Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

AQUAWEB- Avaliação da Qualidade da Água através de uma plataforma Web

21.10.2014
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

O AQUAWEB é um serviço online criado para a avaliação da qualidade das águas dos rios com base nas suas comunidades. O AQUAWEB permite ao utilizador autorizado o acesso a modelos preditivos que foram desenvolvidos e testados para determinada zona.

O AQUAWEB é um serviço online criado para a avaliação da qualidade das águas dos rios com base nas suas comunidades. O AQUAWEB permite ao utilizador autorizado o acesso a modelos preditivos que foram desenvolvidos e testados para determinada zona bem como a uma chave taxonómica digital para macroinvertebrados bentónicos e informação acerca da taxonomia e distribuição de espécies de algas (diatomáceas).

Imagem do projeto

Projeto
O AQUAWEB é um serviço que foi criado para a avaliação da qualidade das águas dos rios com base nas suas comunidades (macroinvertebrados, algas, peixes e plantas). O AQUAWEB permite ao utilizador autorizado o acesso a modelos preditivos baseados na filosofia da Condição Referência (do tipo RIVPACS/BEAST) que foram desenvolvidos e testados para determinada zona.


O projeto AQUAWEB consistiu no desenvolvimento de uma plataforma web para a avaliação da qualidade ecológica dos rios, tendo como objeto central a modelação preditiva. O AQUAWEB engloba ainda outras ferramentas como uma base de dados global dos rios portugueses e chaves taxonómicas eletrónicas.


O AQUAWEB permite a construção de modelos preditivos a partir de novos dados ambientais e biológicos de uma dada região. Os novos modelos poderão passar a estar disponíveis ao público a partir do momento da sua construção. Desta forma o AQUAWEB permite o permanente melhoramento e crescimento dos modelos preditivos e consequentemente dos meios disponíveis para a avaliação e monitorização da qualidade dos rios, em particular dos portugueses.


Os modelos preditivos usados pelo AQUAWEB baseiam-se na ideia de que a diferença entre as comunidades aquáticas de um rio e as comunidades dos locais de referência de características abióticas (hidromorfológicas, geológicas, climatéricas, ou outras) equivalentes corresponde à qualidade do mesmo.


    Modelos preditivos

Os modelos preditivos usam descritores ambientais para identificar os locais referência com os quais a comunidade de um local deve ser comparada e produzem uma avaliação desse local. Em Portugal, o primeiro modelo preditivo foi construído para a bacia hidrográfica do Mondego no IMAR e foi seguido por outros para diferentes áreas.


As maiores dificuldades dos modelos preditivos, que podem impedir a sua ampla aplicação, são o tempo e esforço necessário para o seu desenvolvimento e a complexidade da sequência de análises multivariadas. No entanto, estes problemas podem ser reduzidos com a integração das análises numa aplicação informática.


Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto

Assim, e tendo como objetivo final a obtenção de uma plataforma holística para a avaliação ecológica da qualidade dos rios, o projeto AQUAWEB vai ser constituído pelas seguintes tarefas:

Tarefa 1. Desenvolvimento do software.

Tarefa 2. Desenvolvimento da base de dados.

Tarefa 3. Construção de chaves taxonómicas eletrónicas.

Tarefa 4. Desenvolvimento de modelos preditivos, validação e testes internos. Estas ferramentas são tornadas acessíveis aos utilizadores finais juntamente com informação acerca dos modelos mais adequados a cada situação e os protocolos que deverão ser seguidos na recolha e processamento dos dados.

Tarefa 5. Avaliação e correção da influência da sazonalidade nos resultados dos modelos.

Tarefa 6. Avaliação da sensibilidade dos modelos preditivos à degradação dos rios.


Apoio

O projeto AQUAWEB é um serviço online, apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na sua componente orçamento de estado.


Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN (Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico), que envolve um investimento elegível 141 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 120 mil euros.


Entidades promotoras do projeto

O AQUAWEB é o resultado do trabalho integrado da equipa do IMAR (U. Coimbra), a GeoBioTec (U. Aveiro), a equipa de bioinformática do IEETA (U. Aveiro) e com a colaboração do Instituto da Água, I.P. e contou com a consultoria dos investigadores australianos Richard Norris e Bruce Chessman.


Testemunho

Segundo Maria João Feio, investigadora responsável pelo projeto, ‘este projeto foi, entre outros, tornado possível pelo apoio do COMPETE, possibilitando a criação de vários produtos a serem usados por investigadores e técnicos na área da qualidade ecológica dos rios, sendo o mais visível o site AQUAWEB (aquaweb.uc.pt) que contém ferramentas estatísticas para a avaliação biológica e chaves taxonómicas digitais. Deste projecto resultaram também diversas publicações em revistas científicas, teses e comunicações em congressos internacionais da área’.