Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Comemoração do Dia da Europa em 2012

03.05.2012
  • Europa

Sabia que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa?

Bandeira União Europeia
Bandeira União Europeia

Todos os anos, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com diversas entidades, promove a comemoração do Dia da Europa (9 de maio).

Mas afinal o que é o Dia da Europa?

Ao verem nas agendas e nos calendários o dia 9 de Maio identificado como "Dia da Europa", muitas pessoas interrogam-se sobre o que se terá passado nessa data e em que ano terá tido lugar esse acontecimento.

Com efeito, poucos cidadãos europeus sabem que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que, devemos recordá-lo, a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.

Nesse dia, em Paris, a imprensa foi convocada para as dezoito horas no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, quartel-general do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, para uma "comunicação da maior importância".

As primeiras linhas da declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, dão imediatamente uma ideia da ambição da proposta: "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". "Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz".

Era assim proposta a criação de uma instituição europeia supranacional, incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar, o carvão e o aço. Ora, os países convidados a renunciar desta forma ao controlo exclusivamente nacional destes recursos fundamentais para a guerra, só há muito pouco tempo tinham deixado de se destruir mutuamente num conflito terrível, de que tinham resultado incalculáveis prejuízos materiais e, sobretudo, danos morais: ódios, rancores e preconceitos.

Assim, tudo começou nesse dia, razão que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, a decidirem celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa".

Os diversos países, ao decidirem democraticamente aderir à União Europeia, adoptam os valores da paz e da solidariedade, pedra angular do edifício comunitário.

Estes valores concretizam-se no desenvolvimento económico e social e no equilíbrio ambiental e regional, únicos garantes de uma repartição equilibrada do bem-estar entre os cidadãos. 

A Europa, enquanto conjunto de povos conscientes de pertencerem a uma mesma entidade que abrange culturas análogas ou complementares, existe já há séculos. No entanto, a consciência desta unidade fundamental, enquanto não deu origem a regras e a instituições, não pôde evitar os conflitos entre os países europeus. Ainda hoje, alguns países que não fazem parte da União Europeia não estão ao abrigo de tragédias terríveis.

Como qualquer obra humana desta envergadura, a integração da Europa não se constrói num dia, nem em algumas décadas: as lacunas são ainda numerosas e as imperfeições evidentes. A construção iniciada imediatamente a seguir à II Guerra Mundial foi muito inovadora: o que nos séculos ou milénios precedentes podia assemelhar-se a uma tentativa de união, foi na realidade o fruto de uma vitória de uns sobre os outros. Estas construções não podiam durar, pois os vencidos só tinham uma aspiração: recuperar a sua autonomia.

Hoje ambicionamos algo completamente diferente: construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. Só a união dos povos pode garantir à Europa o controlo do seu destino e a sua influência no mundo.

A União Europeia está atenta aos desejos dos cidadãos e coloca-se ao seu serviço. Conservando a sua especificidade, os seus hábitos e a sua língua, todos os cidadãos se devem sentir em casa na "pátria europeia", onde podem circular livremente.

Que é que se celebra no Dia da Europa?

Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um acto histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

A Europa que, desde essa data, se constrói dia a dia representou o grande desígnio do século XX e uma nova esperança para o século que se inicia. A sua dinâmica nasce do projecto visionário e generoso dos pais fundadores saídos da guerra e animados pelo desejo de criar entre os povos europeus as condições de uma paz duradoura. Esta dinâmica renova-se sem cessar, alimentada pelos desafios que se colocam aos nossos países num universo em rápida e profunda mutação. Este imenso desejo de democracia e de liberdade fez cair o muro de Berlim, devolveu o controlo do seu destino aos povos da Europa Central e Oriental e hoje, com a perspectiva de próximos alargamentos que consagrem a unidade do continente, confere uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.

Para mais informação consulte:

Comemorações em Portugal

Este ano, uma parte importante desta celebração centra-se na dinamização da Bolsa do Empreendedorismo. Esta iniciativa, inovadora a nível europeu, visa promover a recuperação económica e a criação de emprego.

O mote é: "Ponha a sua ideia a render!"

Local: Pátio da Galé, Terreiro do Paço, 9 de maio, 11h-20h.

Ao longo do dia, o espaço estará aberto a todas as pessoas que queiram começar ou expandir o seu negócio, que pretendam aconselhamento especializado e gratuito em áreas-chave do processo de investimento, que queiram inspirar-se com as experiências de empresários de sucesso, relatadas na primeira pessoa, ou que desejem encontrar parceiros para debater oportunidades e estratégias.

