O turismo é um dos setores prioritários nos projetos setoriais. Será dada prioridade aos projetos que incidam na faixa costeira, na reabilitação de edificado existente, que utilizem materiais de construção adaptados ao agravamento de riscos associados às alterações climáticas, tais como o ondas de calor, bem como os que implementem soluções de gestão eficiente das águas residuais e pluviais. Candidaturas até 15 de setembro.
A Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do programa AdaPT, promove o concurso “Projetos Setoriais de Adaptação às Alterações Climáticas”, com candidaturas abertas até ao dia 15 de setembro.
O Programa AdaPT foi desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente para apoiar o desenvolvimento de projetos de adaptação às alterações climáticas em Portugal. Este programa é financiado pelo Fundo Português de Carbono e pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, nos termos estabelecidos no Memorando de Entendimento entre os governos de Portugal, da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein.
O turismo é um dos setores prioritários nos projetos setoriais, sendo o Turismo de Portugal uma das entidades envolvidas no programa AdaPT. Neste setor, os objetivos específicos relacionam-se com:
- requalificar empreendimentos turísticos através de ações de relocalização, proteção, reconversão e recuperação de infraestruturas vulneráveis às alterações climáticas;
- redução da pressão sobre recursos naturais afetados pelas alterações climáticas;
- adequação dos espaços verdes às condições climatéricas futuras.
Será dada prioridade aos projetos que incidam na faixa costeira, na reabilitação de edificado existente, que utilizem materiais de construção adaptados ao agravamento de riscos associados às alterações climáticas, tais como o ondas de calor, bem como os que implementem soluções de gestão eficiente das águas residuais e pluviais.
As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de setembro de 2014, através de plataforma eletrónica.
Mais informação e candidaturas aos Projetos Setoriais em Programa AdaPT.
Fonte: Turismo de Portugal