Enquadramento no COMPETE
O projeto “APIGRAF – INOVAR PARA VENCER” insere-se no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 397 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 317 mil euros.
Síntese
O APP é uma das atividades do Projeto “APIGRAF – Inovar para Vencer” e foi criado com o objetivo de homenagear líderes que se distinguiram pelo seu grande contributo para o avanço do setor das indústrias gráficas, de comunicação visual e transformadoras do papel, com o consequente papel de relevo na promoção e divulgação do setor representado pela apigraf.
Descrição
Na sua primeira edição, o APP será entregue ao Dr. Francisco Pinto Balsemão, uma personalidade de indiscutível relevo na vida pública nacional e internacionalmente reconhecida, com uma forte ligação aos setores representados pela apigraf. O grupo económico a que preside encerra em si a comunicação nas suas diferentes facetas e suportes, desde o papel até aos meios eletrónicos e audiovisuais.
Esta Iª Edição do APP – Apigraf Prémio Prestígio’2014 pretende constituir-se como um evento de promoção e reforço do setor junto do mercado, opinion makers, marketeers, clientes e sociedade em geral.
O setor das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel é responsável por mais de 660 milhões de euros de exportações, considerando não só as exportações diretas mas também as indiretas.
As exportações diretas efetuadas pela indústria de transformação de papel estiveram perto de atingir a barreira dos 270 milhões de euros em 2012, fruto de um crescimento médio anual na ordem dos 9,3% desde 2005. As indústrias gráficas, com um carácter mais vincado de prestação de serviços e, portanto, menos “transacionável”, exportaram de forma direta mais de 93 milhões de euros em 2012, tendo-se registado um crescimento médio anual próximo dos 10% desde 2005.
Contudo, num setor em que o negócio business-to-business é da maior relevância, as exportações indiretas das empresas gráficas e transformadoras de papel são bastante relevantes, substituindo importações. Assim, enquanto a orientação exportadora direta do setor é de cerca de 16%, as estimativas realizadas pela Augusto Mateus e Associados, que está a concluir para a Apigraf o “Estudo Competitivo e de Aprofundamento Estratégico do Setor”, apontam para uma expressão semelhante da orientação exportadora indireta, também de 16%. Isto significa que, em termos globais (por via direta e indireta), o setor consegue colocar 32% da sua produção nos mercados externos, substituindo, assim, importações e sendo suporte das atividades e indústrias portuguesas exportadoras.
As áreas representadas pela apigraf reúnem um conjunto alargado de atividades que nos acompanham em todos os momentos, de manhã à noite, bastando olhar à nossa volta para constatar este facto.
Alguns dados das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel:
- 32% da produção é para o mercado de exportação
- 5% das empresas industriais transformadoras presentes no país
- 4% do pessoal ao serviço na indústria transformadora (25 mil empregos diretos)
- 3% do volume de negócios total da indústria transformadora (2 mil milhões de euros anuais)
O setor das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel tem há muitos anos uma forte aposta na sustentabilidade ambiental e está preparado para responder aos novos desafios, com tecnologia avançada e estratégias criativas e inovadoras que asseguram a interação com a comunicação online.
Ponto de situação
Para além da atribuição do APP – Apigraf Prémio Prestígio, estão em curso várias atividades do projeto “Inovar para Vencer”. Destas, aproveitamos para destacar os relatórios inicial e intermédio do Estudo Estratégico e de Inovação do Setor, bem como vários Focus Group com empresários dos setores, no Porto e em Lisboa, para aprofundamento do diagnóstico, das grandes linhas de estratégia, da inovação e internacionalização do setor das indústrias gráficas e da transformação do papel, pelo que este estudo está a entrar na sua reta final.
No que se refere ao Sistema de Informação e Inovação para o setor, foi apresentada a metodologia para o seu desenvolvimento, bem como o modelo conceptual a que este deverá obedecer.
As Ações de Demonstração Empresarial e as Práticas de Cooperação Interempresarial já têm as suas metodologias de desenvolvimento delineadas e aprovadas e, no primeiro caso, deu-se início à fase de seleção das empresas e ao processo de recolha de informação, enquanto está em preparação, no segundo, o instrumento de inquirição online a utilizar na recolha de informação primária.
O APP – Apigraf Prémio Prestígio e a respetiva promoção do setor encontram-se em franco desenvolvimento, como anotámos, sendo que, para além de toda a atividade que se irá gerar, a nível de divulgação, com a entrega desta importante galardão, serão impressos 5000 exemplares de uma brochura de divulgação da relevância do setor para a dinamização do tecido empresarial do país, para disseminação, a nível nacional e internacional.
Site: www.apigraf-pt
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.