Projeto "Portugal Exclusivo - Comida com histórias"
Síntese
Abrangente e inovador, o plano de atividades da APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de produtos e experiências de turismo de culinária únicos e de qualidade, levando inclusivamente ao aumento da exportação de produtos tradicionais portugueses.
Enquadramento no COMPETE
O projeto "Portugal Exclusivo" da APTECE foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 511 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 409 mil euros.
O presidente da APTECE, José Borralho refere que “é de louvar o apoio dado pelo COMPETE, no âmbito do SIAC, em particular aos técnicos que tiveram a visão e a capacidade de perceber o projecto e a forma como ele é importante para o desenvolvimento do turismo a nivel regional. Tratando-se de uma associação jovem esse é um motivo ainda maior de orgulho. Este apoio do COMPETE é importante sobretudo porque também motivará a APTECE para novos desafios, entre os quais já se encontra um trabalho exaustivo que estamos a desenvolver junto do World Food Travel Association para posicionar Portugal como um destino gastronómico de interesse.”
Descrição
Entre as atividades previstas para o projeto "Portugal Exclusivo - Comida com histórias" destacam-se:
- Estudos sobre a valorização da gastronomia portuguesa,
- Ações de proteção dos alimentos em "vias de extinção”, em torno da gastronomia regional portuguesa,
- Aplicações para smartphones com roteiros,
- Atividades e ofertas de produtos artesanais locais,
- Publicação de um livro sobre a comida portuguesa com histórias,
- Sessões de formação para profissionais do turismo,
- Um roadshow junto de 19 cidades europeias para promoção das regiões portuguesas, gastronomia local e dos produtos que a constituem, entre muitas outras.
Não se trata de "mais um projeto de turismo", como refere o presidente da APTECE, José Borralho. Pelo contrário, esta associação aposta na cooperação e complementaridade entre os vários agentes do turismo e a indústria local, criando uma plataforma de desenvolvimento que pretende promover as várias regiões de Portugal não apenas como um destino turístico, mas tudo aquilo que faz parte dele: a história, cultura, tradição, gentes, produtos, empresas e muito mais.
"Portugal é dos poucos países no mundo, em que numa distância de 30 km encontramos realidades gastronómicas diferentes, produtos diferente, tradições diferente e histórias magníficas em torno da comida e dos produtos. E isso deve ser um elemento de diferenciação da promoção turística, sobretudo quando cada vez mais o turista procura experiência e autenticidade", acrescenta José Borralho.
Para isso, o projeto "Portugal Exclusivo" vai reforçar o conceito de riqueza e qualidade de Portugal, através da nossa gastronomia tradicional, típica das diferentes regiões e também das suas micro, pequenas e médias empresas com produtos únicos da nossa cultura. Entre os mercados prioritários estão:
- Espanha,
- França,
- Alemanha,
- Reino Unido,
- Itália,
- Holanda,
- e os Países Escandinavos.
Através do plano de atividades que implicará um investimento superior a 500 mil euros, dos quais 80 por cento são provenientes do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas do programa COMPETE, pretende-se proteger e em alguns casos recuperar o património gastronómico português.
O projeto pretende impulsionar a economia nacional através da criação de sinergias entre diferentes setores estratégicos como a gastronomia, o turismo e a agricultura.
Assente no Turismo Gastronómico, a APTECE pretende ligar, de forma dinâmica e inovadora, "comida e viagens, através de histórias muitas das quais nem os próprios portugueses conhecem, permitindo a criação de produtos experienciais únicos, que contem as histórias, que revelem segredos e deem a conhecer a nossa herança culinária e gastronomia, tão rica, tão saudável, tão única e sobretudo ajudem os agentes locais a saber tirar partido delas. Trata-se de valorizar e promover ingredientes, alimentos e tradições gastronómicas de cada uma das regiões portuguesas, contribuindo para uma prática de regional", adianta José Borralho.
A associação APTECE é representante em Portugal da World Food Travel Association (anterior International Culinary Tourism Association), com mais de 16.000 membros em todo o mundo
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.