Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Como fazer da UE um lugar melhor para as PME? Comissão espera propostas

08.09.2014
  • Economia , Europa

O que esperam as pequenas e médias empresas da futura política da UE? Esta é questão central de uma consulta que a Comissão lançou hoje com o intuito de ajudar a melhorar o «Small Business Act» (SBA).

Como fazer da UE um lugar melhor para as PME?
Como fazer da UE um lugar melhor para as PME?

Construído em torno de um amplo conjunto de medidas concebidas para facilitar a vida às pequenas empresas, o SBA já provou ser uma boa base para a política de apoio às PME. Assente no intercâmbio de boa práticas, no apoio à internacionalização e ao empreendedorismo e empenhado em facilitar o acesso ao financiamento (através dos instrumentos financeiros do PCI e do Programa COSME), o SBA incentiva os países da UE a adotar soluções eficazes já comprovadas e a apresentar, eles próprios, novas ideias. Combinado com iniciativas emblemáticas para uma regulamentação inteligente, o SBA tem ajudado as PME a fazer face à crise económica.

Ferdinando Nelli Feroci, Comissário responsável pela indústria e o empreendedorismo, afirmou: «À medida que a Europa avança na via da recuperação, temos de garantir que o «Small Business Act» da UE continua adaptado ao fim a que se destina. Convido todas as partes interessadas no mundo das PME a darem a conhecer as suas posições. A Comissão quer as vossas ideias e está pronta a ouvir as vossas observações.»

Cinco pilares para ajudar as pequenas empresas da UE a prosperar

Na primavera deste ano, as organizações empresariais europeias, as administrações nacionais e os representantes de PME chegaram à acordo quanto aos quatro pilares do SBA que deviam ser mantidos.

1. Acesso ao financiamento: ainda que as perspetivas se afigurem agora mais positivas, as PME ainda precisam muito de soluções acessíveis para cobrir as suas necessidades de financiamento.

2. Acesso aos mercados/internacionalização: para que as PME possam crescer é necessário explorar novos mercados.

3. Empreendedorismo: o apoio a potenciais empresários é fundamental em razão da persistência de níveis de desemprego elevados, em especial entre os jovens.

4. Legislar melhor: a redução dos encargos administrativos continua a ser uma meta importante, apesar dos progressos já alcançados nesta área.

Para colmatar o fosso de competências em muitas economias da Europa, decidiu-se também acrescentar um quinto pilar para tornar ainda mais estável a política da UE em favor das PME:

5. Formação em ompetências de empresários e trabalhadores: para que a economia cresça, os empresários precisam, também eles, de qualificações adequadas e de pessoal competente.


Apelo à ação

Com a consulta pública hoje lançada, procuram-se novos contributos de todas as partes interessadas, incluindo empresários e organizações empresariais, para ajudar a Comissão Europeia a garantir que o SBA está pronto para enfrentar os desafios do futuro.

À semelhança das outras consultas públicas lançadas pela Comissão, esta permanecerá aberta durante 12 semanas e terminará em 15/12/2014.

A consulta pública está disponível em: http://ec.europa.eu/eusurvey/runner/NewSBAsurvey2014


Small Business Act


Adotado em junho de 2008, o «Small Business Act para a Europa» reflete a vontade política da Comissão de reconhecer o papel central que as PME desempenham na economia da UE e, pela primeira vez, institui um enquadramento político global das PME para a UE e seus Estados-Membros. O SBA visa melhorar a abordagem política global em matéria de espírito empresarial, ancorar irreversivelmente o princípio «Pensar primeiro em pequena escala - Think Small First» na ação política, desde a regulamentação ao serviço público, e promover o crescimento das PME ajudando-as a enfrentar os problemas que ainda obstam ao seu desenvolvimento. O «Small Business Act» para a Europa aplica-se a todas as empresas independentes com menos de 250 trabalhadores, ou seja, 99 % de todas as empresas europeias.


Antecedentes

COSME é o programa da UE para promover a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) programado para vigorar de 2014 a 2020 e dotado com um orçamento de 2,3 mil milhões de euros e um efeito de alavancagem suscetível de permitir a mobilização de 25 mil milhões de euros. O programa irá contribuir para melhorar e facilitar o acesso das PME ao financiamento e promover uma cultura empreendedora. O programa COSME assenta nos bons resultados do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação que ajudou a mobilizar mais de 16 mil milhões de euros em empréstimos e 2,8 mil milhões de euros de capital de risco a mais de 328 mil PME na Europa entre 2007 e 2013.

Para mais informações:

Um «Small Business Act» para a Europa

Análise do Desempenho das PME e SBA Country Fact Sheets

A recovery on the horizon? Annual Report on European SMEs 2012/13

Responder às necessidades das pequenas empresas


Contactos:

Miguel Sagredo (+32 2 296 85 89)

Sara Tironi (+32 2 299 04 03)