Sumariamente…
Quem é a BestTables: A Besttables – Marketing e Serviços de Restauração, S.A. é uma empresa lançada no mercado em Maio de 2011 para criar uma plataforma de excelência de marcação online de reservas em restaurantes.
O que faz a BestTables: Através do portal www.besttables.com é facilitado o método de reservas online de restaurantes, sendo possível encontrar o restaurante onde o cliente deseja efetuar uma reserva e rapidamente saber da sua disponibilidade para almoço ou jantar. As reservas podem ser efetuadas a qualquer hora do dia sem que seja necessário o recurso a chamadas telefónicas para confirmação da reserva.
Para além de poder efetuar as reservas online, a BestTables também dispõe de uma aplicação móvel para iPhone e Android (mais info em app.besttables.com) que os seus clientes possam fazer a reserva diretamente através dos seus dispositivos móveis.
|
Descrição da empresa
A BestTables é um Guia dos melhores restaurantes e uma plataforma de reservas online, presente em Portugal e, mais recentemente no Brasil. Dispõe de uma seleção de mais de 600 restaurantes nestes dois mercados, diferenciando-se pela qualidade dos seus restaurantes e pela capacidade de confirmação imediata da reserva. Para além de funcionar como uma ferramenta de captação de clientes para os restaurantes, a plataforma BestTables quer também afirmar-se no mercado como uma ferramenta indispensável de gestão de reservas multicanal (online e offline) que mais tarde poderá ser potenciada para a comunicação mais eficaz dos restaurantes com os seus clientes. O desenvolvimento de um back-office multiplataforma com a mais recente tecnologia permitirá dar um serviço de ainda maior qualidade aos restaurantes e fidelizar os mesmos ao serviço BestTables.
Participação da Entidade Veiculo no projeto
A Shilling recorreu à linha de financiamento a investidores informais em capital de risco (Business Angels) do COMPETE, com o intuito de participar no capital da empresa BestTables.
Em Maio de 2013 essa participação é realizada com o objetivo de potenciar o crescimento da mesma. Naquela data, a BestTables era uma empresa já em atividade e que apresentava um montante interessante de receitas em Portugal. Contudo, existiam objectivos estratégicos que a empresa pretendia alcançar rapidamente para fomentar o seu crescimento, designadamente a expansão para o Brasil e o desenvolvimento de um software de gestão para os restaurantes, o BestManager. Nesse sentido, a Shilling investiu cerca de 180 mil euros, em parceria com outro Business Angel, a Multiconsultores. Entretanto, a BestTables já iniciou a sua atividade no Brasil (São Paulo) e o BestManager está na fase final de desenvolvimento, tendo a Shilling reforçado o seu investimento em mais 20 mil euros para cumprir com os objectivos propostos. Para 2014, os grandes objectivos passam por aumentar e consolidar o número de utilizadores e restaurantes em Portugal, continuar os bons resultados iniciais no Brasil, através da angariação de mais restaurantes tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, e diversificar as receitas da BestTables com a introdução do BestManager nos restaurantes.
Testemunho sobre a relação da BestTables com o BA
Na perspetiva dos responsáveis da BestTables, o financiamento funcionou de forma ágil e sem burocracias. Sempre que foi necessário recorrer a financiamento adicional, este estava disponível e foi realizado rapidamente.
A colaboração com o BA tem corrido bem e sem sobressaltos de uma maneira informal, próxima, rápida e sem “pesar” no tempo disponível para gerir a empresa.
A opinião do BA | Shilling Capital Partners
O concurso lançado pelo Compete no âmbito do Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação destinado aos veículos de Business Angels veio servir de catalisador a uma capacidade de investimento latente na sociedade portuguesa que até então não estava a ser aproveitada por falta de um enquadramento jurídico e financeiro adequado. A constituição de uma linha de financiamento reembolsável com partilha de risco e remuneração assimétrica veio dar o incentivo necessário para que muitos investidores decidissem concretizar investimentos com um perfil de risco mais elevado para os quais não gostariam de tomar todo o risco, ou para os quais não teriam a necessária capacidade financeira. Em simultâneo, o estabelecimento do requisito mínimo de 3 Business Angels por veículo veio possibilitar alcançar a escala necessária para que esta atividade pudesse passar a ser realizada de forma mais estruturada e profissional. A Shilling Capital Partners aproveitou esta oportunidade para agregar 6 investidores com uma longa experiência de gestão e com vontade de montar um portfólio de investimentos que pudesse ajudar a crescer. Através de um apoio próximo das participadas a Shilling tem conseguido dar a ajuda necessária nos momentos críticos das empresas, tendo contribuído para o crescimento da atividade e para a criação de várias dezenas de postos de trabalho. Para além da motivação económica de obter um retorno financeiro interessante, os acionistas da Shilling estão orgulhosos de estar a desenvolver o empreendedorismo em Portugal e promover a mudança do tecido económico subjacente a uma nova vaga de empresas de elevada tecnologia e elevado valor acrescentado.