoras e diferenciadoras que resultem da adesão ao Programa.
3. Funcionamento
- O Programa Empreendedorismo Tecnológico foi promovido pela ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica.
- O programa foi constituído por 3 eixos macro.
- Face a potenciais factores de subjetividade, ao qual podem ficar sujeitos os projetos apresentados no âmbito do programa, foi importante a identificação de uma matriz de avaliação dos projectos em cada uma das fases.
- Pretendeu-se apostar num número limitado de projectos, permitindo um efectivo grau de inovação e diferenciação relativamente aos restantes.
4. Estrutura
O programa foi estruturado nos seguintes eixos:
• Eixo 1 – Divulgação do programa e fomento do empreendedorismo junto dos estudantes universitários
• Eixo 2 – Concurso de ideias - apresentação da ideia / projecto empresarial
• Eixo 3 – Atribuição do prémio Concurso de Ideias
5. Eixos/Fases
Eixo 1 – Divulgação e Fomento do empreendedorismo
O programa Empreendedorismo Tecnológico numa primeira fase teve como principal missão divulgar o programa, disponibilizar informação e fomentar o empreendedorismo como forma de passagem dos estudantes para o universo empresarial. Neste sentido foram promovidos ciclos de workshops em entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico (SCT), considerados com potencial para o programa (zona Norte e Centro).
Numa primeira análise considerou-se como locais para decorrer esses ciclos de workshops, os seguintes:
1.ª Fase: Abril a Junho: Porto (2), Braga e Aveiro.
2.ª Fase: Setembro a Outubro: Porto, Braga, Covilhã e Coimbra.
Em cada um destes locais foi realizado um workshop constituído por duas sessões de meio dia onde se propôs abordar os seguintes temas:
• ABC do empreendedorismo tecnológico.
• Como desenvolver um plano de negócios.
• Metodologias de financiamento.
• Importância do processo de Internacionalização.
|
Eixo 2 – Apresentação da ideia / projecto empresarial
O Eixo 2 consistiu na fase de acesso dos interessados na iniciativa Concurso de Ideias.
O acesso ao concurso foi efectuado a partir do preenchimento de um formulário que esteve disponível no site da ANETIE e a partir do qual os interessados efectuaram a sua candidatura á presente iniciativa.
Este formulário teve como principal objectivo recolher o máximo de informação sobre o projecto e os seus promotores, tendo sido a partir deste feita a primeira avaliação das iniciativas propostas. Para que fosse possível reunir informação disponível para análise e simultaneamente algum empenho por parte do candidato no acesso ao programa, propôs-se que grande parte das questões colocadas fosse de resposta obrigatória.
O objectivo da reunião presencial foi o de proporcionar uma nova possibilidade aos promotores de apresentarem o seu projecto, obter algumas respostas relativamente a dúvidas levantadas aquando da análise da informação inicial sobre o projecto e simultaneamente disponibilizar informação útil para os promotores do projecto relativamente a formas de financiamento, aspectos a ter atenção na implementação do mesmo e outras questões da mesma natureza.
Os projectos foram avaliados tendo em conta a informação do formulário e os contactos mantidos ao longo do processo e considerando os seguintes critérios:
• Capacidade do promotor em implementar o projeto apresentado (30%).
• Demonstração de intenção de implementar o projeto apresentado (10%).
• Sustentabilidade económico-financeira do projeto (15%).
• Inovação do conceito e modelo de negócio (45%).
Foi dada uma pontuação de 1 a 10 (sendo que 1 equivale a MAU e 10 a EXCELENTE) a cada um dos critérios e a ponderação de cada um deles para a avaliação final.
|
Eixo 3 – Atribuição do prémio Concurso de Ideias
O Eixo 3 consistiu na atribuição do prémio do Concurso de Ideias. O prémio foi atribuído aos 8 finalistas e traduziu-se nos seguintes patamares:
1.º Coaching Pré-Negócio - foi materializado por uma semana de workshops de teoria e prática intensiva em áreas de interesse e de apoio à implementação do projecto, bem como na promoção de contacto com empresários, de forma a ter um contacto com situações reais e testemunhos de dificuldades que outros promotores já enfrentaram.
Os principais módulos de formação a disponibilizar foram:
• Liderança
• Relações Comerciais
• Princípios básicos de contabilidade
• Fiscalidade
• Estruturação da Ideia
• Plano de Marketing
• Finanças
• Financiamento
2.º Coaching Implementação do Negócio – foi disponibilizado um package de horas o qual permitiu um acompanhamento especializado na fase de arranque efectivo do negócio. Este prémio foi apenas disponibilizado aos promotores que viabilizarem a constituição da empresa.
3.º Plano de Negócios - foi atribuído aos oito finalistas um Plano de Negócios, nomeadamente a consultoria subjacente ao mesmo e que permitiu a estruturação de toda a ideia, modelo de negócio e fundamentação dos pressupostos associados.
|
6. ALGUNS INDICADORES
Indicadores de sensibilização para factores críticos da competitividade e para o espírito empresarial
Indicador
|
Meta indicada
|
Meta alcançada
|
Observações
|
Ações de Sensibilização
|
26
|
26
|
Foram realizados 10 workshops (5 em cada fase) e 16 Seminários (8 em cada fase).
|
Participantes em acções de sensibilização
|
720
|
602
|
362 participantes nos workshops (média de 36 por workshop) e 240 participantes nos seminários (média de 15 por seminário).
|
Factores críticos de competitividade envolvidos
|
2
|
2
|
Foram alcançados os dois fatores críticos de competitividade, o empreendedorismo e a inovação.
|
7. Conclusão
Segundo o responsável do projeto, Marco Reis, “a existência de mecanismos que permitam não apenas a execução mas também a disponibilização de formação, procedimentos e ferramentas de gestão essenciais ao desenvolvimento de um novo negócio, provou-se essencial à captação de novos conceitos, ideias e modelos.
O apoio disponibilizado no âmbito deste projeto visou conciliar o espírito empreendedor dos seus candidatos com know how e expertise empresariais, procurando a geração de novos negócios efetivamente sustentáveis, reforçando o papel dos seus promotores no futuro das suas propostas e alavancando a inovação concebida através de um posicionamento altamente diferenciado. “
8. Links
> Site
> Facebook
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
|