Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal

19.07.2012
  • QREN

A AORP representa toda a cadeia de valor da ourivesaria: indústria, comércio por grosso e a retalho, designers, estudantes, gemólogos, e outros serviços.

A AORP desenvolve duas candidaturas apresentadas e aprovadas no âmbito do Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, o projeto “GOLD WIN TOGETHER”, inserido na tipologia de “Outros fatores de competitividade para PME” para impulsionar uma imagem positiva do sector e uma promoção mais efetiva da mesma e das PME a nível regional, nacional e internacional, e o projeto OURIVESARIA “ON THE MOVE”, na tipologia “Informação e representação de PME”, para consolidar a dinâmica iniciada pelo setor da ourivesaria, de “se abrir” ao conhecimento, à inovação e à internacionalização e robustecer a presença e importância da ourivesaria portuguesa nos mercados e instâncias internacionais do sector.

 

AORP Making Of from Silvia Silva AORP on Vimeo.

Com mais de setenta anos de história, a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal continua a ser a maior associação portuguesa do setor da ourivesaria. Abrange no seu leque de associados toda a cadeia de valor da ourivesaria: indústria, comércio por grosso e a retalho, designers, estudantes, gemólogos, e outros serviços.

A AORP representa a Ourivesaria, que em Portugal é possuidora de uma rica tradição e especialização manufatureira e de potencial em termos de capital simbólico e genuinidade, dentro e fora das fronteiras.

Nos últimos anos a associação realizou importantes esforços para  se reinventar, permitindo alcançar uma nova etapa patente através do desenvolvimento de soluções e interatividades que permitem a junção entre inteligência manual e disciplinas tais como a criatividade, design ou a gestão da inovação.
 
A Ourivesaria em Portugal congrega um leque diversificado de empresas e agentes externos. O tecido empresarial é composto por perto de 1800 empresas manufatureiras, com uma média de trabalhadores por empresa de 3 trabalhadores. A produção nacional, ocupa o 7º lugar no ranking europeu, atrás de países como Itália, França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Grécia. Perto de 25% das empresas conta com alguma atividade internacional.
 
Nos últimos tempos a ourivesaria portuguesa tem conseguido melhorar o paradigma,  introduzindo doses iguais de tradição e de conhecimento, o que reverte na melhoria continua e no interesse crescente do mercado pelos produtos Made in Portugal.
 
Todas as atividades desenvolvidas pela AORP pretendem impulsionar uma imagem internacional  coerente da ourivesaria portuguesa nos mercados externos. A imagem da ourivesaria portuguesa, construída numa base de tradição e arte, está focada nas capacidades criativas, nos domínios do design, da moda mas também na prestação de serviços de qualidade que são geralmente pouco reconhecidos.

Os resultados dos projetos implementados mostram um setor que muda de forma acelerada, sendo capaz de seguir e criar as tendências que marcam o momento e de adaptar o modelo de negócios para conseguir vingar no mercado cada vez mais global.