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Criação da Marca "HRP" - Hotéis Rurais de Portugal

01.04.2015
  • Acções Colectivas

Desenvolvimento de um conceito forte, global, com efeito unificador que promova e dinamize o Sector do Turismo em “Hotel Rural”. Tendo por base propostas de cultura, romance, animação, saúde, desporto e descanso e oferecendo serviços de elevada qualidade.

Logo HRP
Logo HRP

Entidade promotora
A AHRP - Associação dos Hotéis Rurais de Portugal, é uma associação sem fins lucrativos que, tem por missão a qualificação e promoção da rede de Hotéis Rurais em Portugal, potenciando assim o valor turístico de cada região.

Neste contexto, a Associação tem pela frente os seguintes desafios:


• Aumentar a taxa de ocupação dos Hotéis Rurais;
• Qualificar e aumentar o número de postos de trabalho existentes nos Hotéis Rurais;
• Facilitar a negociação com os operadores turísticos, parceiros e clientes, na promoção de uma oferta global;
• Coordenar todo o processo de organização e sistematização do produto e dos preços no sentido de levar a cabo, com sucesso, as negociações entre operadores, clientes e hoteleiros, dinamizando canais de distribuição, incentivando formas de promoção;
• Criar para todos os intervenientes um ponto central de contacto para reservas e ações promocionais, servindo de interlocutor entre os turistas e os hotéis rurais e na informação complementar das potencialidades existentes;
• Criar um caminho convergente dos Hotéis Rurais, fornecendo linhas orientadoras para a uniformização da imagem e da qualidade do produto e da sua diversificação, criando-se assim a marca ‘Hotel Rural’.

Enquadramento
A AHRP como associação, para além da preservação e conservação do património e da qualificação hoteleira e recursos humanos, tem, no seu programa, como um dos principais objetivos, a criação da marca ‘Hotel Rural’.

Turismo em “Hotel Rural”

O turismo em Hotel Rural pode ser definido como o turismo realizado em empreendimento de turismo no espaço rural que, pela sua traça arquitetónica e materiais de construção, respeita as características dominantes da região onde está implantado, podendo instalar-se em edifícios novos que ocupem a totalidade de um edifício ou integrem uma entidade arquitetónica única e respeitem as mesmas características.

O Hotel Rural tem-se revelado um segmento de elevado potencial, encontrando-se atualmente em fase de grande crescimento em Portugal, porém, a realidade reflete a necessidade de se pensar e estruturar este tipo de turismo de forma dinâmica, nomeadamente promovendo-a a nível internacional.

Característica do cliente

Este segmento tem como cliente tipo a população ativa, em férias de faixa etária não muito elevada.
Identificamos que o turismo rural é um refúgio para as pessoas que querem uma "folga" da tensão das grandes cidades, tem entre 30 e 45 anos, são casados, tem filhos, nível superior e deslocam -se entre 150 a 300 km para desfrutarem do turismo rural.

Verifica-se ainda que as viagens são de curta duração e as pessoas além de apreciarem a gastronomia têm elevada consciência da valorização da cultura de cada região.

Projeto
Com este projeto, pretende-se promover e dinamizar o Sector do Turismo em “Hotel Rural”, incentivando portugueses e estrangeiros, em negócios ou em lazer, a fazerem “short breaks” tendo por base propostas de cultura, romance, animação, saúde, desporto e descanso, oferecendo serviços de elevada qualidade que promovem o bem-estar em “Hóteis Rurais”, tirando proveito das diferentes tecnologias de informação e dos mais recentes meios de comunicação.

Apoio COMPETE
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas, o projeto envolveu um investimento elegível de 563 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 394 mil euros.

