Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Conhece a plataforma Login>PT?

14.10.2013
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

É uma marca concebida pela ANETIE para promover o sector das TICE por via da divulgação das tecnologias made in Portugal, nomeadamente pela afirmação de Portugal como um potencial fornecedor de tecnologias.


Síntese

A missão do Login>PT é a promoção da internacionalização da atividade empresarial nacional do sector das TI, divulgando Portugal como polo tecnológico de referência. O Login>PT pretende assim agregar o que de melhor se faz em Portugal, ligando a máquina interna às necessidades do exterior.

Tem como objetivo afirmar Portugal como um fornecedor de excelência de tecnologias de informação, reforçando a sua capacidade de penetração nos mercados internacionais.

O Projeto

Designação do Projeto:     Promoção do Sector TICE        
Domínio de Intervenção: Internacionalização e Outros Factores de Competitividade para as PME
Área(s) de Intervenção: Promoção, divulgação e imagem de regiões e sectores
Área(s) de Projeto: Afirmação da imagem de Portugal e promoção internacional de regiões, sectores, clusters e pólos

Enquadramento

O Projeto “Promoção do Setor TICE” surge no seguimento do Aviso nº 02/SIAC/2011, com vista à promoção, divulgação e imagem de regiões e sectores, atuando no Domínio e Intervenção ao nível de “Internacionalização e Outros Factores de Competitividade para as PME”.

Promovido pela ANETIE e inserido na estratégia do Pólo das Tecnologias de informação, Comunicação e electrónica, este projeto foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC).

Envolveu um investimento elegível de cerca de 557 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 390 mil euros.

A decisão pelo desenvolvimento deste projeto surge como consequência de diversos estudos, entre os quais “Comportamento das Empresas Portuguesas de TI e Electrónica face à Internacionalização”, desenvolvido pela ANETIE e InovaRia.

Os principais insights retirados destas análises foram que Portugal tem:

  • um elevado potencial enquanto fornecedor de tecnologia de ponta, podendo estar posicionado enquanto player internacional;
  • uma fraca imagem internacional como fornecedor tecnológico.

A ANETIE propôs ultrapassar estes obstáculos através do desenho de uma estratégia de disseminação da plataforma Login>PT, marca desenvolvida pela associação, com vista a contribuir ativamente para a promoção deste Portugal tecnológico além fronteiras, contribuindo de forma positiva para a internacionalização do sector.

O projecto de “Promoção do Setor TICE” nacional, sendo na essência de disseminação, surge no sentido da afirmação de uma imagem forte e ativa, através da atuação da ANETIE em dois vectores distintos:

1. Divulgação do Projeto
2. Ações Promocionais
a. Ação de Promoção em Bruxelas
b. Ação de Promoção em São Paulo

De forma sucinta, a divulgação do projeto envolve todas as acções da ANETIE no sentido de comunicar e desenvolver awareness do projeto.

Por outro lado, as acções promocionais compreendem a participação da ANETIE em eventos promocionais em dois mercados de relevância internacional: Bruxelas e São Paulo, sendo considerados centros prioritários na Europa e América Latina, respectivamente.

Objectivos

1. Motivar os empresários para a importância da internacionalização como factor indutor da competitividade das empresas.

2. Potenciar o incremento da imagem das PME portuguesas como fornecedor de tecnologias nos mercados internacionais.


3. Estimular a curiosidade dos elementos decisores e influenciadores sobre as tecnologias portuguesas e o potencial das PME portuguesas como parceiros tecnológicos dos mercados internacionais.

4. Identificar canais de comunicação e de cooperação com esses mercados.

5. Apoiar, no geral, as empresas Portuguesas a fazer face aos desafios da competitividade global, facilitando o acesso aos mercados através da promoção da imagem das tecnologias portuguesas nesses mercados.


LOGIN>PT

Antes de iniciar a análise das atividades envolvidas neste projeto, é de suma importância a explicação do sujeito deste projeto – a plataforma Login>PT.

O LOGIN>PT É A PLATAFORMA QUE REÚNE UM GRUPO DE MAIS DE 100 EMPRESAS EUROPEIAS, MAIORITARIAMENTE ORIUNDAS DE PORTUGAL E ESPANHA, POSICIONADAS NO MERCADO INTERNACIONAL E RESPONSÁVEIS PELA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJECTOS INOVADORES E DIFERENCIADORES A NÍVEL MUNDIAL

Com a pretensão do contributo efectivo do incremento da imagem do sector tecnológico português além fronteiras, o Login>PT posiciona-se como um marca, projectando-se para o exterior como a plataforma de tecnologias de informação criadora de soluções inovadoras ao nível global.

