Os investidores do Facebook, twitter, Skype, Spotify, Dropbox, Coursera, Couchsurfing, Jawbone, Shazam, entre muitos outros, vêm pela 1ª vez a Portugal de propósito para o #LIS – Lisbon Investment Summit nos dias 10 e 11 de julho.
Os principais investidores em tecnologia europeus vão juntar-se em Portugal para o maior evento de investimento de 2014 no país, o #LIS - Lisbon Investment Summit, organizado pela Beta-i e pela IE Business School, a 10 e 11 de julho, no Armazém F, em Lisboa. Esta corrida ao investimento de dois dias vai ligar as melhores startups da Península Ibérica a investidores, business angels e venture capitalists de topo na Europa. Ao longo dos dois dias decorrerão o IE Venture Day, que inclui uma competição de startups com um prémio de investimento final de 80 mil euros da Smart Equity, uma sessão sobre a iniciativa da Comissão Europeia Startup Europe, a entrega do Prémio Caixa Empreender e a grande final do Lisbon Challenge.
No dia 10 de julho o programa inclui o IE Venture Day Lisbon e o Startup Europe Roadshow. Este primeiro dia da cimeira irá contar com uma versão portuguesa do “Shark Tank” que será a oportunidade para startups com elevado potencial apresentarem o seu projeto a investidores de topo, numa competição cujo primeiro prémio são 80 mil euros investidos na melhor startup pela Smart Equity. Os empreendedores farão as suas apresentações perante os principais investidores globais em tecnologia: Wayra, Bertelsmann, Nauta Capital, Index Ventures, Point Nine Capital, Connect Ventures, Earlybird, IC1 Capital, entre muitos outros. Este “Shark Tank” é promovido pela IE Business School, que acolhe nas suas licenciaturas, mestrados e MBAs um conjunto muito internacional de alunos, alguns deles com projetos de startup de grande potencial, Os IE Venture Days internacionais são mais uma oportunidade dada a alunos e antigos alunos de apresentar os seus projetos internacionalmente e a um público de investidores de topo.
O dia 10 de julho no #LIS - Lisbon Investment Summit marca ainda a passagem por Portugal do Startup Europe Roashow, que percorrer 10 cidades europeias para dar a conhecer a agenda digital da UE. O roadshow vai permitir a todos os jovens, que querem ser empreendedores na área das TIC, interagir, aprender e terem como mentores jovens que são eles próprios empreendedores e irão partilhar as suas histórias. Este momento vai assinalar também a assinatura do Startup Manifesto entre a EU e Governo Português, um manifesto europeu pela dinamização do crescimento europeu através da inovação e empreendedorismo.
No dia 11 de julho, o #LIS será o palco da grande final do Lisbon Challenge, com a apresentação das 29 startups que estão a participar na Spring Edition. As 10 startups finalistas selecionadas neste dia terão ainda oportunidade de apresentar o seu projeto a investidores num roadshow internacional em Londres, Boston, São Francisco e Telavive. Destas, as cinco melhores startups poderão ser investidas e passar para uma 2ª fase de aceleração de seis meses, onde irão receber uma série de serviços gratuitos incluindo 30 anos de espaço para escritório gratuito oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa.
Ainda no dia 11 de julho, a Caixa Geral de Depósitos e o Jornal de Negócios entregam o Prémio Caixa Empreender, nas categorias de Startup e PME. Este prémio conta com a parceira da Beta-i, da PwC e da InformaD&B.
O programa dinâmico destes dois dias do #LIS - Lisbon Investment Summit, conta com alguns dos grandes nomes do empreendedorismo, como o CEO da Bulldog Gin, Anshuman Vohra; Kristo Kaarmann, CEO da TransferWise, James Gill, CEO da Gosquared, John Biggs e Mike Butcher, Editor da TechCrunch, entre muitos outros. O #LIS é patrocinado pela CCA, Sage, Amadeus, IN2:BA, Smart Equity, Cofina e Bulldog.
O Lisbon Challenge, organizado pela Beta-i, conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, o apoio institucional do Governo de Portugal e da Comissão Europeia e é patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, Turismo de Portugal, KIC InnoEnergy, IEFP, EDP e Microsoft, entre outros.