Objetivos

• Criação de condições e um ambiente favorável à melhoria da cooperação e interligação entre os diversos operadores na hotelaria rural;
• Encontrar um caminho comum entre os hoteleiros que, consequentemente, permitiu a transferência e apropriação do conhecimento em benefício das empresas do sector – Hotéis Rurais;
• Criação de uma rede de Hotéis Rurais, devidamente estruturada, sustentável, inovadora e profissional, capaz de tirar partido de sinergias, criando fatores dinamizadores e de capitalização do empreendedorismo com vista à maior e melhor penetração dos Hotéis Rurais nos mercados externos;
• Criação da marca – Hotel Rural – através do desenvolvimento de um conceito forte, global, com efeito unificador e interativo dos hoteleiros do sector, permitindo a diversificação da oferta hoteleira, mas, simultaneamente, uniformizando qualitativamente a oferta, levando assim, ao surgimento de uma rede de cooperação entre os Hotéis Rurais;
• Investimento na procura de mercados externos, nomeadamente através da prospeção de mercados, participação em certames, opinion makers, divulgação do produto – Hotel Rural - nomeadamente nos mercados: BRASIL, FRANÇA, HOLANDA, DINAMARCA e ALEMANHA;
• Introdução de tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente através da conceção de um portal “Hotel Rural” e ainda de aplicações móveis (mobile advices), que permitirá, ao utilizador, em qualquer lugar, em qualquer momento, o perfeito conhecimento de todas as regiões envolvidas no projeto, quer ao nível do património cultural, histórico e arquitetónico, quer ao nível da tipologia de oferta disponível. Estes elementos TIC, permitirão ainda o feedback de clientes e a geração de chats.

Mudança de paradigma
Os Hotéis Rurais são vistos na sua grande generalidade como o parente pobre da hotelaria nacional. É neste sentido, que se pretende atribuir um novo caracter e um novo perfil a um sector responsável por deter parte significativa daquele que é o nosso património cultural, histórico e arquitetónico.

Neste contexto, só com um produto turístico diferente e inovador, gerido eficazmente por uma associação com perfil profissional em representação dos seus associados, o sector dos hotéis rurais poderá ter sucesso num mercado tão agressivo como o atual.

Não basta colocar um produto no mercado. É imprescindível que seja diferenciador da concorrência, capaz de ser apresentado ao mercado externo com vigor e que estimule a atração do destino Portugal e das suas Regiões.

Não obstante a imprescindibilidade destes fatores, torna-se igualmente importante a preparação a montante da promoção e divulgação da marca “Hotel Rural”. É absolutamente necessária a correta infraestruturação dos hotéis enquanto espaços de cultura e lazer, é imprescindível a formação dos recursos humanos, a criação de uma marca unificadora a cooperação entre hoteleiros e o desenvolvimento de ações que contribuam para atingir padrões de maior qualidade no turismo, melhorando os fatores de competitividade das empresas, estimulando a utilização de modernas formas de gestão turística e melhor acesso à informação, o que conduzirá a ganhos de eficiência e qualidade.

Atividades desenvolvidas e em desenvolvimento

- Plataforma de Roteiros Turísticos, para planeamento, gestão e promoção das atividades dos hotéis, do seu património e de toda a sua envolvência;
- Conceção e criação do portal “Hotéis Rurais”, incluindo Página WEB institucional, por forma a assegurar a estreita relação entre os diversos hotéis e a demonstração das disponibilidades dos Hotéis Rurais como um todo;
- Criação de aplicações móveis (mobile advices) por forma a permitir um acesso mais flexível à informação relativa aos Hotéis Rurais;
-Inovação e qualidade na gestão e nos processos de trabalho.

Desta forma, o permanente contacto eletrónico entre clientes, fornecedores e distribuidores, são um ponto-chave desta iniciativa, alterando os anteriores e obsoletos padrões de comunicação e de informação dos Hotéis Rurais.

A tecnologia afeta a esta candidatura, permitiu a criação de novos produtos capazes de, inquestionavelmente, dinamizar e facilitar o acesso ao turismo no Hotel Rural.

Resultados e Impacto do projeto
O turismo tem uma importância verdadeiramente estratégica para a economia portuguesa em virtude da sua capacidade em criar riqueza e emprego. Trata-se de um sector em que Portugal pode tirar vantagens competitivas claras face à grande maioria dos países Europeus.

