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Apoio à Internacionalização das PME | O papel dos incentivos QREN

06.02.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

A dinâmica das exportações nacionais é o resultado de um esforço conjunto de internacionalização onde o Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME desempenha um papel ativo.

O esforço de internacionalização das empresas portuguesas, cujo resultado mais visível é demonstrado pela dinâmica no aumento das exportações (Destaque INE - Comércio Internacional-Saídas aumentam 15,1% e Entradas diminuem 3,6% - Novembro de 2011), está também ligado aos incentivos que são disponibilizados no âmbito do QREN, mais concretamente no Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME (SI Qualificação PME).

Desde 2007, no SI Qualificação PME, foram lançados 5 concursos para apresentação de candidaturas a projetos conjuntos, os quais são promovidos por uma associação com vista ao desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção num conjunto de PME com planos de ação direcionados para a promoção internacional dos seus produtos.

Nos referidos concursos foram aprovados 149 projetos conjuntos de internacionalização, que representam um esforço de investimento em ações de promoção internacional de cerca de 226 milhões de euros, com um apoio do QREN de 111 de milhões euros e que permitiram levar 6.640 empresas a promover os seus produtos no exterior em diversas ações de internacionalização.

Estas empresas representam diversos sectores de atividade entre eles: moda (vestuário, calçado, têxteis-lar, decoração), construção, equipamentos industriais, metalomecânica, componentes automóveis, moldes, turismo, aeronáutica, tecnologias de comunicação e internacionalização, mobiliário, entre outras.

Projetos Conjuntos

Nos 149 projetos conjuntos de internacionalização apoiados estão incluídas 2.208 ações de presença em mercados internacionais, que incluem a participação em feiras ou exposições, a realização de ações de prospeção de mercado e de contato direto com a procura.

Mais de 80% dessas ações concentram-se em 20 países, verificando-se uma forte aposta no mercado da Europa. No entanto as grandes mostras internacionais realizadas nestes países acolhem empresas de diversas nacionalidades, quer como expositores quer como clientes, ampliando a influência destes eventos para além do país de realização.

Paises de Internacionalização