Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projecto INNOV - Instrumentos para a Ação Inovadora

13.12.2011
  • Acções Colectivas

O projeto, centrado nas empresas do meta-setor do Habitat, faz uma análise dos modelos de gestão de inovação implicando todos os aspetos do negócio, desde os organizacionais até ao marketing.

Capa manual de Boas Práticas
Capa manual de Boas Práticas

No âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas a InovaDomus desenvolveu o projeto INNOV, que envolveu a participação de 13 empresas do setor do habitat e a Universidade de Aveiro.

A InovaDomus desenvolveu o projecto entre Janeiro de 2010 e Dezembro de 2011 e o seminário realizado no passado dia 6 marcou o encerramento do projeto. O evento contou com a presença do Prof. Doutor Miguel Cruz do IAPMEI e com a equipa que esteve envolvida no projeto.

O projeto, centrado nas empresas do meta-setor do Habitat, faz uma análise dos modelos de gestão de inovação implicando todos os aspetos do negócio, desde os organizacionais até ao marketing. O projeto fundamenta-se na troca de experiências e de saberes e na aprendizagem mútua, entre empresas.

Das ações realizadas ao longo dos dois anos do projeto, resulta um manual de boas práticas em gestão da inovação, incluído no CD do projeto, cujos objetivos são disseminar as melhores práticas de inovação e servir de estímulo à adoção de uma cultura favorável à inovação. O CD poderá ser facultado pela InovaDomus, bastando, para isso, solicitá-lo por email.

Manual de Boas práticas em Inovação

O manual resultante do INNOV pretende ser um guia para a adoção de práticas e soluções de gestão da inovação, que coloca ênfase nas boas práticas, referindo-se também às más práticas, no sentido de reconhecer e identificar o que não deve ser feito.

Este manual dirige-se e constitui uma mais-valia, acima de tudo, para empresas, organizações e profissionais da inovação (gestores, consultores e especialistas). Este manual aborda as várias dimensões da gestão da inovação, tem a mais valia de incluir diferentes perspetivas e diferentes leituras.

Os principais objetivos são:

  • Ajudar a estruturar e sistematizar processos de inovação;
  • Influenciar pessoas e empresas a melhorar o seu modus operandi;
  • Promover a reflexão, o debate e a partilha de visões, práticas e soluções.

O projeto contou com duas ações fundamentais:

  1. Realização de diagnósticos individuais às empresas, que deram origem à definição de roadmaps de inovação.
  2. Partilha de boas (e más práticas) durante as tertúlias que foram promovidas em cada uma das empresas participantes.

O manual disponibiliza informação sistematizada sobre um conjunto de princípios que devem ser tidos em consideração, refere ainda domínios (projetos) de intervenção e apresenta algumas sugestões/exemplos de intervenção, com base no trabalho desenvolvido e validado com este conjunto de empresas.

Estiveram envolvidas no projeto as seguintes entidades:

  • Associados: EEE, Efapel, Extrusal, Iberfibran, OLI, Pavicentro, Rederia, Revigrés, Weber, Somague e Universidade de Aveiro.
  • Outras empresas envolvidas: Larus, Petibol e Umbelino Monteiro.

O manual está disponível sob a forma de CD, que pode ser solicitado à InovaDomus, ou sob a forma de documento que pode ser descarregado neste site ou no da InovaDomus em www.inovadomus.pt/innov.