Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projeto de dinamização do empreendedorismo no Norte e Centro

23.12.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Fomentar o empreendedorismo jovem, dotando os participantes de instrumentos que permitissem concretizar ideias passíveis de criar valor económico, dentro de uma lógica que visasse a sustentabilidade, era o objetivo principal deste projeto.

Dinamização do Empreendedorismo do Norte e do Centro
Dinamização do Empreendedorismo do Norte e do Centro
1. Síntese

O projeto “Dinamização do Empreendedorismo do Norte e do Centro” promovido e desenvolvido pela APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, durante os anos de 2012 e 2013, surgiu pelo conhecimento de inúmeras dificuldades com que jovens com perfil empreendedor são confrontados ao pretenderem concretizar projetos em que acreditam. É preocupação da APEMETA promover projetos que tragam valor acrescentado e em particular aqueles que envolvam tecnologias e práticas sustentáveis que beneficiem o meio ambiente e que contribuam para a redução do impacto ambiental das atividades que suportam a sociedade civil.

Neste âmbito, foram selecionados 12 jovens empreendedores, 6 da Região Norte e 6 da Região Centro, em que se identificaram e delinearam os contornos dos potenciais planos de negócios, através de consultoria individual em diversas áreas, nomeadamente, comportamental, legislação laboral, sistemas de gestão, sistemas de incentivos ao investimento e gestão por objetivos. A esta fase, seguiu-se uma reflexão sobre a ideia do negócio a desenvolver, nomeadamente sobre projeções financeiras, projeções de vendas, custos e proveitos, a equipa de gestão, a importância do produto no mercado, a análise e a reflexão sobre a concorrência, bem como sobre o plano de implementação (ações e prazos), entre outras questões pertinentes a ter em conta na implementação de cada projeto.

Após a realização das atividades acima indicadas e concluídos na íntegra a totalidade dos planos de negócios, procedeu-se à sua divulgação num Seminário com o objetivo de disseminar os Planos de Negócio, as etapas do seu desenvolvimento e a metodologia utilizada promovendo-se o trabalho e as ideias dos jovens empreendedores.

 

2. Resultados

O Seminário, que contou com a apresentação de todos os Planos de Negócios pelos seus mentores, decorreu no auditório da Universidade de Aveiro e após a apresentação dos mesmos, procedeu-se à entrega do prémio para o que foi considerado o melhor plano. Segundo os critérios adotados, entendeu-se entregar o referido prémio, ex aequo, a duas jovens empreendedoras cujos planos se destacaram. Os Planos vencedores foram “Histórias Daqui e Dali” – Produção artesanal e comercialização de candeeiros/luzes de presença através da utilização de matérias-primas biodegradáveis e iluminação Led, e, “Mycotrend” - Produção e comercialização de árvores florestais micorrizadas produtoras de cogumelos silvestres comestíveis de alto valor comercial.

De salientar que o prémio serviu como um excelente incentivo para os jovens cujos Planos foram selecionados, mas também para todos os outros que participaram e deram o seu testemunho na sessão de apresentação a público.

Ao ultrapassar dificuldades ao nível do desconhecimento de requisitos técnicos legais, bem como da realidade de mercado e de outras questões burocráticas que envolvem o processo de estruturar um plano de negócios, foram cumpridos os principais pressupostos. Assim, considera-se que a criação de instrumentos adaptados à medida do plano de cada um dos jovens empreendedores envolvidos é a prova inequívoca do sucesso deste projeto, uma vez que ao dar forma a uma ideia inovadora, se aumenta também a probabilidade de atração de investimento para a concretização da mesma.

O balanço final deste projeto é bastante positivo, não só para os jovens que participaram mas também pelo efeito multiplicador gerado e que se comprova pela procura após o seminário de apresentação dos resultados, com pedidos de frequência para futuros projetos idênticos.

 

3. Enquadramento no COMPETE

3.1 Sistema de Apoio a Acções Colectivas

O projeto “Dinamização do Empreendedorismo do Norte e do Centro” apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, insere-se no domínio “Inovação e Empreendedorismo”, abrangendo a área de intervenção “Empreendedorismo e Espírito Empresarial”.

Trata-se de um projeto no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, com um investimento elegível de 174.421 euros, que contou com o apoio financeiro do FEDER, correspondente a um incentivo de 122.095 euros.

3.2 Testemunho | Coordenador do projeto

Segundo José Costa, coordenador do projeto; “o apoio do COMPETE foi crucial para a realização com êxito do projeto Dinamização do Empreendedorismo no Norte e Centro, uma vez que permitiu desenvolver todas as ações planeadas, implementar a metodologia definida e atingir os objetivos propostos de capacitar os futuros jovens empreendedores.”

 

4. Links

Site da Apemeta

Facebook

 

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.