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Campanha Europeia “More Forests, Better Future” para promover os produtos papeleiros portugueses

06.06.2012
  • SIAC

Esta campanha internacional comunica claramente a contribuição dos Produtos Papeleiros Portugueses para o desenvolvimento da Floresta Nacional e visa igualmente desmistificar alguns dos principais mitos existentes sobre o papel.

Esta campanha internacional, lançada pela CELPA, comunica claramente a contribuição dos Produtos Papeleiros Portugueses para o desenvolvimento da Floresta Nacional e visa igualmente desmistificar alguns dos principais mitos existentes sobre o papel.

A CELPA lança internacionalmente, com a assinatura “Paper from Portugal”, a campanha “More Forests, Better Future” que pretende evidenciar a qualidade e a responsabilidade ambiental dos produtos papeleiros, assim como comunicar o seu peso e importância nas exportações europeias contribuindo para o reforço da competitividade de Portugal e dos seus produtos nos mercados internacionais.

CELPA

A CELPA é a Associação da Indústria Papeleira e resultou da fusão, efectuada em 1993, entre a ACEL (Associação das Empresas Produtoras de Pasta de Celulose) e a FAPEL (Associação Portuguesa de Fabricantes de Papel e cartão).

Atualmente, a CELPA tem 10 empresas associadas e representa os maiores produtores de pasta para papel, papel e cartão a operar em Portugal. As empresas associadas da CELPA representam 100% da produção nacional de pastas para papel e cerca de 90% da produção nacional de papel e cartão, transformam cerca de 6 milhões de m3 de madeira por ano e gerem cerca de 200.000 hectares de floresta.

A CELPA é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade assegurar junto de entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, a representação dos interesses coletivos da atividade industrial da pasta, papel e cartão e suas atividades afins.

A CELPA também tem como objetivos:

  • Estimular a investigação científica técnica e tecnológica;
  • Cooperar com os organismos públicos, com as associações representativas da produção, corte e industrialização do produto florestal e com outras entidades interessadas, tendo em vista a preservação e o desenvolvimento da floresta nacional enquanto recurso sustentável;
  • Desenvolver e incentivar o relacionamento com as associações estrangeiras, congéneres e com os organismos internacionais relevantes para o desenvolvimento do sector representado;
  • Incrementar a formação profissional, técnica e tecnológica, designadamente através da criação de centros privativos;
  • Promover e executar quaisquer outras ações ou iniciativas em defesa do sector representado.


Campanha “More Forests, Better Future”

Logo | Paper From Portugal

Esta Campanha que arrancou em Dezembro de 2011, comunica claramente a contribuição dos Produtos Papeleiros Portugueses para o desenvolvimento da Floresta Nacional e por consequência, da floresta Europeia.

É uma iniciativa que visa igualmente desmistificar alguns dos principais mitos existentes sobre o papel, como por exemplo:

  • que o papel contribui para a desflorestação;
  • que todo o papel deverá ser fabricado somente com recurso a fibra reciclada ou que apenas o papel 100% reciclado é ambientalmente responsável;
  • que a comunicação eletrónica é ambientalmente mais vantajosa que a comunicação em papel;
  • que a embalagem em papel ou cartão é menos eficaz;
  • que não há soluções inovadoras e mais sustentáveis nos produtos papeleiros portugueses, etc.

Outro objetivo não menos importante é a promoção dos produtos de papel e cartão fabricados em Portugal, e por consequência na Europa, como produtos verdadeiramente renováveis e sustentáveis.

Esta iniciativa da CELPA desenvolveu-se ao abrigo de um projeto de incentivos do COMPETE - Programa Operacional de Factores de Competitividade- no âmbito das SIAC envolvendo um investimento de elegível no valor de 630 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 441 mil euros.

O desempenho económico positivo que a Indústria Papeleira tem vindo a alcançar tem sido acompanhado por uma preocupação crescente com o ambiente. A necessidade de incorporar as questões ambientais na gestão corrente das empresas tem vindo a ser refletida de várias formas, tais como a utilização das melhores tecnologias disponíveis aplicadas em algumas instalações e a adoção de práticas voluntárias que minimizam os impactes do sector. Este crescimento foi acompanhado por constantes investimentos ambientais, que se refletem no facto de 100% dos produtos papeleiros terem certificação de qualidade nos processos e nos laboratórios, sendo 80% desses produtos certificado ambientalmente.

Com a assinatura "Paper from Portugal", a campanha pretende captar a atenção através
de frases chamativas que surpreendam, pela força das suas afirmações e pela objetividade dos
fatos apresentados. Para esse efeito. foram desenvolvidos vários suportes e ações de
comunicação tais como um vídeo, presença em feiras internacionais, um folheto,
entre outros.

A componente digital será um fator determinante na eficiência desta campanha, sendo o
Website www.paperfromportugal.com prova disso assim como o filme que sensibiliza para o fato das empresas portuguesas produzirem papel de forma sustentada, contribuindo para criar mais florestas e um futuro melhor.

Visando os mercados internacionais,concretamente, a Alemanha, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Espanha, a campanha decorrerá de 13 de Dezembro de 2011 até ao primeiro trimestre de 2013.

Curiosamente o filme da Campanha “More Forests, Better Future” intitulado Paper From Portugal - The True Story (EN) está a concurso no Cannes Video Contest 2012, esperemos seja premiado!!!