Esta solução é um dos resultados do projeto europeu MOBI.Europe, liderado a partir de Portugal pela INTELI e que envolve, para além do CEIIA, entidades como a Renault, a cidade de Amesterdão, a cidade de Limerick ou a Intel, entre outras.
O Mobi.Europe vem alargar à Europa a experiência transfronteiriça do primeiro corredor de mobilidade elétrica Porto-Vigo dinamizada pela parceria CEIIA_CTAG no âmbito do projeto MOBI2Grid, no qual foram desenvolvidas experiências de interoperabilidade de mobilidade entre Portugal e Espanha.
Para o CEIIA, o Mobi.Europe é mais um passo para a internacionalização da plataforma mobi.me, que permite ao utilizador optar em cada momento pela solução de mobilidade mais adequada tendo em vista a redução dos custos, dos tempos e uma maior sustentabilidade na forma como se move.
Estima-se que a integração dos vários serviços no mobi.me, que poderão ser pagos numa única fatura no final de cada mês, possa reduzir os custos de mobilidade das famílias na ordem dos 15% a 20%.
Para 2015 prevê-se a abertura ao público do primeiro corredor de mobilidade inteligente da Europa, entre o Porto e Vigo, que integrará novos serviços de mobilidade para além do carregamento e do parqueamento inteligente nas cidades ao longo deste eixo.
Fonte: AICEP