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Barómetro de Inovação

02.03.2012
  • Economia

Já foram divulgados os resultados e portugal encontra-se na 30.ª posição entre os 52 países analisados.

O que é?


O “Barómetro Inovação” é uma plataforma que visa disponibilizar informações sobre a inovação em Portugal, de acordo com os seguintes objectivos:

  • Divulgar, dando-lhes, maior visibilidade, indicadores e estatísticas de IDI e, através deles, desenvolver análises e apresentações agregadas;
  • Apresentar informação sobre a inovação empresarial, em particular práticas de gestão de inovação;
  • Criar e manter um painel de “líderes” que, com regularidade, emitam as suas opiniões sobre questões de inovação.
     

Enquadramento


A iniciativa sobre o Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial (DSIE) tem como objectivo central o de estimular e apoiar as empresas nacionais, em particular os Associados da COTEC, no desenvolvimento da inovação de uma forma sistemática e sustentada, com vista ao reforço das suas vantagens competitivas numa economia cada vez mais globalizada e assente no conhecimento.
 
Sob a coordenação de João Picoito (NSN), a fase inicial da DSIE, que decorreu entre 2006 e 2008, resultou em quatro projectos que levaram à disponibilização de um conjunto de produtos e serviços ligados à inovação empresarial: o Modelo de Interacções em Cadeia, as primeiras Normas Portuguesas de Gestão da IDI, o Innovation Scoring e o Manual de Classificação das Actividades de IDI.
 
Desde meados de 2008, e mais recentemente sob coordenação de João Bento (BRISA), a aposta da DSIE faz-se no reforço das capacidades de gestão de IDI de um número cada vez maior de empresas que operam em Portugal, visando, por isso, generalizar a utilização de um conjunto de ferramentas desenvolvidas na fase inicial da Iniciativa.
 
Assim, o barómetro de inovação constituiu um dos eixos de intervenção desta segunda fase da Iniciativa, procurando dar resposta à necessidade de disponibilizar informações, de modo acessível e simplificado, sobre as actividades de inovação quer numa perspectiva macro-económica, através das análises desenvolvidas com base nas estatísticas, quer numa perspectiva de base empresarial, destacando práticas de gestão e opinião de líderes sobre questões de inovação.

Metodologia

O projecto que conduziu à disponibilização do Barómetro de Inovação seguiu um conjunto de etapas cuja descrição sumária se apresenta de seguida. Será ainda disponibilizada informação específica sobre a metodologia utilizada em cada uma das secções respectivas.
 
Principais etapas:
 
1) Análise de benchmarking
 
Numa primeira fase de concepção, a equipa de projecto pesquisou e analisou diferentes casos de portais contendo informação estatística e exemplos de ferramentas semelhantes que, embora focados noutros sectores de actividade, como a qualidade ou o turismo, constituiram referências a ter em conta, designadamente na metodologia utilizada e nas funcionalidades desenvolvidas.
 
2) Definição de objectivos
 
A esta fase correspondeu a definição dos objectivos gerais, das principais fontes de informação e do calendário de acções.
 
Fruto do trabalho de pesquisa e do debate entre os membros da equipa de projecto, foram apresentados os primeiros objectivos concretos do Barómetro:

  • Dar visibilidade aos indicadores e estatísticas de IDI
  • Divulgar dados sobre as condições e os recursos dedicados às actividades de IDI
  • Disponibilizar informação sobre a Inovação empresarial (dinâmica, resultados, boas práticas,...)
  • Disponibilizar informação sobre as iniciativas de apoio à inovação (pólos de competitividade,prémios,...)
  • Fomentar a preparação de estudos e análises a partir dos resultados obtidos de modo a identificar áreas de potencial melhoria e oportunidades de desenvolvimento
  • Analisar tendências de inovação e tecnológicas
  • Permitir a criação de um painel de “líderes empresariais” que, de modo rotativo, emitam as suas opiniões sobre questões de inovação

 
3) Apresentação de um Roadmap
 
Reflectindo sobre os objectivos e a lógica do Barómetro, a equipa de projecto identificoutrês ‘segmentos de mercado’:

  • Empresarial, nomeadamente as empresas associadas e da Rede PME Inovação;
     Institucional; e
  • Sociedade Civil.


O ‘segmento’ empresarial assumiu, desde logo, um caracter prioritário. O Barómetro deverá responder a uma ‘procura’ empresarial (por vezes apenas latente) relativamente a estatísticas e sobretudo práticas no domínio da IDI. Considerou-se útil que as empresas disponham de informações estatísticas que possam funcionar como elementos de referenciação e de benchmarking, nomeadamente face a concorrentes internacionais. Mas, para as empresas, o fundamental será com certeza a disponibilização de (ou a possibilidade de acesso a) informações sobre práticas em matéria de gestão de IDI.
 
