A PAS | Plataforma de Acesso Simplificado (PAS) é uma ferramenta facilitadora, eficiente e dinâmica no preenchimento dos dados e informação comum às candidaturas que possam vir a ser submetidas aos Sistemas de Incentivos do QREN.
Para além de armazenar todos os dados que possam em qualquer altura vir a ser utilizados no processo de preenchimento do formulário de candidatura, a PAS permite agora integrar novas informações que são de crucial importância no preenchimento dos formulários de candidatura.
A funcionalidade de maior destaque é a da possibilidade de integração da informação que consta na IES, sem necessidade do promotor ter de inserir manualmente essa informação. Este incremento apresenta muitas vantagens das quais destacamos:
- a simplificação, rapidez e flexibilidade na incorporação da informação no formulário de candidatura a partir da IES;
- a garantia de dados atualizados em linha com a informação da IES;
- a redução/eliminação de erros resultantes da inserção manual e o consequente aumento da fiabilidade do processo;
A PAS vai permitir ainda que o promotor dê autorizações de acesso, possibilitando que outras entidades, como consultores e/ou co-promotores, sejam autorizadas a utilizar os dados existentes na PAS.
Relativamente a esta possibilidade de partilha de informação salientamos:
- a facilidade no acesso a informação por outras entidades devidamente autorizadas pelo próprio promotor;
- a possibilidade de limitação temporal para esta autorização de acesso;
- e o aumento da privacidade, evitando a partilha de credenciais de acesso do próprio promotor.
Cada vez mais completa a PAS - Plataforma de Acesso Simplificado vai ficando mais próxima do promotor facilitando o preenchimento dos dados e informação comuns às candidaturas que possam vir a ser submetidas, bem como o armazenamento do histórico das operações realizadas.
De Janeiro a Agosto, Portugal exportou mais de 40 milhões de pares de calçado, no valor de 1220 milhões de euros.
Para além do crescimento no mercado europeu, nota de franco destaque para o acréscimo das vendas fora da Europa (mais de 45%), em especial em países como a Angola, Austrália, Canadá, China, EUA e Rússia.
O calçado exporta atualmente mais de 95% da sua produção para 132 países nos cinco continentes.
Ao invés, as importações recuaram 3,6%. Feitas as contas, o calçado reforçou o seu estatuto de setor que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa. De Janeiro a Agosto, o saldo comercial ascende a 857 milhões de euros.