Estas publicações, de carácter informativo e cariz europeu, serão disponibilizadas gratuitamente, em versão digital, no site da ANJE, estando já à disposição do público a primeira edição sob o título “Empreendedorismo na União Europeia”. Em destaque surge, neste número de lançamento, o Plano de Acção Empreendedorismo 2020 e as oportunidades que encerra, já a partir deste ano.
Este programa, lançado pela Comissão Europeia e criado à luz da necessidade de se estimular o empreendedorismo na Europa, surge como um plano de apoio à iniciativa empresarial e, por consequência, à criação de emprego. Estimular as PME parece ser o caminho, sendo que a estratégia da CE passa por um leque de iniciativas a implementar nos Estados-membros da União Europeia, através de três eixos estratégicos, conforme escreve a ANJE: “desenvolver o ensino do empreendedorismo para potenciar o crescimento e a criação de empresas; criar um contexto propício à prosperidade dos empresários; e utilizar modelos de empreendedorismo, com vista a alcançar públicos específicos, como mulheres, idosos, migrantes e desempregados”.
A associação portuguese pretende lançar 12 “EU Reports”, todos eles “relativos a oportunidades de negócios e concursos em mercados internacionais”, sendo que oito serão “especialmente reservados ao conceito de mercado europeu e dois especificamente dedicados aos mercados brasileiro e angolano”.
Estas publicações são editadas em colaboração com a Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior e inscrevem-se no projecto Infotec, que tem por intuito reforçar a produtividade e competitividade das empresas.