Este Fundo foi formalmente constituído em 2011, com um capital de 2,5 milhões de euros, co-financiado pelo FINOVA no âmbito do Programa COMPETE/QREN, e pretende afirmar-se como um meio de financiamento disponível para start ups de biotecnologia.
A Beta Capital refere que o FCR Beta Ciências da Vida investe em projectos que se destinem à valorização da propriedade intelectual e desenvolvimento de novas tecnologias, sendo enquadráveis projectos na área da biotecnologia que, após concluída a fase de investimento, reúnam condições para avançar para a industrialização dos resultados gerados ou para o licenciamento da própria tecnologia.
O FCR Beta Ciências da Vida vem responder a necessidades específicas de projectos seed e pré-seed na área da biotecnologia e ciências da vida, que se caracterizam por uma componente de risco mais elevada e usualmente períodos de investimento mais longos, fazendo com que estes projectos encontrem maiores dificuldades em obter financiamento pelos meios tradicionalmente disponíveis na economia nacional. O Fundo actua através de investimento de capital de risco, adquirindo participações no capital social das empresas apoiadas, partilhando com a Equipa de Empreendedores o risco do projecto e o seu sucesso. O FCR Beta Ciências da Vida pode investir até 250.000€ por projecto.
A missão do Fundo passa por dinamizar o investimento em spin-offs, provenientes de diversas entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, promovendo, assim, o perfil empreendedor associado à inovação tecnológica. Os projectos financiados pelo FCR Beta Ciências da Vida têm ainda à sua disposição a possibilidade de colaboração com o Biocant Park, o primeiro parque nacional de biotecnologia, podendo beneficiar da experiência desta entidade no processo de validação de tecnologias, realização de provas de conceito e no apoio ao desenvolvimento dos novos projectos, durante a fase de incubação.
No portfolio de investimentos do FCR Beta Ciências da Vida, contam-se as empresas Matera, que desenvolve uma tecnologia de revestimentos antimicrobianos, a Stemmatters, centrada em tecnologias de engenharia de tecidos e biomateriais, e a Equigerminal na área da biotecnologia veterinária.
Saiba mais sobre o Fundo
A Beta Capital é uma sociedade de capital de risco independente, especializada no investimento em start ups inovadoras. A Beta Capital foi constituída em 2003 possuindo uma carteira de activos sob gestão no valor de 7,5 milhões de euros.
Para ficar a conhecer melhor o FCR Beta Ciências da Vida, a sua politica de investimento e os projectos apoiados, visite www.betacapital.pt ou participe nas iniciativas de divulgação do FCR Beta Ciências da Vida.