Bolsa do Empreendedorismo

Se pensa começar ou expandir o seu negócio:

  • aconselhe-se em workshops restrictos, liderados por especialistas nas várias fases do projeto de investimento;
  • ouça as experiências de empresários de sucesso, inspire-se ou pergunte-lhes como conseguiram;
  • beneficie de uma "Loja do Cidadão Empreendedor", com Gabinetes de Apoio dedicados, do capital de risco à propriedade industrial, dos recursos humanos à incubação;
  • encontre parceiros, debata oportunidades e partilhe sugestões.

Ponha a sua ideia a render!

Entrada livre (workshops com pré-registo "on-line" até ao dia 6 de Maio)


Programa

O programa da Bolsa do Empreendedorismo inclui workshops especializados (podendo formar um comboio do empreendedor), sessões plenárias, Gabinetes de Apoio do Empreendedor, um Mural interativo e um Café “Projeto”.

Apoio ao empreendedor

  • Workshops

    Quer explore uma primeira ideia de negócio ou tenha já uma empresa que quer expandir, pode encontrar o conselho certo nos workshops liderados por especialistas nas várias fases do projeto de investimento.

Os workshops repartem-se por quatro estações ou etapas do projeto de negócio:

  • Desenvolver a sua ideia;
  • Melhorar o seu plano de negócios;
  • Capitalizar e alojar o seu projeto;
  • Preparar parcerias e recursos humanos.

Cada workshop destina-se apenas a 20 a 25 participantes registados, para garantir qualidade e permitir interação durante os 45 minutos de duração.

Pode receber formação em todas aquelas principais fases (passe pelas quatro estações) ou optar por assistir a vários workshops sobre à etapa que mais o preocupa neste momento (mantenha-se na estação do seu interesse).

Qualquer que seja a fase do seu projeto, consulte o detalhe do programa, faça a escolha dos workshops em que quer participar e inscreva-se.

  • Sessões plenárias

Em vários momentos durante o dia, poderá ouvir as experiências de empresários de sucesso, contadas na primeira pessoa.

Estes empreendedores partilharão as suas experiências, incluindo as dificuldades que lhes prepararam as vitórias.

Inspire-se ou pergunte-lhes como conseguiram.

  • Gabinetes de Apoio ao Empreendedor

Ao longo de todo o dia, beneficie de uma verdadeira "Loja do Cidadão Empreendedor".
Percorra livremente um conjunto de Gabinetes de Apoio ao Empreendedor, onde se poderá aconselhar junto de técnicos especializados nas variadas áreas de apoio à construção e expansão do seu negócio.

As dezenas de entidades parceiras estarão distribuídas por zonas temáticas, por forma a apoiá-lo na sua navegação pelo capital de risco, sistemas de incentivos, propriedade industrial, recursos humanos, incubação, etc.

  • Mural interativo

Ao longo de todo o dia, aproveite a Bolsa do Empreendedorismo para encontrar parceiros, debater oportunidades e partilhar sugestões.

Encontrará no recinto um mural onde poderá colocar ou reagir a sugestões, pedidos de parceria ou trocas de ideias

  • Café "Projeto"

Porque as boas ideias e parcerias também florescem à volta de um café, estará disponível no recinto uma zona de pequena restauração que facilitará o contacto e o debate de projetos entre participantes.

Açores | Dia da Europa 2012

O Governo dos Açores promove um concurso multimédia subordinado à temática “Regiões Ultraperiféricas: a projeção da Europa no mundo”, que se destina a alunos do Ensino Secundário e Profissional de todas as Escolas da Região e integra as comemorações do Dia da Europa 2012, que terão lugar no dia 9 de Maio na ilha de São Miguel.

Na 1ª fase do concurso, será selecionado o melhor trabalho de cada ilha e numa 2ª fase a equipa finalista de cada ilha participará nas comemorações do Dia da Europa e disputará o concurso final “Europa Quiz - Os Açores e a União Europeia”, em que poderá habilitar-se a ganhar uma viagem a Bruxelas, entre outros prémios.

A comemoração do Dia da Europa nos Açores e as atividades promovidas pelo Governo Regional têm por objetivos contribuir para uma maior divulgação e conhecimento na Região Autónoma dos Açores de temáticas relativas à União Europeia; fomentar o interesse e a participação dos alunos da Região em atividades relacionadas com a União Europeia; promover e divulgar a produção de trabalhos sobre a União Europeia e os Açores; estimular a criatividade nos alunos e a utilização de novos meios audiovisuais e de comunicação.