Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Conheça o projeto: Lusofonia Económica – Plataformas CPLP

30.12.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Com o apoio do COMPETE o projeto “Lusofonia Económica” aposta na internacionalização das empresas portuguesas nos PALOP e mercados regionais, proporcionando informação privilegiada e fidedigna e redes de colaboração nos vários países da CPLP.

Lusofonia Económica
Lusofonia Económica

 

1.       Síntese

Trata-se de uma iniciativa promovida pela AIP-CCI - Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria em parceria estratégica com a ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação, assim como entidades e instituições nacionais parceiras do projeto e entidades representativas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O “Programa Lusofonia Económica”, em articulação com a AICEP e entidades representativas do setor empresarial, tem como objetivo dinamizar a competitividade das empresas portuguesas, fomentando os investimentos e as exportações para os países da CPLP e para os respetivos mercados regionais onde os países se encontram inseridos, assim como tornar Portugal um destino preferencial de investimento, com capacidade demonstrável de acomodar novos e ambiciosos projetos, em especial no âmbito da CPLP, o que se pretende divulgar internacionalmente.

Lusofonia Económica: Vídeo de Lançamento

 

2. Enquadramento no COMPETE

2.1 SIAC | Sistema de Apoio a Acções Colectivas

Promovido pela Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria, o projeto “Lusofonia Económica – Plataformas CPLP” é apoiado pelo COMPETE e conta com um investimento elegível de 2.398.069 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 2.038.358 euros.

2.2 Testemunho | AIP-CCI

“Com o apoio do COMPETE, a AIP-CCI e os seus parceiros estratégicos estão a viabilizar a internacionalização das empresas portuguesas nos PALOP e mercados regionais, proporcionando informação e redes de colaboração, criando assim a verdadeira lusofonia económica”, aponta Paulo Caldas, diretor de Internacionalização e do Financiamento da AIP-CCI.

 

3. Descrição do Projeto

3.1   Âmbito

Com o objetivo de dinamizar a competitividade das empresas portuguesas para os países CPLP e mercados regionais, a “Lusofonia Económica” assenta em cinco tipos de ações estratégicas que se integram e completam: Ação Agregadora, Avaliação, Plataformas, Parcerias e Promoção.

3.2 Destinatários 

   > Empresas portuguesas
   > Outras empresas do espaço lusófono
   > Empresas não-lusófonas com interesse no mercado CPLP

3.3 Atividades

O projeto contempla um conjunto de atividades específicas, salientando-se:

  • o estabelecimento de acordos junto de entidades associativas e entidades públicas, identificando e agregando iniciativas para os mercados-alvo (estudos de mercados e financiamentos);
  • a caracterização empresarial: que consiste no desenvolvimento de um estudo a um universo de 5000 empresas com potencial exportador e um relatório de negócios na CPLP/Guia de mercados da CPLP para investidores fora da CPLP
  • elaboração de um Guia de facilitação de IDE (investimento Direto no Estrangeiro) para Portugal e CPLP.

O projeto visa a criação de uma Plataforma CPLP que aglutina o CPLP Investe com informação privilegiada e fidedigna para a internacionalização das empresas nos mercados da CPLP, a Plataforma de certificação empresarial que contempla uma base de dados de empresas com atividades económicas cruzadas nos vários países da CPLP, um simulador para as empresas aferirem o seu potencial de internacionalização e ainda uma linha de apoio que consiste num serviço de call center de apoio aos empresários e investidores.

Por último, o projeto visa a criação de um Centro Internacional de Arbitragem, com sede em Portugal, e de plataformas de acolhimento de empresas, star-up CPLP e parcerias estratégicas para a internacionalização.

A “Lusofonia Económica” prevê a promoção e divulgação internacional que se traduz num encontro de empresas portuguesas e do mercado regional SADC em Maputo, ASEAN em Timor, CEDEAO em Cabo Verde, MERCOSUL no Brasil (60 empresas da região de convergência: quatro eventos de dois dias) e culmina com a realização do Primeiro Congresso Internacional dos Empresários da CPLP em 2015.

3.4 Evolução

Após o estabelecimento de acordos junto de entidades associativas empresariais e entidades públicas, todos os estudos económicos e empresariais dos países da CPLP e mercados regionais estão concluídos e a sua divulgação a ser concretizada. Neste momento a grande plataforma CPLP está em fase de desenvolvimento estimando-se a sua conclusão em maio de 2015. A promoção e divulgação nacional e internacional e o congresso vão concluir-se no primeiro semestre de 2015.

 

4. Links

 

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.