A necessidade sentida pelos empresários do sector da Hotelaria e da Restauração, que interagem com uma multiplicidade de agentes, de responderem de forma mas eficaz e eficiente às dinâmicas do sector resultaram na apresentação do projecto do BUE - Balcão Único Empresarial.
A AHRESP®- Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - avançou. em 2008 com a criação do BUE, tendo cumprido globalmente com os objectivos definidos, ou seja, hoje a plataforma tecnológica do BUE é uma realidade, está totalmente montada, encontrando-se a AHRESP® neste momento a implementar toda a estratégia de funcionamento da mesma junto de outras regiões .
Um projecto apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, envolvendo um investimento elegível de 727 mil euros, correspondendo a 509 mil euros de incentivo FEDER, que terminou em 2010 com um taxa de execução de 93% e que actualmente se encontra numa segunda fase, a qual envolve um investimento elegível de 1.252 mil euros e um incentivo FEDER de 877 mil euros.
O projecto concretizou-se na criação de uma plataforma disponível em espaços físicos espalhados pelo país ou através da disponibilização online de um conjunto de funcionalidades que permite um acesso 24 horas, 7 dias por semana.
Em cada um dos seus balcões ou através de pedido efectuados on-line, o BUE® prepara, dirige e acompanha as pretensões dos empresários dirigidas às seguintes tipologias de serviços:
Serviços Públicos: formalidades administrativas aplicáveis às diversas fases do ciclo de vida do estabelecimento (registos comerciais, propriedade industrial, licenciamentos, início de actividade, alteração de estatutos, etc.)
Serviços AHRESP: os que actualmente já são prestados pela AHRESP aos seus associados, mas agora com o BUE a servir de optimização na gestão dos mesmos (agendamento on-line, acompanhamento do processo, histórico das consultas, serviço mais profissionalizado)
Serviços Prestados por Parceiros Privados: é disponibilizado aos clientes do BUE uma bolsa de fornecedores identificados como prioritários para o nosso sector e que serão alojados no BUE. As condições a oferecer aos clientes do BUE são previamente negociadas com a AHRESP Serviços, garantindo condições vantajosas de mercado e produtos e serviços de qualidade.
Esta flexibilidade organizacional permitir-lhe ser uma plataforma da Inovação e do Desenvolvimento das empresas do Turismo, e de outros sectores da economia portuguesa
Neste sentido, a criação do BUE constituiu um passo em frente na modernização e agilização das estruturas associativas, criando as condições necessárias para corresponder às expectativas das empresas, garantindo uma resposta eficaz no acompanhamento dos seus processos, contribuindo para a desejável inovação empresarial, e assumindo, de uma forma competente e consequente o papel aglutinador de competências perante as diversas instâncias político-governamentais.
A evolução do BUE pretende destacar igualmente a possibilidade das PME que operam em Portugal tirarem maior partido do mercado europeu. A sua penetração nas redes europeias organizadas, onde se integram também empresas de outra dimensão, especialistas em investigação e as universidades, será igualmente equacionada, visando a procura de parceiros de negócios.
O impulso à criação de uma rede de restaurantes portugueses no estrangeiro, os quais actuem como embaixadores da gastronomia nacional (produto considerado estratégico pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo), constitui igualmente um projecto que a AHRESP® identifica como prioritário, podendo a integração do BUE nas redes europeias facilitar amplamente este processo.
Constituída a plataforma o novo projecto da AHRESP é uma iniciativa que se destaca pelo seu carácter inovador e ambicioso. Na primeira destas perspectivas, o projecto baseia-se em pressupostos não replicáveis, atendendo a que fora do âmbito da esfera pública, a AHRESP é a única entidade que possui já em funcionamento um Balcão Único Empresarial (BUE), pretendendo com a presente candidatura potenciar a estrutura já existente, aditando-lhe um conjunto significativo de novas valências, as quais contribuirão indiscutivelmente para potenciar as medidas de simplificação administrativa no domínio dos actos ligados às actividades das empresas.
Ao integrar na sua plataforma um leque muito vasto de serviços, assentes numa boa relação qualidade/preço, o BUE irá possibilitar aos empresários a opção pelos fornecimentos que considerem mais adequados às suas necessidades de momento, abrangendo os processos de licenciamento, os projectos de arquitectura, os estudos de viabilidade económico-financeira, as candidaturas a financiamentos, o aconselhamento jurídico, a formação profissional, a certificação de qualidade, o apoio na contabilidade, a gestão da carteira de seguros, a consultadoria ambiental e energética, as soluções na área das tecnologias de informação e comunicação, a higiene e segurança alimentar, a medicina no trabalho e as facilidades decorrentes da instalação de um broker de central de compras.
Além da possibilidade que o empresário disporá de controlar a aquisição de serviços concretos através de uma estrutura concreta e com ?rosto? (BUE), terá igualmente a possibilidade de usufruir de acompanhamento personalizado ao nível de algumas prestações, nomeadamente a que envolve o Serviço de Apoio à Gestão. Com efeito, no caso deste produto, o âmbito do apoio a facultar pode implicar a disponibilização de um técnico especializado para acompanhar as acções a desenvolver dentro da própria empresa ou para proporcionar a assessoria adequada nos contactos com terceiros.
Através deste projecto a AHRESP pretende agir para melhorar a capacidade de gestão das empresas, bem como, de uma forma indirecta, no reforço das exportações, na criação de postos de trabalho, no desenvolvimento de novos produtos, na implementação de sistemas de qualidade e de eficiência energética en a consolidação da aposta nas tecnologias de informação e comunicação criação de um sistema de Customer Relationship Management (CRM), devidamente adaptado à variante de Gestão de Relacionamento com o Cliente BUE, de modo a permitir o controlo da satisfação do utente com o sistema e a permanente monitorização das suas necessidades.
O CRM irá funcionar como uma ferramenta que automatiza as funções de contacto com o utente, agregando um sistema informatizado adequado. Trata-se de uma abordagem que coloca o cliente no centro do desenho dos processos a desenvolver, pelo que deve ser concebido para perceber e antecipar as necessidades dos utilizadores actuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma. No fundo, será um sistema integrado de gestão do BUE com foco nos seus utentes, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão.
Em termos tecnológicos a plataforma BUE pretende introduzir a componente de voz permitindo deste modo ampliar e disseminar a utilização do sistema.
Alargar as redes e parcerias a outras tipologias de agentes permitirá tornar o BUE um verdadeiro ponto de contacto único onde as ideias podem concretizar-se.