Síntese
A missão do Login>PT é a promoção da internacionalização da atividade empresarial nacional do sector das TI, divulgando Portugal como polo tecnológico de referência. O Login>PT pretende assim agregar o que de melhor se faz em Portugal, ligando a máquina interna às necessidades do exterior.
Tem como objetivo afirmar Portugal como um fornecedor de excelência de tecnologias de informação, reforçando a sua capacidade de penetração nos mercados internacionais.
O Projeto
Designação do Projeto: |
Promoção do Sector TICE |
Domínio de Intervenção: |
Internacionalização e Outros Factores de Competitividade para as PME |
Área(s) de Intervenção: |
Promoção, divulgação e imagem de regiões e sectores |
Área(s) de Projeto: |
Afirmação da imagem de Portugal e promoção internacional de regiões, sectores, clusters e pólos |
Enquadramento
O Projeto “Promoção do Setor TICE” surge no seguimento do Aviso nº 02/SIAC/2011, com vista à promoção, divulgação e imagem de regiões e sectores, atuando no Domínio e Intervenção ao nível de “Internacionalização e Outros Factores de Competitividade para as PME”.
Promovido pela ANETIE e inserido na estratégia do Pólo das Tecnologias de informação, Comunicação e electrónica, este projeto foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC).
Envolveu um investimento elegível de cerca de 557 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 390 mil euros.
A decisão pelo desenvolvimento deste projeto surge como consequência de diversos estudos, entre os quais “Comportamento das Empresas Portuguesas de TI e Electrónica face à Internacionalização”, desenvolvido pela ANETIE e InovaRia.
Os principais insights retirados destas análises foram que Portugal tem:
- um elevado potencial enquanto fornecedor de tecnologia de ponta, podendo estar posicionado enquanto player internacional;
- uma fraca imagem internacional como fornecedor tecnológico.
A ANETIE propôs ultrapassar estes obstáculos através do desenho de uma estratégia de disseminação da plataforma Login>PT, marca desenvolvida pela associação, com vista a contribuir ativamente para a promoção deste Portugal tecnológico além fronteiras, contribuindo de forma positiva para a internacionalização do sector.
O projecto de “Promoção do Setor TICE” nacional, sendo na essência de disseminação, surge no sentido da afirmação de uma imagem forte e ativa, através da atuação da ANETIE em dois vectores distintos:
1. Divulgação do Projeto
2. Ações Promocionais
a. Ação de Promoção em Bruxelas
b. Ação de Promoção em São Paulo
De forma sucinta, a divulgação do projeto envolve todas as acções da ANETIE no sentido de comunicar e desenvolver awareness do projeto.
Por outro lado, as acções promocionais compreendem a participação da ANETIE em eventos promocionais em dois mercados de relevância internacional: Bruxelas e São Paulo, sendo considerados centros prioritários na Europa e América Latina, respectivamente.
Objectivos
1. Motivar os empresários para a importância da internacionalização como factor indutor da competitividade das empresas.
2. Potenciar o incremento da imagem das PME portuguesas como fornecedor de tecnologias nos mercados internacionais.
3. Estimular a curiosidade dos elementos decisores e influenciadores sobre as tecnologias portuguesas e o potencial das PME portuguesas como parceiros tecnológicos dos mercados internacionais.
4. Identificar canais de comunicação e de cooperação com esses mercados.
5. Apoiar, no geral, as empresas Portuguesas a fazer face aos desafios da competitividade global, facilitando o acesso aos mercados através da promoção da imagem das tecnologias portuguesas nesses mercados.
LOGIN>PT
Antes de iniciar a análise das atividades envolvidas neste projeto, é de suma importância a explicação do sujeito deste projeto – a plataforma Login>PT.
O LOGIN>PT É A PLATAFORMA QUE REÚNE UM GRUPO DE MAIS DE 100 EMPRESAS EUROPEIAS, MAIORITARIAMENTE ORIUNDAS DE PORTUGAL E ESPANHA, POSICIONADAS NO MERCADO INTERNACIONAL E RESPONSÁVEIS PELA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJECTOS INOVADORES E DIFERENCIADORES A NÍVEL MUNDIAL
Com a pretensão do contributo efectivo do incremento da imagem do sector tecnológico português além fronteiras, o Login>PT posiciona-se como um marca, projectando-se para o exterior como a plataforma de tecnologias de informação criadora de soluções inovadoras ao nível global.
Agrupa mais de 100 empresas |
Conta com mais de 80.000 profissionais |
Presente em mais de 100 países |
Produz mais de 10 B€ |
O Login>PT surge como objecto principal deste projeto, sendo e entidade agregadora a mobilizar e o veiculo principal no processo de divulgação do sector das TICE português.
