O projecto esteve a cargo da Asociación de Empresarios Corcheros de Cataluña (Aecork) – Associação de Empresários da Cortiça da Catalunha -, e contou com o apoio da Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor).
No próximo dia 27 serão apresentados os principais resultados do projecto, num evento que decorre em Madrid e que contará com a presença dos responsáveis do projecto, de representantes do governo espanhol e de empresários do sector. Posteriormente, será, ainda promovida uma mesa-debate sob o tema “Vinho e cortiça: os desafios do século XXI”.
A campanha que contou com o slogan “El corcho: preserva lo bueno” (A cortiça: preserva as coisas boas) conseguiu alcançar uma audiência de mais de 240 milhões nos meios de comunicação e atingiu praticamente todo o territorio espanhol, quer através da presença em eventos, quer pela difusão dos meios de comunicação que divulgaram notícias sobre a campanha. Outros dados a reter são mais de 5.100 impactos directos no público em geral e profissional com a presença nas mais importantes feiras espanholas (Madrid Fusión -1.500 impactos; Enomaq - 900 impactos; FICOR - 100 impactos; FENAVIN - 250 impactos), ao qual se juntaram a acção de lançamento da campanha (100 impactos) e uma acção por altura do Natal (2.300 impactos).
A campanha promoveu, também, acções nas redes sociais e com os seguintes números: 4865 fãs no facebook; 424 seguidores no twitter; 517 pins no pinterest e 136 seguidores; e 1.115 visualizações no youtube. Foi, ainda, desenvolvido um sítio com informação de relevo sobre a cortiça e que pode ser acedido em www.preservalabueno.com. Ao nível dos media tradicionais conta-se com 40 referências na televisão; 14 entrevistas na rádio; 85 artigos na imprensa e 297 notícias no online.
Com um orçamento global de 300 mil euros - sendo que 50 por cento contou com apoios públicos do governo espanhol e os outros 50 por cento foram financiados pelas empresas da cortiça e por outras associações, como é o caso da Apcor que contribui com 50 mil euros -, a campanha assentou na imagem do Cork Mark, à semelhança do InterCork -Promoção Internacional da Cortiça - um projecto desenvolvido pela Apcor para os mercados internacionais.
Para além disso, a imagem de toda a campanha teve, também, como inspiração a campanha desenvolvida em Itália, pela Apcor, e que associa a cortiça a elementos como a preservação do planeta, do aroma e do charme.
Para além da Apcor, as entidades envolvidas no projecto foram: Instituto del Corcho, la Madera y el Carbón Vegetal (Iprocor), a Agrupación Sanvicenteña de Empresarios del Corcho (Asecor), a Confederação Europeia da Cortiça (CELiège), o Instituto del Corcho Catalán (Icsuro) e a Red Europea de Territorios Corcheros (Retecork).