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Calçado português reforça aposta no mercado alemão

03.09.2012
  • Incentivos às Empresas

Setenta e quatro empresas portuguesas marcarão presença na feira de Dusseldorf | GDS nos dias 5 a 7 de Setembro.

Em termos estratégicos, o mercado alemão é uma espécie de “desígnio” sectorial. Com efeito, a economia germânica continua a revelar-se como o principal impulsionador da Zona Euro e é igualmente o mercado europeu onde as importações de calçado mais estão a crescer. Acresce que Portugal colocou na Alemanha, no primeiro semestre, 5,3 milhões de pares de calçado no valor de 148 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 8,5% relativamente ao mesmo período do ano anterior. Razão de sobra para uma grande investida do calçado português à «feira das feiras» de Dusseldorf.

 

A GDS será determinante para uma nova abordagem do sector não só aos retalhistas alemães, como também aos mais de 15 mil visitantes estrangeiros que são esperados. Em traços gerais, espera-se que 30.000 visitantes, e mais de 500 jornalistas internacionais, oriundos de 80 países, visitem Dusseldorf, cidade que é considerada o centro da indústria da moda alemã, onde estão instaladas 400 agências de marketing e publicidade, 1300 showrooms e mais de 1400 negócios ligados ao comércio de moda.

Na GDS (860) e Global Fashion (360) – as duas feiras de Dusseldorf que decorrem em simultâneo - marcarão presença mais de 1.200 expositores de todo o mundo, o que representa um aumento e 1% relativamente à última edição.

A presença na GDS insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete, e que visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados tradicionais, mas também diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização. A GDS é considerada uma feira de plataforma, que permite contactar com importadores de praticamente todo o mundo, mas muito especialmente do Centro e Norte da Europa.

Na Alemanha, para além da apresentação das novas colecções, serão desenvolvidas outras iniciativas cirúrgicas que visam, no essencial, reforçar a presença portuguesa no mercado alemão. Mais de uma dezena de empresas portuguesas participará nos desfiles de moda da GDS, apresentando as colecções para o Verão de 2012, da mesma forma que serão entregues os Prémios Inovação na Fileira do Calçado.