Atividades
O projeto Promoção do Setor foi sustentado na marca Login>PT, promovendo as tecnologias nacionais através de uma marca umbrella agregadora das mais inovadoras e relevantes organizações e soluções nacionais.
Com o objetivo de posicionar Portugal como um fornecedor tecnológico de destaque, conforme proposto na candidatura deste projeto, foram alinhavadas três tarefas distintas a ser realizadas durante o ano de 2012.
Este plano de acção visa a divulgação de um Portugal tecnológico e inovador, o que impacta directamente a forma como foi conduzida esta implementação.
A estratégia de condução deste projeto sustentou-se em três tarefas principais:
1. Divulgação do Projeto
2. Ações Promocionais
a. Ação de Promoção em Bruxelas
b. Ação de Promoção em São Paulo
- Divulgação do projeto
O presente projecto envolveu a produção de material específico de divulgação da marca Login>PT, com vista à disseminação do projeto ao público em geral e às empresas do sector, em particular.
A estratégia de divulgação avançada pela ANETIE comportou um conjunto de esforços de marketing, sendo o mecanismo mais impactante a realização de um vídeo promocional.
- Criação do vídeo promocional
Foi escolhida a produção de um vídeo promocional da plataforma como principal forma de promoção do projeto.
O vídeo pretende divulgar as soluções inovadoras desenvolvidas por empresas portuguesas, fazendo uso de uma linguagem simples e acessível e recorrendo a imagens de elevado impacto visual.
Este vídeo foi desenvolvido com vista à sua exposição em todas as acções ANETIE, nacionais e internacionais, tendo sido já formalmente apresentado em diversos mercados: Portugal, Brasil, Bélgica, Moçambique, Angola, China e Espanha.
- Ações promocionais
O projeto de Promoção do Setor TICE nacional surge no sentido da afirmação de uma imagem forte e ativa, através da presença da ANETIE em Bruxelas e São Paulo* em duas grandes ações promocionais de tecnologia portuguesas.
Desta forma, pretendeu-se explorar e aprofundar o potencial tanto em São Paulo como em Bruxelas e reforçar a imagem nacional no mercado global como produtor de tecnologias de ponta, capitalizando sobre a presença da marca nos dois mercados seleccionados.
Se por um lado Bruxelas é um mercado institucional de suma importância no contexto europeu, São Paulo é, claramente, um dos pólos de negócio mais dinâmicos da América do Sul.
Assim, pretendendo colmatar quer a necessidade de reconhecimento institucional quer a procura por um contato direto com prospects, a selecção destes destinos apresentou-se como a mais correta.
Estas ações promocionais foram concretizadas através da produção de um evento em cada mercado, procurando distinguir o âmbito das duas acções.
Em ambos os casos foi assumida a condução do evento pela ANETIE, sendo aproveitado o momento para a divulgação do material desenvolvido para este efeito assim como procurar sensibilizar a plateia para a importância deste tipo de iniciativas.
Foi pretendida a criação de um ambiente informal, fomentando um contato mais próximo entre todos os participantes/convidados. A ANETIE apresentou as tecnologias de ponta desenvolvidas em Portugal, assim como os casos de sucesso de empresas e entidades portuguesas já internacionalizadas, procurando descrever Portugal como um bom parceiro tecnológico para o futuro.
Em cada ação, foi concretizado o esforço de mobilizar e garantir a presença de algumas empresas do universo Login>PT com presença direta em cada mercado, procurando estender o âmbito do projeto a uma aproximação efetiva do tecido empresarial português à indústria local.
- Ação promocional em bruxelas
A primeira ação de promoção desenvolvida no âmbito deste projeto foi realizada em Bruxelas, no dia 6 de Novembro.
Esta acção, inicialmente pensada para Londres, foi realizada com vista à proximidade dos centros de decisão europeia.
Neste evento, que ocorreu no centro de Artes de Bruxelas “BOZAR”, compareceram importantes figuras políticas e decisores comunitários que abriram portas para que as empresas portuguesas TICE participem no vasto mercado das instâncias europeias que procura soluções tecnológicas de vanguarda.
Contando com perto de 70 participantes, a ação de divulgação em Bruxelas foi apresentada a uma plateia maioritariamente de cariz institucional. Deputados, membros da Comissão Europeia, elementos da Representação Permanente de Portugal junto da UE; AICEP; Agência de apoio à inovação e internacionalização das empresas da Catalunha (ACC1Ó) e diversas consultoras europeias são alguns dos órgãos presentes nesta apresentação.
