Entidade promotora
O CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, criada para apoio técnico e promoção tecnológica das indústrias nacionais da fileira da construção e do habitat. Desenvolve atividades de carácter inovador em materiais e produtos no contexto da construção sustentável, nomeadamente atividades de elevado conteúdo técnico e de desenvolvimento tecnológico aplicado, participando ativamente em projetos de Investigação, Desenvolvimento e inovação (I+D+i).
Projeto | B&TI 3.0 - Business & Technical Intelligence para PME
O Projeto B&TI 3.0 - Business & Technical Intelligence para PME pretende, para além da abordagem aos temas da normalização técnica, promover o conhecimento atempado dos mercados e das suas exigências/tendências, de modo a permitir às empresas o seu posicionamento / reposicionamento constante, dando resposta às constantes e exigentes solicitações de um mercado cada vez mais global, no qual se exige das empresas portuguesas um posicionamento concorrencial.
Trata-se de um projeto promovido por um conjunto de 6 Centros Tecnológicos:
> CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro,
> CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal,
> CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica,
> CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal,
> CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e
> CEVALOR - Centro Tecnológico para Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais
Objetivos do projeto
Os principais objetivos passam pela obtenção de informação técnica, sobretudo enquanto esta não é ainda do conhecimento público, ou seja, no momento em que está confinada à sua discussão em sede de Comissões Técnicas, por exemplo, com vista a estabelecer ou modificar normas ou regras técnicas, as quais são de maior relevância sobretudo porque é nesta fase que se desenham tendências que condicionarão o futuro. Importa ter em conta os exemplos das normas técnicas que, até serem publicadas, poderão ter decorrido dois ou três anos de análise e estudo, sendo que neste período novos produtos poderão já estar no mercado.
Apoio COMPETE
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas, o projeto envolve um investimento elegível de 675.517€, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 540.414€.
Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto
O projeto assenta as suas principais atividades na difusão de informação às PME, informação esta resultante maioritariamente da Participação dos técnicos dos Centros Tecnológicos em Comissões Técnicas Europeias e Internacionais e de uma atividade de vigilância tecnológica / intelligence sistemática.
As atividades incluem:
1) Participação dos técnicos dos Centros Tecnológicos em Comissões Técnicas Europeias e Internacionais e reuniões de normalização internacional e europeia em Portugal, bem como em reuniões de normalização europeias (CEN) e internacionais (ISO). Promove-se uma participação ativa nas atividades de Normalização, reforçando a participação em redes nacionais e internacionais.
2) Vigilância Técnica Multidisciplinar mantida pelos Centros Tecnológicos, com o objetivo de induzir a inovação e a abordagem a novos mercados nas empresas.
3) Ações de divulgação e promoção tendo em vista reforçar o contacto com as empresas, os empresários e os sectores exportadores portugueses de base industrial.
E outras informações de interesse
Este é já o 3.º projeto nesta área, desenvolvido pelos Centros Tecnológicos, visando promover as atividades de Business & Technical Intelligence orientadas para as empresas, maioritariamente PME.
Testemunho
Segundo Victor Francisco, Responsável Gestão e Promoção da Inovação no CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, “o desenvolvimento de uma atividade concertada de suporte à normalização técnica enquanto base para a atividade de inovação num conjunto vasto de sectores industriais só foi possível através do apoio do COMPETE, permitindo uma participação ativa dos Centros Tecnológicos destes setores nas várias Comissões Técnicas e garantindo a correta aplicação à realidade da economia nacional. É maioritariamente para as empresas industriais de vocação exportadora e para suprir as suas necessidades de informação técnica que este projeto “B&TI 3.0 - Business & Technical Intelligence para PME” pretende dar resposta, permitindo-lhes um posicionamento eficiente e atempado face às exigências do mercado”.