A iniciativa está integrada numa das parcerias público-privadas que enquadram vários projetos europeus realizados num modelo de parceria entre a Comissão Europeia e empresas ou entidades representativas da indústria.
No caso da PPP para a Internet do futuro, a tranche de investimento agora anunciada coloca no terreno uma terceira fase da iniciativa lançada em 2011 com um investimento global de 100 milhões de euros.
Prevê-se que nesta terceira fase do projeto cerca de mil empresas beneficiem do apoio concedido ao desenvolvimento de aplicações que ajudem a desenvolver a Internet do futuro e outros serviços digitais em áreas como os transportes, a saúde, o fabrico inteligente, a energia e os meios de comunicação social.
A iniciativa materializa-se através de 20 consórcios, onde se incluem entidades de crowdfunding; capital de risco; associações; empresas tecnológicas, entre outros. O convite à apresentação de propostas foi já lançado.
"Os consórcios serão selecionados pela forma como pretendem maximizar o impacto económico do seu financiamento no ecossistema da Internet", detalha a CE numa nota de imprensa.