O novo acordo permitirá ao Banco BPI disponibilizar o acesso ao financiamento adicional às empresas inovadoras, em condições vantajosas, com o apoio de uma garantia prestada pelo FEI, no âmbito do Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE.
O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, disse que este “é um acordo que permitirá às empresas inovadoras portuguesas o acesso a uma importante linha de crédito de 200 milhões de euros nos próximos dois anos”.
Carlos Moedas sublinhou que “a inovação é a peça-chave do crescimento e da criação de emprego na Europa e o programa Horizonte 2020 o seu principal instrumento. Ao facilitar o acesso das PME a financiamento para investigação e inovação estamos a investir no crescimento da economia portuguesa e da União Europeia”.
O objetivo da “Garantia InnovFin para PME” é incentivar os bancos ou outras instituições financeiras a conceder crédito às PME e empresas de média dimensão (com menos de 500 empregados) que necessitam de investimento e/ou fundo de maneio para o financiamento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, com o apoio financeiro da UE. O FEI está a selecionar instituições financeiras, no seguimento de um convite a manifestações de interesse por parte de intermediários financeiros na Europa.
O instrumento financeiro de partilha de risco InnovFin para PME presta garantias e contragarantias para o financiamento da dívida entre 25.000 euros e 7,5 milhões de euros, a fim de melhorar o acesso ao crédito por parte das PME e empresas de média dimensão inovadoras (até 499 empregados).
A Garantia InnovFin para PME é implementada pelo Fundo Europeu de Investimento e funcionará através de intermediários financeiros (bancos e outras instituições financeiras) nos Estados-Membros da UE e países associados.
No âmbito deste mecanismo, os intermediários financeiros beneficiarão da garantia do FEI sobre uma parte das perdas incorridas no financiamento da dívida. A Garantia InnovFin para PME faz parte do InnovFin – Financiamento da UE para empresas inovadoras, uma nova gama de produtos do Grupo BEI (incluindo o FEI e o BEI) que facilitam o acesso ao financiamento por parte das empresas inovadoras. Esta operação conta com o apoio financeiro da União Europeia no âmbito do Programa Horizonte 2020 - Instrumentos Financeiros.
|