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Canter E-Cell

07.10.2014
  • I&DT

O primeiro veículo comercial da categoria completamente elétrico, livre de emissões e que se move praticamente em silêncio. O Canter E-Cell para a Europa é montado na fábrica do Tramagal em Portugal.

Apoio COMPETE

O Canter E-Cell é um projeto promovido pela Mitsubishi Fuso Truck Europe - Sociedade Europeia de Automóveis, S.A. (MFTE) e apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT). O projeto envolveu um Investimento Elegível de 6.148 mil euros o que corresponde a um incentivo FEDER de 1.000 mil euros.

 

Testemunho

“Segundo Daniela Moczijdlower, CFO da Mitsubishi Fuso Truck Europe, o apoio do Compete foi fundamental para a realização deste projeto, possibilitando a criação de um Centro de Competência de tecnologias sustentáveis no domínio da  mobilidade e cujo interesse científico tem vindo a ser continuamente reconhecido.”

 

Enquadramento

A envolvente mundial das matérias ambientais e energéticas, e mais especificamente os rigorosos regulamentos relativos às emissões de CO2, desafia e impõe uma aposta dos fabricantes de Automóveis (OEM) na procura de novas soluções capazes de cumprir os requisitos e metas estabelecidos pelos organismos competentes por forma a reduzir drasticamente as emissões de CO2 até ao ano de 2050.

É neste contexto que a Indústria Automóvel aponta como solução apelativa para o cumprimento dessas metas, a adoção de novas tecnologias assentes em energia elétrica. Este facto assume especial relevância no que concerne a veículos da categoria N2 (GVW de 6 Ton) cujos novos limites agregados entraram em vigor em 2014.

 

Síntese do projeto

O projeto Canter E-Cell compreendeu um trabalho de investigação exaustivo para o estudo e desenvolvimento de novos protótipos de veículos comerciais pesados, 100% elétricos, para conceptualização da primeira linha de produção experimental em série deste tipo de veículos no mundo e a seleção de um conjunto diferenciado de potenciais parceiros para integração desses protótipos num ensaio piloto ao nível da sua utilização, em condições reais, por um período de um ano.

Este ensaio piloto será indispensável para avaliar o comportamento e limitações técnicas destes protótipos quando sujeitos a um conjunto de situações de utilização real.

O projeto permitirá, não apenas o desenvolvimento e materialização de um conceito internacionalmente inovador de mobilidade elétrica em veículos pesados de mercadorias, como ainda o desenvolvimento do Programa MOBI.E cujo reconhecimento inovador internacional tem suscitado o interesse de importação deste sistema de abastecimento elétrico por alguns países como a Espanha, França, Alemanha e Holanda.

Na primeira fase de testes foram disponibilizados oito protótipos para ensaios em condições reais de trabalho.

Projeto

O projeto pretendeu desenvolver novas soluções tecnológicas que possibilitassem construir uma unidade piloto constituída por dez veículos protótipos para a sua posterior sujeição (de oito) a testes de frota intensivos, suscetíveis de permitir a avaliação do comportamento e limitações técnicas dos novos veículos elétricos em ambientes reais de utilização diária.

Desta forma, pretendeu-se avançar com novos conhecimentos e competências técnicas ao nível da compreensão, desenvolvimento e viabilização dos veículos elétricos pesados de mercadorias de Categoria N2.

Este tipo de veículo (GVW 6 Ton.) é de zero emissões de CO2 e de baixo nível de ruído, sendo utilizado frequentemente nas cidades com grande densidade populacional.

Saliente-se que a necessidade de desenvolvimento destes protótipos está diretamente conexa com a sujeição do novo conceito a ambientes de ensaio diferenciados que se entendem como uma amostra razoável para as diferentes possibilidades de utilização deste produto. Com efeito, a realização de testes de longa duração (pelo período de um ano) sobre estes protótipos em ambientes de esforço diferenciados (diferentes parceiros, com diferentes necessidades, formas de utilização e exigências: diferentes frequências de travagem, diferentes volumes de carga, diferente quilometragem percorrida diariamente e estilos de condução diferenciados) será fundamental para avaliar adequadamente o comportamento e performance deste novo conceito.

Refira-se ainda que durante a realização destes ensaios poderá ser utilizada a rede MOBI.E como forma de carregamento.

As conclusões a extrair destes ensaios em ambiente real deverão permitir consolidar a base para eventuais melhorias técnicas ao conceito desenvolvido e criação de novos conceitos construtivos e produtivos para posterior incorporação do novo conceito em veículos direcionados para a produção em série.