Dadas a missão e as características da COTEC e a sua, os outros dois ‘segmentos’ mereceram também atenção cuidada e reflexão por parte da equipa de projecto e por um conjunto de especialistas que participaram num exercício de focus group que decorreu em Março de 2010. No entanto, face ao calendário do projecto e às limitações em termos de recursos, a equipa optou por concentrar-se, nesta fase, no segmento empresarial.
 
4) Focalização em três áreas: Estatísticas, Práticas e Painel de Opinião
 
A partir da definição das três secções prioritárias do Barómetro, a equipa de projecto organizou-se em sub-grupos, tendo preparado uma primeira estrutura de cada secção.
 
No campo das estatísticas, foi solicitado a todas as empresas Associadas e da Rede PME Inovação da COTEC Portugal que cedessem os seus dados relativamente aos Inquéritos “Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional” (IPCTN) e “Inquérito Comunitário à Inovação”, comumente designado por CIS (Community Innovation Survey). Na sequência desta acção, o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino  Superior, disponibilizou as bases de dados necessárias para o tratamento e análise das informações que possibilitaram a apresentação desta secção do Barómetro de Inovação. A COTEC, em estreita ligação com a empresa Everis, promoveu o desenvolvimento de um modelo interpretativo que, suportado num conjunto de indicadores, apoiasse a explicação da situação portuguesa em termos de desempenho na área da inovação.
 
No que diz respeito ao campo das práticas, a equipa de projecto tomou a decisão de colocar online as práticas de gestão de inovação de um conjunto de empresas que se certificaram em gestão de inovação de acordo com a Norma Portuguesa NP 4457:2007 e que tinham já disponibilizado essas informações para o Guia de Boas Práticas de Gestão de Inovação, editado pela COTEC e publicado em Junho de 2010. No entanto, e porque o objectivo seria o de abranger um maior número e uma maior diversidade de casos, a PwC, empresa associada da COTEC, disponibilizou-se a colaborar no projecto e a enriquecê-lo com casos e exemplos de práticas de gestão de inovação seguidas por empresas multinacionais.
 
No que concerne à secção de opinião, a equipa de projecto definiu um conjunto de critérios para selecção das personalidades a envolver no Painel de opinião sobre questões relacionadas com a política de inovação.
 
5) Lançamento do Barómetro Inovação
 
No dia 13 de Dezembro de 2010, foi lançada a primeira versão do portal Barómetro de Inovação. Resultou do trabalho já descrito e de várias dezenas de reuniões, de contactos e de contribuições, sendo de destacar os membros da equipa de projecto e dos parceiros Everis e PwC.

Sobre o Barómetro

O facto de existir na sociedade portuguesa uma percepção de fraca capacidade de inovação nas empresas portuguesas, motivou a COTEC a promover, desde 2006, uma iniciativa – Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial (DSIE) - que procura estimular a inovação empresarial e, em paralelo, pretende divulgar casos e experiências empresariais que possam contribuir para um conhecimento mais fundamentado sobre esta realidade. A abertura da “caixa negra” da inovação, expressão utilizada frequentemente na literatura científica para revelar a dificuldade em conhecer e interpretar, de modo rigoroso e fundamentado, as actividades de inovação empresarial e o seu impacto, tem vindo a ser alvo de um trabalho persistente na COTEC. São exemplos desse trabalho a elaboração e o apoio à aplicação do sistema de innovation scoring, o estímulo à partilha de práticas de gestão de inovação e a colaboração na implementação de sistemas de gestão de inovação mais estruturados e focados na valorização de resultados.
 
A aceleração da utilização da internet como veículo de comunicação e de interacção, a impreterível necessidade de observação activa das experiências nacionais e internacionais na área da inovação e a convicção da importância de tornar esta realidade acessível e atractiva para a população mais jovem foram outros dos motivos que nos inspiraram para o desenvolvimento do projecto Barómetro de Inovação, também inserido na Iniciativa DSIE da COTEC. O Barómetro de Inovação pretende disponibilizar, numa única plataforma, informações que possibilitem aos interessados, em particular às empresas do Universo COTEC, ter uma perspectiva mais integrada sobre aspectos da realidade da inovação empresarial que, pela dispersão e diversidade dos dados, se encontram pouco explorados, pouco analisados ou ainda pouco visíveis no debate público actual.
 
Nessa linha, mais do que um resultado, a versão actual deste Barómetro deve ser considerada como um ponto de partida. Outras ideias, objectivos, áreas e sub-produtos poderiam ter sido considerados. No entanto, o pragmatismo inerente ao lema da equipa - “mais vale fazer do que prometer” - impôs a necessidade de seleccionar os temas a explorar e a prioritizar as acções mais críticas para que fosse possível Fazer!
 
Uma referência aos membros da equipa e dos parceiros de projecto que, a par das suas actividades correntes do dia a dia exigente das suas organizações, manifestaram sempre a vontade de colaborar, inventaram o tempo para se dedicarem às tarefas e encontraram a flexibilidade necessária para colocar, acima de opiniões pessoais, a missão do grupo.

Fonte: COTEC