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Conheça o projeto “uMeter - Plataforma Colaborativa de Monitorização da Qualidade de Serviço da Rede de Acesso à Internet”

11.06.2014
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Apoiado pelo COMPETE, o projeto uMeter QoS visa a implementação de uma plataforma de monitorização da Qualidade de Serviço (QoS) de acesso à Internet, tendo por base um sistema de participação aberto, capaz de extrair métricas com base num conjunto de testes efetuados por utilizadores comuns ao seu acesso de ligação à Internet.

uMeter

1. Síntese

Atualmente os fornecedores de serviços de Internet (ISP) vendem sobretudo com base na taxa de transferência máxima das suas ligações, ou seja, na velocidade de acesso. Existem contudo muitos outros fatores que influenciam a qualidade da experiência (QoE) do utilizador.


O projeto uMeter visa implementar uma plataforma de monitorização da Qualidade de Serviço (QoS) dos ISP, com base num sistema de participação aberto que permite que qualquer cidadão com acesso à Internet avalie de forma simples, segura e com precisão um conjunto de parâmetros técnicos relativos ao serviço prestado pelo seu ISP.

A solução proposta consiste numa aplicação que funcionará no computador ou smartphone do utilizador, um ou mais servidores destinados à obtenção dos vários parâmetros das medidas e um portal Web onde todos os dados são guardados e os utilizadores poderão obter os resultados das suas medidas. A informação geográfica fornecida pelo utilizador ou pelo recetor de GPS do telemóvel permitirá ainda gerar relatórios de dados agregados por ISP, região ou país.

 

Ficha do Projeto

Designação: uMeter - Plataforma Colaborativa de Monitorização da Qualidade de Serviço da Rede de Acesso à Internet

Acrónimo: uMeter

Áreas Tecnológicas:

> Engenharia de Computadores

> Engenharia Informática

> Engenharia das telecomunicações

Objetivo: Aferir a qualidade de serviço (QoS) de acesso à Internet, fornecido por um ISP numa região ou país, através da implementação de um sistema de medição. 


2. Enquadramento no COMPETE

2.1 Financiamento

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, o projeto uMeter promovido pela Ubiwhere, Lda envolve um investimento elegível de 261.510 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 198.474 mil euros.


2.2 Testemunho do promotor

   Rui Costa_uMeter 
     
Segundo Rui A. Costa, CEO, “para estarmos no patamar em que hoje nos encontramos, a realização do projeto só foi possível graças ao incentivo atribuído à Ubiwhere, Lda por parte do COMPETE. Este apoio veio demonstrar a viabilidade e fiabilidade do projeto e contribui em grande escala para o desenvolvimento de uma aplicação que vai chegar a um elevado número de pessoas e, ao mesmo tempo, vai-nos ajudar na obtenção de resultados concretos e objetivos para a melhoria contínua da plataforma em causa. Com este apoio podemos promover a investigação e desenvolvimento de que o projeto necessita, aliada à inovação e à dedicação de todas as pessoas envolvidas”.          

 

3. Descrição do Projeto


3.1 Âmbito

Nos dias de hoje, a Internet é parte integrante e essencial das nossas vidas, sendo impossível pensar no mundo e no futuro sem ela. Estar conectado passou a ser uma necessidade, mais do que um passatempo, e permite-nos muito mais do que a simples troca de mensagens, e-mails ou a navegação em páginas estáticas. Aplicações em tempo real, tais como streaming de vídeo e VoIP, e serviços de utilização intensiva da largura de banda, tal como acontece com a partilha de ficheiros P2P, requerem que os ISPs disponibilizem um acesso à Internet que dê garantias reais de que o serviço contratado oferece uma experiência de utilização condizente com as necessidades dos seus clientes.

As metodologias de medição da QoS no acesso à Internet fornecem garantias sobre a capacidade de uma rede, produzindo resultados comparáveis. Têm vindo a ser adoptadas devido à crescente preocupação e necessidade de responsabilização por parte dos reguladores de comunicações. A publicação dos resultados é também uma proposta de eficiência, que visa suprir as necessidades de confiabilidade por parte dos utilizadores comuns.

É porém necessário compreender o porquê de ainda nos dias de hoje se continuar a falar na Internet sem que haja uma clara noção, por parte de todos os envolvidos, de que os serviços são assegurados com sucesso e com o melhor desempenho possível. Cada vez mais, tem de se olhar para novas formas de assegurar uma qualidade de serviço que garanta que a mesma é adequada a cada tipo de tráfego e que os clientes ficam satisfeitos com os serviços prestados.

3.2 Objetivos


A plataforma de monitorização da QoS dos fornecedores de acesso à Internet a desenvolver, pressupõe a participação ativa de um utilizador comum de Internet interessado em avaliar um conjunto de métricas sobre o serviço disponibilizado pelo seu ISP.

O projeto uMeter tem como objetivos genéricos:

  • Disponibilização da funcionalidade de aferição de desempenho de rede em tempo real (“velocidade” de download e upload, traffic shaping, perda de pacotes, latência, jitter (variação na latência), entre outros);
  • Agregação dos resultados de teste para análise estatística;
  • Identificação unívoca do tipo de acesso (3G, LTE, ADSL, entre outros) e localização da realização do teste;
  • Comparação dos diferentes parâmetros da QoS medidos no acesso do utilizador, com o de outros prestadores de serviço;
  • Disponibilização de uma aplicação para desktop (Windows, MAC OS X e Linux) e smartphones (Android e iOS) que possibilite a realização dos testes de aferição da QoS do acesso à Internet.


3.3 Mais-valias do projeto


Este projeto tem como foco, tanto os reguladores do setor das comunicações de cada país como os utilizadores finais. A adesão à plataforma vem permitir:

  • Aumentar a fiabilidade dos dados de medição;
  • Apoiar a decisão do consumidor final, aquando da escolha do fornecedor de Internet;
  • Ser uma ferramenta valiosa para os reguladores de comunicações, que desta forma podem defender os interesses dos consumidores e aplicar as devidas/justas penalizações perante os fornecedores que estejam a infringir as regras contratuais de acesso à Internet.


3.4 Principais características

  • Plataforma Web de SelfCare e de Administração:

o    Perfis de acesso diferenciados;
o    Histórico de medições de uma ligação;
o    Possibilidade de comparação do histórico de uma ligação com serviços equivalentes por outros ISP na mesma área de acesso;

  • Mecanismo de identificação unívoca de um acesso à Internet;
  • Geração de relatórios estatísticos;
  • Aplicação para desktop (Windows, MAC OS e Linux) e smartphones (Android e iOS);
  • Aferição dos seguintes indicadores de rede:

o    Latência, jitter (variação na latência) e perda de pacotes;
o    Velocidade de download/upload;
o    Traffic shaping;
o    Tempo de acesso e carregamento de páginas Web.


4. Resultados esperados

O projeto uMeter QoS encontra-se em fase de desenvolvimento de uma plataforma que pretende agregar dados concretos e mensuráveis do acesso à Internet por parte de utilizadores comuns. Pretende-se que seja uma plataforma de medição destinada a reguladores de comunicações, que podem desta forma ter um maior controlo sobre o acesso à Internet em ambientes residenciais e, por outro lado, garantir aos utilizadores que os serviços contratados são respeitados, ajudando-os a fazerem escolhas mais assertivas aquando da escolha de serviços de Internet.


5. Links

 

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT , consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.