Enquadramento
As soluções baseadas em peças de vestuário com eletrónica, usualmente designadas como ‘wearables’ constituem uma área em grande expansão e desenvolvimento.
O projeto BIOSWIM – Sistema de Interface Corporal Integrada em Vestuário para Monitorização de Sinais pretendeu estudar a possibilidade de integrar sensores convencionais e sensores de base têxtil em materiais têxteis, tirando partido das suas propriedades para a realização de determinados fins como a monitorização de parâmetros do atleta, a transmissão de dados, a alimentação de sistemas de medida entre outras possibilidades.
Foram desenvolvidas as técnicas necessárias para a integração de sensores de base têxtil e quando necessário sensores convencionais em artigos têxteis, o design mais adequado das peças de vestuário, a seleção das matérias primas têxteis tanto do ponto de vista do conforto como de ajuste ao corpo do indivíduo, a perfeita adaptabilidade à utilização com sensores e facilidade de fabrico, bem como a instrumentação necessária para a medição e análise dos resultados adquiridos.
Com um propósito bem vincado na área da saúde e bem-estar, em particular no desporto de alto rendimento, no desporto de reabilitação e no desporto de laser, os sensores e atuadores de diversas naturezas e com objetivos distintos permitem obter de uma vez só informação diversificada do comportamento do indivíduo.
A eletromiografia, ritmo cardíaco, esforço respiratório, consumo de oxigénio, cadência de movimentos, acelerações e rotações de tronco e membros, velocidade de deslocação, e pressão hidrodinâmica são alguns dos sinais com interesse e que o BIOSWIM consegue transmitir.
Projeto | BIOSWIM
Projeto que se baseia na criação de um fato sem fios que permite aos treinadores de nadadores de alta competição avaliar, em tempo real, os diversos parâmetros biométricos e de desempenho dos seus atletas.
|
O fato é composto por diversos sensores colocados em zonas estratégicas para analisar parâmetros biomecânicos, fisiológicos e de desempenho do nadador, tais como: ritmo cardíaco, atividade muscular, acelerações dos membros, pressão palmar, temperatura timpânica, frequência respiratória e a posição do nadador. Os dados são enviados em tempo real, à base central por um sistema sem fios e simultaneamente guardados em memória para análise posterior. A recolha desta informação tem como propósito contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho do atleta, assim como detetar sinais de fadiga extrema, ou outros sinais de alerta.
|
|
O fato, composto também por sensores têxteis integrados, é confortável e fácil de vestir, apesar das particularidades, mantendo uma compressão média no corpo mais adequada para o atleta utilizar em sessões de treino. |
Apoio do COMPETE
O projeto, liderado pela Universidade do Minho em parceria com a Faculdade de Desporto (FADE/UP) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto/FE/UP) mereceu o apoio do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) envolvendo um investimento elegível de 98 mil euros, o que corresponde a um incentivo FEDER de 84 mil euros.
Testemunho
André Catarino, investigador UMinho
O apoio do COMPETE revelou-se essencial para o desenvolvimento deste projeto, permitindo desenvolver competências em áreas que contribuem para a proposta de artigos de valor acrescentado em particular para a indústria têxtil, como é a área dos têxteis interativos. Através deste programa foi possível registar uma patente nacional, estando a internacional em vias de ser concedida, no âmbito dos elétrodos têxteis, destinados a eletrocardiografia e eletromiografia de superfície. Foi ainda possível desenvolver mais competências no domínio das redes de dados corporais e na aquisição de dados. Do ponto de vista de recursos humanos, este apoio contribuiu para a formação de um doutorado e três mestres em diferentes áreas do conhecimento, para além da participação de jovens investigadores, que colaboraram em diferentes fases do mesmo. Este projeto foi o ponto de partida para outros que decorrem atualmente dentro da área dos têxteis interativos e nos quais a nossa equipa participa.