Vídeo carregado no youtube por gaiaglobal em 13/09/2011
Enquadramento
Conforme mencionado no vídeo, o Município de Gaia associou-se ao Grupo Salvador Caetano para implementação do primeiro autocarro eléctrico no País, mostrando um exemplo de pioneirismo nacional no domínio da mobilidade urbana e da sustentabilidade energética e ambiental.
Os desafios impostos pela crescente necessidade de mobilidade de pessoas e bens têm pressionado o equilíbrio vital para a sustentabilidade do planeta, exigindo a diminuição do tráfego nos centros urbanos. Esta realidade tem alavancado a procura por alternativas de transportes energeticamente eficientes e menos poluentes. Se para a mobilidade individual, em especial na alternativa aos automóveis, existem bloqueios à rápida adopção de alternativas eléctricas - nomeadamente, autonomias, rede de infra-estruturas, tempo de carga - já a proposta eléctrica para o transporte colectivo nas cidades apresenta-se neste momento como uma solução ideal e competitiva face às alternativas existentes de combustão interna.
Na sequência de uma estratégia de diferenciação e de autonomia tecnológica, o Grupo Salvador Caetano decidiu retomar o desenvolvimento de veículos com tracção eléctrica.
Para esta decisão contribuíram essencialmente:
- A necessidade crescente de veículos não poluentes, principalmente nos centros urbanos;
- A evolução tecnológica que permite agora viabilizar este tipo de solução;
- A criação de infra-estruturas para a alimentação deste tipo de veículos.
Apoio
Assim, acompanhando as novas necessidades e expectativas de mobilidade, a CaetanoBus decidiu apostar no desenvolvimento de um autocarro 100% eléctrico. Para tal, submeteu uma candidatura ao Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico.
Trata-se de um projeto com o apoio do COMPETE, com um investimento elegível de 1.094 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 389 mil euros.
O projeto enquadra-se no Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Projeto em Co Promoção.
Descrição do projeto
Com este projecto a CaetanoBus lançou um novo conceito de autocarro e tornou-o uma referência internacional nos veículos de transporte de passageiros. Este projecto, liderado pela caetanobus, visou o desenvolvimento de um autocarro eléctrico para utilização em via pública, utilizando apenas propulsão com recurso a potência electromotriz.
Para tal, foram efectuadas parcerias com empresas de renome internacional, no campo da electrónica e da mecânica, com vista a obter inovações tecnológicas de forma a capacitar um veículo pesado de passageiros com autonomia energética para superar as exigências do meio urbano.
Este desenvolvimento permitiu diminuir a dependência directa dos combustíveis fósseis, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes, comparativamente com os autocarros usuais. A possibilidade de carregamento rápido das baterias, possibilitou obter uma maior flexibilidade da solução, reduzindo o tempo desta nos terminais/garagem.
O novo autocarro incorporara os seguintes avanços técnicos:
- Novas soluções ambientais, que contribuem para a eliminação de emissões de CO2 e utilização de materiais eficientes;
- Boas condições de conforto para os ocupantes, com uma nova concepção de bancos;
- Facilidade e economia de produção;
- Incremento de segurança passiva e activa dos autocarros;
- Aumento da qualidade dos componentes;
- Redução de perdas mecânicas;
- Sistema com boa autonomia energética;
- Processo de recarga rápida.
Actividades de I&D
O trabalho executado enquadra-se em sete actividades de I&D, nomeadamente:
- Estudos preliminares;
- Levantamento de necessidades;
- Especificações Técnicas;
- Aquisição de conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento;
- Concepção do Protótipo;
- Testes e Ensaios;
- Promoção e divulgação.
Durante a execução do projecto decorreram algumas acções de divulgação, nomeadamente, a publicação de um artigo científico em revista do sector, a realização de manuais de utilizador e a participação em feiras com o objectivo de divulgar os resultados de inovação do projecto a empresas do sector automóvel.
Este projecto teve repercussões positivas para as empresas envolvidas, dado que o know-how adquirido permitiu reforçar estas com novas inovações no campo da Investigação e Desenvolvimento, permitindo assim obter uma política baseada na sustentabilidade tecnológica e atingir novos mercados/clientes.
Consórcio
O consórcio constituído pela CaetanoBus, EFACEC e INEGI teve por objectivo intensificar esforços conjuntos de I&DT com vista à criação de novos conhecimentos que permitissem apresentar um produto inovador no mercado Internacional: um autocarro 100 por cento eléctrico com uma estrutura frontal integral em materiais compósitos.
Além disso, a aquisição de novos conhecimentos, quer resultantes da parceria com outras entidades externas ao consórcio, quer pelas valias adquiridas em redes de IDT nas quais estão envolvidas e participação em projectos de IDT internacionais aprovados, permitiram valorizar as capacidades técnicas e científicas das entidades promotoras.
O consórcio contou, ainda com a colaboração de algumas entidades nacionais e internacionais com vasto currículo nas variadas áreas de intervenção, contribuindo, assim, para a boa execução do projecto.
O investimento conduziu ao aumento da competitividade das empresas que integram o consórcio, que se traduziu, na incorporação tecnológica dos resultados do projecto.
Desta forma, a CaetanoBus ao lançar um produto altamente concorrencial para os mercados exportadores conseguiu reforçar a sua quota de mercado no segmento de transporte de passageiros.
De referir, ainda, a relação deste projecto com o LITEBUS (candidatura ao 6.º PQ) que teve como principal objectivo o desenvolvimento de tecnologias modulares para o fabrico de assentos para autocarros, usando materiais com capacidade de carga, que terão de reunir vários requisitos, dos quais:
- elevada performance dinâmica e estática,
- elevada rigidez na deformação por torção-flexão,
- adequação acústica,
- capacidade de resistência ao choque,
- elevada segurança para os passageiros,
- redução dos danos causados aos peões em caso de acidente,
- resistência ao fogo e á corrosão,
- características simples para reparação e para a redução do tempo de montagem.