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BIOSUSTAIN – Mobilidade Sustentável: Perspetivas para o futuro da produção de biocombustíveis

28.10.2014
  • Ciência e Conhecimento
  • Europa

O objetivo deste projeto centra-se no desenvolvimento de modelos de ciclo de vida para caracterizar o desempenho ambiental, energético e económico da produção de novos biocombustíveis.

Biosistain | Sustentabilidade de biocombustíveis


Apoio
Promovido pelo LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia o projeto Biosustain é um projeto de investigação apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESTCN. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER conta com um investimento elegível de 174 mil Euros correspondendo a um incentivo de 148 mil euros.

Este projeto conta ainda com a parceria da ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial


Breve descrição da entidade promotora
O LNEG é um organismo de investigação, demonstração e desenvolvimento tecnológico cuja missão é promover a inovação tecnológica orientando a ciência e tecnologia para o desenvolvimento da economia, contribuindo para o aumento da competitividade dos agentes económicos no quadro de um progresso sustentável da economia Portuguesa.


Enquadramento
Nos últimos anos, observou-se um esforço a nível mundial para a promoção de energias renováveis no setor dos transportes, que resultou no aparecimento de diversas políticas ambiciosas. Na União Europeia, a Diretiva 2009/28/CE (RED) estabelece uma quota de 10% de combustíveis renováveis no setor dos transportes para 2020 e critérios de sustentabilidade para os biocombustíveis (no uso dos solos e emissões de GEE). A criação de sistemas de certificação e de políticas para a sustentabilidade de biocombustíveis enfrenta ainda inúmeros desafios relacionados com a falta de uniformização/informação sobre as metodologias utilizadas na avaliação da sustentabilidade e sobre novas cadeias de valor de biocombustível.


Projeto
O objetivo deste projeto centra-se no desenvolvimento de modelos de ciclo de vida para caracterizar o desempenho ambiental, energético e económico da produção de novos biocombustíveis, em particular biocombustíveis de microalgas e de materiais lenhocelulósicos. O projeto visa também a criação de novas perspetivas para os novos biocombustíveis, nomeadamente através da identificação de tecnologias mais sustentáveis e da incorporação de incerteza na análise de ciclo de vida (ACV), a fim de aumentar a fiabilidade dos resultados.


Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto
      • Levantamento de informação referente a procedimentos, critérios de sustentabilidade e metodologias de avaliação de sustentabilidade, que permitirá ainda identificar a influência destes critérios na produção dos biocombustíveis. (Tarefa 1).

      • Definição de metodologias para avaliação da sustentabilidade de diferentes tecnologias na produção de biocombustíveis quer a partir de microalgas quer de materiais lenhocelulósicos (MLC). Realização de estudos de análise de ciclo de vida (ACV) da produção destes biocombustíveis com base em dados experimentais. (Tarefa 2).

      • Avaliação da multifuncionalidade nas cadeias de produção de biocombustíveis, através da utilização de diferentes abordagens (ex: alocação, substituição) e análise de incerteza dos resultados de ACV. (Tarefa 3).

Esquema | Tarefas do Projeto

 

Testemunho do Investigador Responsável do projeto
Segundo Cristina Matos, anterior investigadora responsável e angariadora do projeto BioSustain, neste momento a trabalhar para a Comissão Europeia no Joint Research Center, e Ana Cristina Oliveira, atual investigadora responsável do projeto e Investigadora do LNEG “o conhecimento obtido no decorrer deste projeto, que está a ser realizado com o apoio do COMPETE, permitirá avaliar a sustentabilidade de novos biocombustíveis (em particular biodiesel de microalgas e bioetanol de lenhocelulósicos) para além de contribuir para o desenvolvimento destes biocombustíveis, através da identificação das tecnologias mais sustentáveis”.