Os diversos associados tiveram a possibilidade de conhecer os decisores locais assim como as oportunidades futuras quer no âmbito dos concursos quer dos grupos de trabalho constituídos que procuram novas soluções tendo-se estabelecido relações que podem resultar em importantes negócios futuros para as empresas portuguesas.
Apesar da grande concorrência mediática foi possível conseguir uma cobertura importante do evento junto dos media.
- Ação promocional em São Paulo
O mercado Brasileiro tem-se desenvolvido substancialmente na última década. Assim, a par com a proximidade cultural e histórica, a facilidade na geração de negócios, a elevada receptividade a soluções tecnológicas e o seu posicionamento como principal mercado latino-americano, a atractividade deste mercado posiciona-o como um ponto de contato essencial para uma iniciativa desta natureza.
Com um perfil substancialmente mais comercial que o desenvolvido em Bruxelas, o evento de promoção em São Paulo foi realizado no dia 4 de Dezembro de 2012 e teve lugar na “VILA UBER”, no centro de um dos melhores bairros de S. Paulo.
Foram seleccionadas e convidadas organizações portuguesas com escritórios neste mercado por forma a divulgar as suas ofertas diretamente aos prospects locais.
Foi conseguida a presença de mais de 150 importantes representantes de grandes empresas brasileiras e de outras nacionalidades sul americanas.
O sector TICE português deixou um impressivo cartão de visita em S. Paulo tendo sido fortemente elogiado por todos os presentes e os associados da ANETIE compareceram em grande número e estabeleceram importantes contactos para o futuro das suas empresas.
Indicadores
Indicador |
Meta indicada |
Meta atingida |
Observações |
Total de empresas alvo do projeto |
100 |
111
|
Foram envolvidas 111 empresas durante a duração do projeto. |
PME alvo do projeto |
95 |
108 |
Foi superada a meta de 95 empresas PMEs envolvidas neste projeto.
|
Ações de promoção e divulgação da imagem internacional |
2 |
2 |
Foram realizadas duas ações de promoção, uma em São Paulo e outras em Bruxelas. |
Mercados alvo |
2 |
2 |
Os mercados alvo foram Brasil e Bélgica |
Participantes em cada ação promocional |
50 |
55
|
Estiveram presentes 54 participantes na ação em Bruxelas e 57 na ação em São Paulo. |
Novos contactos criados |
10 |
47 |
Foram estabelecidos 47 novos contatos no âmbito das duas ações. |
Empresas LOGIN>PT
As empresas associadas ao Login>PT são reconhecidas à escala planetária pelos seus casos de sucesso, empreendedorismo, identificação de oportunidades e seriedade na prossecução de objectivos sustentados nas diversas áreas de TI.
Fruto de um exaustivo estudo e levantamento de necessidades, a plataforma Login>PT apresenta-se com uma vasta transversalidade de soluções, que vão dos serviços de aeronáutica à educação, passando pela saúde, turismo, banca e seguros.
A reinvenção constante, a multidisciplinaridade e o perfil empreendedor dos seus associados fazem da oferta Login>PT uma referência mundial ao nível do saber especializado e da fiabilidade de soluções propostas.
O universo de empresas Login>PT aplica o seu know how e recursos na resposta à procura internacional, aproximando a identidade do sector TI das necessidades reais externas.
Dos inúmeros exemplos, destaque para os seguintes casos de sucesso e reconhecimento mundiais:
- Sistema de redes interbancárias (SIBS)
- Sistema de Tele-Portagem Via Verde (Brisa Inovação)
- Sistema de Cartões Pré-pagos para telemóveis (PT – Inovação)
- Sistemas de GPS (NDrive)
- Sistemas de implementação de Call Centers (Altitude Software)
- Passaporte Eletrónico Português (Vision Box)
- Diversos softwares desenvolvidos para a NASA e Agência Espacial Europeia (Critical Software)
A generalidade dos membros Login>PT baseia grande parte do seu crescimento actual no negócio externo, assegurando o sucesso das suas iniciativas através de um posicionamento estratégico em mais de 150 países do Mundo.
Promotor
A ANETIE - Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica representa mais de uma centena de empresas de referência do sector das Tecnologias de Informação, Comunicações e Electrónica (TICE).
É hoje reconhecidamente a associação nacional de referência nesta área, com uma actividade significativa também no universo associativo - Membro e Vice-Presidente da CIP com representação no Conselho Económico e Social, membro fundador do Polo Tecnológico e Competitividade TICE.pt, com assento no Conselho Director e diversos acordos e protocolos congéneres em outros países e regiões.
A ANETIE faz uso do seu extenso know how posicionando a sua atividade na internacionalização do setor e das empresas que o compõem, acumulando anos de atividades e ações desenvolvidas nos mais variados mercados externos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação