A Amorim Revestimentos definiu que a melhor estratégia passa pela introdução no mercado de produtos inovadores e de elevada qualidade, que permitam a valorização da cortiça, sendo esse o principal objetivo do projeto ”ecoFloor”.
Assim sendo, o projeto tem como principal objetivo o aumento do portfólio da empresa, pela via de inovação tecnológica que permita a produção de novas referências de revestimentos em cortiça.
Deste modo, os investimentos propostos vão no sentido de cumprir os objetivos delineados, uma vez que irão permitir a produção de um novo tipo de revestimentos, que apresentam inegáveis vantagens quando comparados com os revestimentos tradicionais. De facto, a solução em PVC, comercialmente designada de HPS (High Performance Surface), constituiu uma clara desvantagem para a cortiça, enquanto produto eco eficiente, particularmente no que diz respeito aos processos de tratamento em fim de vida.
É também de salientar que ao nível visual, estes novos revestimentos permitem manter o aspeto natural da cortiça, ao contrário do PVC que lhe induz um aspeto plastificado, sendo de destacar a possibilidade de utilizar a própria superfície do revestimento como suporte de texturas diversas por meio de compressão, sem a necessidade adicional de tratamento na superfície deste. Este facto permite não só uma maior eficiência no processo de fabrico como garante a possibilidade de incorporar uma maior variedade de visuais na oferta da empresa.
De facto, esta nova gama de produtos acarreta vantagens de ecoeficiência e de flexibilidade, ao mesmo tempo que garante o mesmo nível de performance em termos de resistência mecânica e à abrasão, relativamente ao revestimento tradicional com acabamento em PVC.
Adicionalmente são de referir os impactos positivos em termos de eficiência energética, uma vez que a utilização do acabamento em Hot Coating, no seu processo de cura, não necessita de qualquer tipo de fonte de energia e o processo de aplicação é muito mais simples do que os processos de acabamento tradicionais, apesar de exigir equipamentos específicos.
|