Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ConstruKnowledge – Investigação e Desenvolvimento de um Sistema de Gestão do Conhecimento

07.04.2015
  • I&DT

Criar valor, colocando o conhecimento ao serviço do Negócio. Neste contexto, envolve a disseminação na rede internacional, a melhoria da qualidade da informação, a melhoria dos índices de qualidade e eficiência dos processos construtivos e a valorização e potenciação do Capital Humano da empresa.

Descrição das Empresas
O projeto ConstruKnowledge - Investigação e Desenvolvimento de um Sistema de Gestão do Conhecimento, foi desenvolvido pelas empresas co-promotoras Contacto, integrada na Sociedade de Construções Soares da Costa, por fusão, e pela VLM, com a participação da Create, do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Ciências e Tecnologia, formando deste modo uma equipa de cinco participantes.

Descrição do projecto
Projecto é designado de “Investigação e Desenvolvimento de um sistema de gestão de conhecimento para a Contacto / SDC”.

A equipa foi constituída pelos cinco participantes, com diferentes funções:

Negócio - Contacto / SDC
A Contacto/Sociedade de Construções Soares da Costa figura como co-promotor líder.
Esta empresa encontra-se inserida num dos maiores grupos do sector da construção e obras públicas em Portugal, relacionando-se e desenvolvendo actividade com centenas de clientes e fornecedores nas diferentes regiões em que opera e sempre pautando a sua actuação pela adopção de modernos sistemas de gestão.

Processos - VLM
O co-promotor VLM Consultores tem grande experiência na concepção, implementação e manutenção de sistemas de gestão da QAS.

A investigação e desenvolvimento de um modelo conceptual de Sistema de Gestão do Conhecimento aplicado ao sector da Construção e de plataformas tecnológicas para o seu suporte, com a possibilidade de usufruir da realização de um piloto e sua validação em ambiente real numa empresa como a Contacto/Sociedade de Construções Soares da Costa, constitui um desafio que não pôde ser negligenciado.

Tecnologia - Create
Face a uma anterior parceria de acompanhamento do processo de gestão documental e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de apoio à gestão de processos na Contacto, a Create apresentou uma proposta para o sistema de gestão do conhecimento da Contacto/SDC baseada em Microsoft Office SharePoint Server 2007.

Ciência – Instituto Superior Técnico e Faculdade de Ciências e Tecnologia
As áreas seleccionadas foram sendo testadas e desenvolvidas internamente com apoio e orientação científica, nomeadamente do IST na componente da gestão na construção, e da FCT na componente de preparação e integração para os futuros sistemas em ambiente BIM e na componente gestão do conhecimento organizacional.

Objetivos do projeto
O objectivo da gestão do conhecimento será criar valor, colocando o conhecimento ao serviço do Negócio. Através das actividades de gestão do conhecimento, incluindo a aprendizagem e a partilha do que é conhecido individualmente, promove inovação, realça as capacidades das organizações e melhora a performance em termos de redução de custos, reacção às necessidades dos clientes, sucesso de novos produtos e crescimento com a partilha dos mercados.

Devido à revolução das tecnologias da informação e aos avanços da Internet, o valor dos activos gerados pelo conhecimento foi largamente intensificado.

Para o efeito, entendeu-se que a investigação deveria satisfazer os seguintes objectivos genéricos:
- Disseminação na rede internacional;
- Melhorar o nível de informação aos vários níveis da organização;
- Melhoria dos índices de qualidade e eficiência dos processos construtivos;
- Valorização e potenciação do Capital Humano da Organização;
- Melhoria da competitividade por via de um melhor conhecimento a 360º da Organização.

Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto
O projecto desenvolveu-se através das seguintes actividades:

1. Estudos Preliminares - Diagnóstico situacional e estudo de modelo de Gestão do Conhecimento; estudo de tecnologia para indexação e extracção de informação; estudo de possibilidades de integração com sistemas de suporte ao negócio e avaliação sobre caching de conteúdos em localizações remotas.

2. Especificações Técnicas - Especificações técnicas do Modelo de Gestão do Conhecimento a implementar; definição conceptual e de arquitectura da plataforma tecnológica.

3. Aquisição e Desenvolvimento de Novos Conhecimentos e Capacidade para o Desenvolvimento - Aquisição de novos conhecimentos de indexação e extracção de informação (CAD e InfoPath); single Sign On entre aplicações On-Premises e aplicações na Cloud; sincronização de informação usando como intermediário a infra-estrutura da Cloud.

4. Desenvolvimento - Desenvolvimento de funcionalidades de suporte; desenvolvimento de portal do colaborador; desenvolvimento de funcionalidade de monitoria e aprovação electrónica; desenvolvimento de portal para fornecedores; desenvolvimento de interface rica de navegação e consulta; desenvolvimento de funcionalidade de caching de conteúdos em localizações remotas, e posterior sincronização com uma localização central.

5. Construção de Protótipos, Pré-Séries, Instalação Experimental/Piloto - Implementação de sistemas base; execução de protótipo para indexação e extracção, sincronização e integração; reengenharia / redesenho de processos de negócio; implementação de protótipos de funcionalidades e respectivos portais.

6. Testes e Ensaios - Desenvolvimento de procedimentos de teste e verificações do modelo; execução de testes e correcções; auditorias de verificação

7. Promoção e Divulgação de Resultados do projecto

Resultados obtidos
A gestão do conhecimento como infra-estrutura de um processo e a implementação de um sistema de gestão eficaz e eficiente de documentos com recurso a tecnologias baseadas na Web, permite ganhar vantagens competitivas, diversificação de serviços e janelas de oportunidade para novos negócios da organização.

Internamente, permite criar massa crítica promovendo a discussão sobre diferentes temáticas, troca de opiniões, partilha de informação, de conhecimentos e de experiências, auxiliando na tomada de decisão e conduzindo às melhores soluções.

Externamente, o projeto foi um dos projetos nomeado para o IDC CIO AWARDS 2011, tendo sido reconhecido o mérito pelo potencial da ideia.

O projeto foi também apresentado e submetido ao prémio produto inovação promovido pela Cotec-Unicer e prémios BES-Inovação.

Esta investigação permitiu ainda a redacção de uma tese de doutoramento (Serra, 2011) e um artigo científico publicados sobre este tema (Serra et al, 2012).

Relativamente à promoção e divulgação externa de resultados houve divulgação do projecto no Cluster Habitat 2011, em Setembro 11, na Ordem dos Engenheiros, foi efectuada uma apresentação na Universidade de Évora em Abril de 2012, bem como uma sessão aberta e um workshop no Auditório da Ordem dos Engenheiros, Região Sul, em 31 Outubro de 2012.

Apresentação Universidade de Évora

APRESENTAÇÃO DO CONSTRUKNOWLEDGE NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA EM 18.04.2012


WORKSHOP SOBRE A PLATAFORMA CONSTRUKNOWLEDGE APLICADA A OBRAS DO PARQUE ESCOLAR REALIZADO EM 31.10.2012 NA ORDEM DOS ENGENHEIROS, LISBOA

Apoio
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, na vertente de Co-promoção o projeto envolveu um investimento elegível de €621.799,44 o que correspondeu a um incentivo FEDER de €360.477,77.


Testemunho
Segundo Martins Correia, um dos coordenadores responsáveis pela SDC, este projecto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a criação de uma equipa e projecto de referência, cujo trabalho tem vindo a ser continuamente reconhecido.