A cerimónia de adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria, designado Portugal 2020, realiza-se hoje às 15 horas, em S. Bento, na residência oficial do Primeiro- Ministro, Pedro Passos Coelho.
Portugal 2020 estabelece as prioridades de investimento necessárias para promover no nosso país o Crescimento Inteligente (baseado no conhecimento e na inovação), Sustentável (uma economia mais eficiente, mais ecológica e competitiva) e Inclusivo (níveis elevados de emprego e coesão social). Portugal contará, ao longo dos próximos sete anos com mais de 20.000 M€.
Através da atuação conjunta dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEDER, FSE, FCoesão, FEADER e FEAMP), Portugal tem um instrumento essencial para concretizar políticas públicas de promoção do crescimento, do emprego e da inclusão social; exponenciar o investimento produtivo e promover a competitividade e internacionalização das empresas portuguesas, com enfoque nos setores de bens e serviços transacionáveis.
Portugal 2020 assenta em quatro Domínios Temáticos para o período 2014-2020:
• Competitividade e Internacionalização (mais de 40% dos fundos);
• Inclusão Social e Emprego;
• Capital Humano;
• Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Para além dos domínios temáticos, Portugal 2020 integra dois domínios transversais: a Reforma da Administração Pública e a Territorialização das Políticas Públicas.
Conheça o texto integral do Acordo de Parceria.
Para saber mais, consulte o novo Portal Portugal 2020, hoje lançado.