Agrupa mais de 100 empresas
Conta com mais de 80.000 profissionais
Presente em mais de 100 países
Produz mais de 10 B€


O Login>PT surge como objecto principal deste projeto, sendo e entidade agregadora a mobilizar e o veiculo principal no processo de divulgação do sector das TICE português.

Atividades

O projeto Promoção do Setor foi sustentado na marca Login>PT, promovendo as tecnologias nacionais através de uma marca umbrella agregadora das mais inovadoras e relevantes organizações e soluções nacionais.

Com o objetivo de posicionar Portugal como um fornecedor tecnológico de destaque, conforme proposto na candidatura deste projeto, foram alinhavadas três tarefas distintas a ser realizadas durante o ano de 2012.

Este plano de acção visa a divulgação de um Portugal tecnológico e inovador, o que impacta directamente a forma como foi conduzida esta implementação.

A estratégia de condução deste projeto sustentou-se em três tarefas principais:

1. Divulgação do Projeto

2. Ações Promocionais
a. Ação de Promoção em Bruxelas
b. Ação de Promoção em São Paulo

-  Divulgação do projeto

O presente projecto envolveu a produção de material específico de divulgação da marca Login>PT, com vista à disseminação do projeto ao público em geral e às empresas do sector, em particular.
A estratégia de divulgação avançada pela ANETIE comportou um conjunto de esforços de marketing, sendo o mecanismo mais impactante a realização de um vídeo promocional.

  • Criação do vídeo promocional

    Foi escolhida a produção de um vídeo promocional da plataforma como principal forma de promoção do projeto.
    O vídeo pretende divulgar as soluções inovadoras desenvolvidas por empresas portuguesas, fazendo uso de uma linguagem simples e acessível e recorrendo a imagens de elevado impacto visual.
    Este vídeo foi desenvolvido com vista à sua exposição em todas as acções ANETIE, nacionais e internacionais, tendo sido já formalmente apresentado em diversos mercados: Portugal, Brasil, Bélgica, Moçambique, Angola, China e Espanha.

 
- Ações promocionais

O projeto de Promoção do Setor TICE nacional surge no sentido da afirmação de uma imagem forte e ativa, através da presença da ANETIE em Bruxelas e São Paulo* em duas grandes ações promocionais de tecnologia portuguesas.

Desta forma, pretendeu-se explorar e aprofundar o potencial tanto em São Paulo como em Bruxelas e reforçar a imagem nacional no mercado global como produtor de tecnologias de ponta, capitalizando sobre a presença da marca nos dois mercados seleccionados.

Se por um lado Bruxelas é um mercado institucional de suma importância no contexto europeu, São Paulo é, claramente, um dos pólos de negócio mais dinâmicos da América do Sul.

Assim, pretendendo colmatar quer a necessidade de reconhecimento institucional quer a procura por um contato direto com prospects, a selecção destes destinos apresentou-se como a mais correta.
Estas ações promocionais foram concretizadas através da produção de um evento em cada mercado, procurando distinguir o âmbito das duas acções.

Em ambos os casos foi assumida a condução do evento pela ANETIE, sendo aproveitado o momento para a divulgação do material desenvolvido para este efeito assim como procurar sensibilizar a plateia para a importância deste tipo de iniciativas.

Foi pretendida a criação de um ambiente informal, fomentando um contato mais próximo entre todos os participantes/convidados. A ANETIE apresentou as tecnologias de ponta desenvolvidas em Portugal, assim como os casos de sucesso de empresas e entidades portuguesas já internacionalizadas, procurando descrever Portugal como um bom parceiro tecnológico para o futuro.
Em cada ação, foi concretizado o esforço de mobilizar e garantir a presença de algumas empresas do universo Login>PT com presença direta em cada mercado, procurando estender o âmbito do projeto a uma aproximação efetiva do tecido empresarial português à indústria local.

  • Ação promocional em bruxelas

A primeira ação de promoção desenvolvida no âmbito deste projeto foi realizada em Bruxelas, no dia 6 de Novembro.

 
Esta acção, inicialmente pensada para Londres, foi realizada com vista à proximidade dos centros de decisão europeia.

Neste evento, que ocorreu no centro de Artes de Bruxelas “BOZAR”, compareceram importantes figuras políticas e decisores comunitários que abriram portas para que as empresas portuguesas TICE participem no vasto mercado das instâncias europeias que procura soluções tecnológicas de vanguarda.

Contando com perto de 70 participantes, a ação de divulgação em Bruxelas foi apresentada a uma plateia maioritariamente de cariz institucional. Deputados, membros da Comissão Europeia, elementos da Representação Permanente de Portugal junto da UE; AICEP; Agência de apoio à inovação e internacionalização das empresas da Catalunha (ACC1Ó) e diversas consultoras europeias são alguns dos órgãos presentes nesta apresentação.