No entanto, no que diz respeito ao turismo rural em particular surgiu a absoluta necessidade de definir linhas orientadoras para criação de um turismo rural, em concreto – Hotéis Rurais”, sustentável e de claro valor acrescentado.
O atual projeto tem uma natureza coletiva, pois os resultados produzem efeitos públicos, nomeadamente sociais, económicos, culturais, paisagísticos e arquitetónicos tanto ao nível nacional, regional e sectorial.
 De entre eles é de salientar os seguintes:
-Grande impacto económico, uma vez que o aumento do turismo em hotel rural é praticado fora dos grandes centros urbanos e com a sua implantação e dinamização, atrai para as regiões onde se insere outros investimentos;
- Maior desenvolvimento económico em sectores como a gastronomia, eventos culturais e desportivos, comércio tradicional, serviços, transportes, etc.;
-Aumento das receitas turísticas por via do crescimento do turismo em hotel rural;
-Captação de fluxos turísticos para Portugal que se traduzirá num maior n.º de receitas;
-Valorização do património arquitetónico e cultural de Portugal (serão requalificados diversos estabelecimentos hoteleiros, definidas rotas culturais e paisagísticas, fazendo-se a integração dos diversos pontos de interesse existentes em cada região);
-Requalificação das zonas de implantação dos hotéis rurais e diminuição da desertificação de regiões mais desprotegidas;
-Valorização da Imagem Portugal além-fronteiras, nomeadamente nos mercados-alvo associados a este projeto;
-Aumento da taxa de emprego, por via da necessidade de criação dos postos de trabalho, dado o aumento do volume de serviço turístico nos hotéis rurais;
Em suma o atual projeto contribuirá para o saldo positivo da balança turística, para tornar Portugal mais competitivo.
A demonstração e disseminação dos resultados serão feitas, pela AHRP de uma forma realista, prática e sistematizada. Para a sua concretização, far-se-á recurso aos seguintes métodos e instrumentos:
 • Organização de conferências e seminários dedicados ao turismo em hotel rural;
 • Inquéritos de opinião;
 • Durante o projeto, serão selecionados, para além dos hotéis rurais, outros parceiros como agentes turísticos, potenciais utilizadores dos serviços tecnológicos e estudos desenvolvidos e sobretudo potenciais clientes, com o objetivo de promover em larga escala o produto inovador e a marca “Hotel Rural” que nos propomos criar, onde será feita uma primeira avaliação pelos utilizadores, que será útil na otimização do sistema, nomeadamente da plataforma, site e portal.
Testemunho
Na qualidade de Presidente da Associação de Hotéis Rurais de Portugal – AHRP, João Monteiro pensa que o projeto desenvolvido para a criação da marca “Hotéis Rurais de Portugal” foi sem dúvida alguma uma mais-valia para todos os hotéis rurais associados e para o turismo rural em Portugal.
“Permitiu-nos criar uma rede de alojamentos de grande qualidade e uma rede de comunicação entre cada um e com o cliente final. Juntamos agora os hotéis rurais numa única plataforma de reservas online que temos vindo a promover e a divulgar quer em Portugal quer nos mercados selecionados para ações de internacionalização. Este projeto permitiu-nos divulgar o turismo rural português e Portugal além-fronteiras, coisa que nos seria impossível sem este projeto dado os montantes de investimento em causa. Portugal e os Hotéis Rurais de Portugal, desconhecidos até então ganham agora outra notoriedade junto dos mercados alvo de internacionalização através da participação em cinco grandes feiras de turismo e respetivas ações de prospeção e promoção. É ainda nosso objetivo alargar a promoção internacional dos Hotéis Rurais de Portugal e outros alojamentos do TER  a outros mercados, tais como Inglaterra, E.U.A., Europa do Norte e Leste, Canadá e Países de Expressão Portuguesa (Angola, Moçambique, etc.).
Mais ainda quero demonstrar o meu agradecimento sincero ao COMPETE e ao Turismo de Portugal pela oportunidade concedida à Associação e ao Turismo Rural, esperando que de futuro esta colaboração possa ser permanente e vantajosa para todos”.