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Campanha do calçado português para 2013

20.12.2012
  • Qualificação|Internacionalização PME

O sector reforçará, com o apoio do Programa Compete, a aposta no processo de internacionalização.

O sector reforçará, com o apoio do Programa Compete, a aposta no processo de internacionalização, investindo 12 milhões de euros numa grande ofensiva promocional em mais de 30 países.

A conquista de novos mercados é a principal prioridade estratégica para a indústria portuguesa de calçado. Numa altura em que se antevê um ano de 2013 particularmente exigente para a esmagadora maioria dos agentes económicos europeus, a indústria portuguesa de calçado vai investir como nunca em novos mercados. À procura de melhores oportunidades.

Sara Sampaio e Gonçalo Teixeira, os dois manequins portugueses mais internacionais da atualidade, serão os protagonistas desta grande ofensiva comercial do calçado português nos mercados internacionais.

O sector reforçará, com o apoio do Programa Compete, a aposta no processo de internacionalização, investindo 12 milhões de euros numa grande ofensiva promocional em mais de 30 países.

No essencial, são quatro os grandes objetivos para a realização desta ofensiva promocional: consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização.

O sector investirá no reforço da presença em feiras e exposições de plataforma mundial (como são os casos das feiras MICAM e Riva del Garda, ambas em Itália, e GDS, na Alemanha), em feiras de forte expressão regional (Modacalzado, em Espanha, Ciff e CPH  Vison, ambas na Escandinávia) e de nicho (Bread & Butter, na Alemanha, Who's Next,  em França, Pure, Moda Footwear e London Fashion Week, no Reino Unido).

Realce para uma grande aposta em mercados de elevado potencial de crescimento como África do Sul, Brasil, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Japão e Rússia.


Campanha «sexy» made in Portugal

Em paralelo à presença portuguesa nos principais certames internacionais da especialidade, será desenvolvida uma «operação de charme» à escala mundial. Sob o lema “A indústria mais sexy da Europa”, a campanha revelará a excelência da oferta portuguesa.

Com efeito, serão desenvolvidas várias ações de imagem e comunicação destinadas aos retalhistas de 80 mercados distintos, de modo a promover uma indústria jovem, moderna e voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta, o “saber-fazer” ao melhor design de sempre.

Desde o início desta grande operação nos mercados internacionais, em 2009, o preço médio do calçado português já aumentou cerca de 20%, ascendendo agora a 25 euros, o segundo mais elevado a nível internacional.