Esta campanha, que durou cerca de dois anos, foi desenvolvida pela Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) e fez parte de um projeto global de comunicação para promover a cortiça em vários mercados. O programa InterCork teve um orçamento global de 21 milhões de euros e beneficiou de um apoio de 80 % do Compete - Programa Operacional Factores de Competitividade.
Campanha
Os diversos concursos que elegeram as melhores ações de marketing, comunicação e relação com os media levadas a cabo no Canadá premiaram a campanha InterCork - Promoção Internacional da Cortiça, na área dos materiais de construção e decoração, com 6 prémios.
Com o slogan "Cork flooring. Design by nature" - Pavimento em cortiça. Desenhado pela natureza.- a campanha teve como atividade mais impactante o showroom itinerante criado dentro de um camião de 18 rodas, e que percorreu mais de 37 mil km e 13 cidades norte-americanas.
O Camião Décor[k] é um camião cujo interior está dividido em várias áreas dedicadas aos pavimentos, revestimentos e objetos de decoração em cortiça. Este camião percorreu as ruas dos Estados Unidos e Canadá, efetuando várias paragens em cidades diferentes para promover a cortiça. Nas paragens esteve aberto ao público, possibilitando um contacto próximo entre o visitante da exposição e o material cortiça.
O camião denominado Décor(k) bus foi visitado por cerca de 36 mil pessoas, se se considerar todas as pessoas impactadas pela iniciativa chega-se a valores que ultrapassam os 388 mil consumidores.
O camião foi concebido para conter três áreas distintas: a área casa, exibida através do design de ambientes de cinco zonas - cozinha, sala de estar, casa de banho, biblioteca/escritório e sala de jantar -, a área de formação/centro de educação sobre a cortiça e os seus produtos e a área de exposição dos pavimentos e revestimentos disponíveis nos mercados dos EUA e Canadá.
De destacar que a designer e apresentadora do programa de televisão "Divine Design with Candice Olson", transmitido na W Network no Canadá e HGTV nos EUA, Candice Olson, projetou e assinou o interior do Décor(k) e assumiu-se como embaixadora da cortiça e porta-voz da campanha para a imprensa.
Impacto nos meios de comunicação
Outros dados relevantes sobre as metas atingidas na campanha e que influenciaram as decisões:
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a audiência atingida a nível de media e que alcançou 67 milhões de pessoas;
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240 mil jornalistas especializados, influenciadores e consumidores foram impactados com os eventos;
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3 mil seguidores no twitter;
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20 mil visualizações dos vídeos e fotografias no youtube, vimeo e flickr;
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aumento de 10 % de atitudes positivas do consumidor nas redes sociais;
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e um aumento de 5% do consumo de revestimentos e pavimentos de cortiça na América do Norte, no ano de 2012/2011.
Prémios
Os prémios atribuídos à campanha foram:
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medalha de ouro da Campanha de Desenvolvimento de Marca, da Canadian Public Relations Society (CPRS) ACE Awards;
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prémio de excelência em Marketing e Comunicação e prémio de mérito de Relações com os Media, da International Association of Business Communicators (IABC) Toronto Ovation Awards;
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prémio de mérito de Comunicação e marketing e de Relações com os Media, da International Association of Business Communicators (IABC) International Gold Quill Awards;
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e prémio de excelência em Marketing e Comunicação, da International Association of Business Communicators (IABC) Canada Silver Leaf Awards.