Deste modo, os testes piloto a realizar no âmbito deste projeto (teste de frota com a duração prevista de um ano), baseado na experiência da utilização dos protótipos por parceiros seleccionados (Câmaras Municipais de Abrantes, Lisboa e Porto, CTT, Empresa de Ambiente de Cascais, Parques de Sintra-Monte da Lua, REN e Transporta), deverão permitir desenvolver e testar novas tecnologias, equipamentos e processos de produção a nível das tecnologias de mobilidade elétrica e dos seus potenciais constrangimentos técnicos em ambiente real.

Será objetivo central deste projeto testar a funcionalidade e comportamento deste tipo de veículos por forma a adquirir novos conhecimentos técnicos que possam ser aplicados nos futuros desenvolvimentos de novas soluções de veículos elétricos.

Neste sentido, o projeto Canter E-CELL alarga significativamente o grau de exigência técnica ao aspirar desenvolver protótipos para a realização de ensaios de utilização em vias públicas por condutores civis, exigindo, assim, uma necessidade de incrementar novos conhecimentos e desenvolvimentos tecnológicos alargados para dar resposta às características técnicas pretendidas.

O Canter E-CELL é um projeto inovador com ambição internacional, respondendo a necessidades ainda não satisfeitas pelo mercado, e que deverá culminar no lançamento do primeiro veículo pesado de mercadorias elétrico, da categoria N2 produzido em série, que ambiciona satisfazer todas as exigências de utilização pelos diferentes tipos de clientes.

 

Parceria com o CEIIA

A elevada complexidade tecnológica e o potencial inovador deste projeto motivaram uma ação de parceria na realização das atividades de I&D da MFTE com algumas entidades externas, no qual assume particular destaque a parceria a celebrar com o CEIIA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) que pretende desenvolver, com este projeto, novos conhecimentos tecnológicos e experiências de investigação e desenvolvimento na área de mobilidade elétrica.

 

Metas do projeto

1. Avaliação da solução e tecnologia desenvolvida para a Canter E-CELL para utilização em futuras aplicações/desenvolvimentos de mobilidade elétrica;

2. Avaliação da utilização dos veículos elétricos como um meio de transporte no futuro;

3. Avaliação da viabilidade de industrialização dos veículos elétricos;

4. Aumento de conhecimento sobre o comportamento, funcionamento, fiabilidade e durabilidade dos veículos elétricos.

 

Importância dos testes

A realização de testes de longa duração sobre os protótipos em ambientes de esforço diferenciados (diferentes parceiros, com diferentes necessidades, formas de utilização e exigências: diferentes frequências de travagem, diferentes volumes de carga, diferente quilometragem percorrida diariamente e estilos de condução diferenciados), será fundamental para avaliar adequadamente o comportamento e performance do novo conceito.

A decisão de testar uma unidade de dez protótipos (entendido como o número mínimo crítico a testar), teve como objetivo obter uma amostra representativa de teste da nova solução de mobilidade elétrica em vários ambientes reais, perante a necessidade de testar uma linha piloto de produção em série deste tipo de conceito e recolher e analisar dados capazes de suportar a viabilidade e comportamento deste tipo de solução.

Destaque-se que, partindo da experiência do primeiro protótipo, o desenvolvimento dos demais protótipos necessários ao projeto foi realizado nas instalações da MFTE em Portugal com a participação de técnicos altamente especializados da equipa da MFTE.

Importa ressalvar que a produção do primeiro protótipo foi realizada através de um processo manual no Japão, com a participação de engenheiros da MFTE, enquanto que nas instalações da MFTE se desenvolveu uma linha piloto de produção em série para veículos pesados de mercadorias (Categoria N2) pioneira no panorama internacional.

 

Mitsubishi Fuso Canter E-Cell

O protótipo do Mitsubishi Fuso Canter E-Cell tem 6 toneladas de peso bruto e cerca de 2 toneladas de capacidade de carga útil. Integra um conjunto de 4 baterias de iões de lítio com 48,4 kWh de capacidade, que alimentam um motor eléctrico, com autonomia superior a 100 km.

O carregamento das baterias demora cerca de 7 horas através de carregamento normal, mas também podem ser carregadas em 1 hora num posto de carregamento rápido.

• Produzido na fábrica do Tramagal
• 110 kW (150 cv) e 650 Nm
• Posições do seletor: D, N, R e P
• Função “Crawl” (posições D e R)
• Transmissão de força para o eixo traseiro
• 4 baterias de iões de Lítio de 48,4 kWh (pesam cerca de 600kg)
• Tempos de recarga: 7 horas (normal); 1 hora (rápida)
• Emissões zero
• Avisador acústico para peões
• Autonomia: superior a 100 Km
• Velocidade máxima: 90 km/h (limitada)
• Distância entre eixos: 3,4 metros
• Cabine Simples Comfort
• Caixa de carga (comprimento): aberta (4,3 m) ou fechada (4,4 m)
• Carga útil do chassis: 3,0t
• Peso-bruto admissível: 6,0t
• Pneus de baixa resistência ao rolamento