Os diversos associados tiveram a possibilidade de conhecer os decisores locais assim como as oportunidades futuras quer no âmbito dos concursos quer dos grupos de trabalho constituídos que procuram novas soluções tendo-se estabelecido relações que podem resultar em importantes negócios futuros para as empresas portuguesas.
Apesar da grande concorrência mediática foi possível conseguir uma cobertura importante do evento junto dos media.

  • Ação promocional em São Paulo

O mercado Brasileiro tem-se desenvolvido substancialmente na última década. Assim, a par com a proximidade cultural e histórica, a facilidade na geração de negócios, a elevada receptividade a soluções tecnológicas e o seu posicionamento como principal mercado latino-americano, a atractividade deste mercado posiciona-o como um ponto de contato essencial para uma iniciativa desta natureza.

 
Com um perfil substancialmente mais comercial que o desenvolvido em Bruxelas, o evento de promoção em São Paulo foi realizado no dia 4 de Dezembro de 2012 e teve lugar na “VILA UBER”, no centro de um dos melhores bairros de S. Paulo.

Foram seleccionadas e convidadas organizações portuguesas com escritórios neste mercado por forma a divulgar as suas ofertas diretamente aos prospects locais.

Foi conseguida a presença de mais de 150 importantes representantes de grandes empresas brasileiras e de outras nacionalidades sul americanas.

O sector TICE português deixou um impressivo cartão de visita em S. Paulo tendo  sido fortemente elogiado por todos os presentes e os associados da ANETIE compareceram em grande número e estabeleceram importantes contactos para o futuro das suas empresas.


Indicadores

    Indicador          Meta indicada                Meta atingida             Observações                  
Total de empresas alvo do projeto  100  111 
 Foram envolvidas 111 empresas durante a duração do projeto.
PME alvo do projeto  95  108  Foi superada a meta de 95 empresas PMEs envolvidas neste projeto.
Ações de promoção e divulgação da imagem internacional  2  2  Foram realizadas duas ações de promoção, uma em São Paulo e outras em Bruxelas.
Mercados alvo  2  2  Os mercados alvo foram Brasil e Bélgica
Participantes em cada ação promocional  50  55
 Estiveram presentes 54 participantes na ação em Bruxelas e 57 na ação em São Paulo.
Novos contactos criados 10  47 Foram estabelecidos 47 novos contatos no âmbito das duas ações.

 
Empresas LOGIN>PT

As empresas associadas ao Login>PT são reconhecidas à escala planetária pelos seus casos de sucesso, empreendedorismo, identificação de oportunidades e seriedade na prossecução de objectivos sustentados nas diversas áreas de TI.

Fruto de um exaustivo estudo e levantamento de necessidades, a plataforma Login>PT apresenta-se com uma vasta transversalidade de soluções, que vão dos serviços de aeronáutica à educação, passando pela saúde, turismo, banca e seguros.

A reinvenção constante, a multidisciplinaridade e o perfil empreendedor dos seus associados fazem da oferta Login>PT uma referência mundial ao nível do saber especializado e da fiabilidade de soluções propostas.

O universo de empresas Login>PT aplica o seu know how e recursos na resposta à procura internacional, aproximando a identidade do sector TI das necessidades reais externas.

Dos inúmeros exemplos, destaque para os seguintes casos de sucesso e reconhecimento mundiais:

  • Sistema de redes interbancárias (SIBS)
  • Sistema de Tele-Portagem Via Verde (Brisa Inovação)
  • Sistema de Cartões Pré-pagos para telemóveis (PT – Inovação)
  • Sistemas de GPS (NDrive)
  • Sistemas de implementação de Call Centers (Altitude Software)
  • Passaporte Eletrónico Português (Vision Box)
  • Diversos softwares desenvolvidos para a NASA e Agência Espacial Europeia (Critical Software)

A generalidade dos membros Login>PT baseia grande parte do seu crescimento actual no negócio externo, assegurando o sucesso das suas iniciativas através de um  posicionamento estratégico em mais de 150 países do Mundo.

Promotor

A ANETIE - Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica representa mais de uma centena de empresas de referência do sector das Tecnologias de Informação, Comunicações e Electrónica (TICE).

É hoje reconhecidamente a associação nacional de referência nesta área, com uma actividade significativa também no universo associativo - Membro e Vice-Presidente da CIP com representação no Conselho Económico e Social, membro fundador do Polo Tecnológico e Competitividade TICE.pt, com assento no Conselho Director e diversos acordos e protocolos congéneres em outros países e regiões.

A ANETIE faz uso do seu extenso know how posicionando a sua atividade na internacionalização do setor e das empresas que o compõem, acumulando anos de atividades e ações desenvolvidas nos mais variados mercados externos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação