O projeto “LEVEalliance” tem por objetivo principal criar um portfólio de leveduras não-saccharomyces naturais e adaptativamente evoluídas para produção de vinhos com menor teor de álcool, tendo por base uma coleção de leveduras naturais isoladas de mostos provenientes de quatro regiões vitivinícolas Portuguesas, designadamente, Alentejo, Dão, Porto/Douro e Bairrada.
Esta coleção foi obtida e caracterizada por métodos fisiológicos e moleculares no âmbito de uma parceria anterior entre a Proenol, a Sogrape Vinhos SA e o grupo de investigação LMB-BioFIG da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
O projeto “LEVEalliance” posiciona-se assim num novo vetor de valorização desta coleção ao explorar o potencial biotecnológico das leveduras não-saccharomyces para produção de vinhos com menor teor de álcool.
A realização do projeto será assegurada pela equipa da Proenol e da FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) aliando, mais uma vez, conhecimentos científicos com experiência de produção e de conhecimento de mercados.
Os produtos a desenvolver são completamente inovadores, na medida em que não existe à presente data nenhum produto comercial que por via exclusivamente fermentativa reduza o teor alcoólico dos vinhos face ao obtido classicamente com as leveduras S. cerevisiae.
Os produtos resultantes do projeto LEVEalliance permitirão à Proenol propor aos seus clientes, nacionais e internacionais, uma nova solução biológica, acessível, de fácil aplicação e que minimiza o impacto do excesso de álcool nos vinhos.
Em termos de organização estrutural integra 5 atividades, sendo as 3 primeiras associadas à realização de investigação experimental e ensaios piloto e as 2 restantes à promoção, divulgação e gestão técnica do projeto. Tal como previsto o projeto encontra-se em plena fase de desenvolvimento do portfolio de leveduras.
|