Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

De Portugal para a Colômbia

23.01.2015
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

De 27 a 29 de janeiro, quatro empresas têxteis Portuguesas marcam presença  na feira da América Latina Colombiatex. Fimatex, Global Fios, Idepa e Ribera são as quatro empresas que rumam em direção à Colômbia com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal apoiado pelo QREN.

FROM PORTUGAL
FROM PORTUGAL

Organizada pela Inexmoda, a Colombiatex de las Américas realiza-se na Plaza Mayor, em Medellín, cidade reconhecida pelo seu dinamismo económico e cultural. 

Desde 2011 que o mercado sul-americano, com especial destaque para a Colômbia, tem estado nas prioridades do projeto FROM PORTUGAL e em 2015 não é exceção. A Colombiatex apresenta-se como a plataforma perfeita para os produtores de matérias-primas que querem conquistar o mercado da América Latina. 

Pela primeira vez na Colombiatex, a Global Fios considera a sua participação relevante, pois a feira é uma das mais importantes da zona geográfica. Em relação às expetativas, «estas são positivas, pois pensamos poder levar connosco mais-valias em termos de produtos inovadores que serão bem aceites por este mercado em crescimento», declara Ricardo Silva, gerente da empresa. 

Também a Idepa, estreante neste mercado, procura alargar o seu diâmetro de atuação e abrir portas a «países além da europa, nomeadamente no mercado sul-americano», como afirma Ana Paula Pires, responsável de marketing da empresa. 

A Fimatex vai apresentar-se na Colômbia pela primeira vez com a sua coleção de fios para malhas circulares, tecelagem, fiação e collants.

A Ribera, um expositor habitual no certame, regressa com o seu agente para consolidar a posição no mercado no que diz respeito a rendas e bordados para a indústria de confecção de vestuário e têxteis lar. 

A feira dispõe de 9600 m2 de exposição comercial e conta com a presença de cerca de 500 expositores. A Colombiatex apresenta um conceito inovador, pois considera que estamos perante uma época de mudanças, onde a moda se deve reinventar ao ritmo do progresso.

A edição anterior contou com aproximadamente 26000 visitantes, o mesmo número esperado para 2015. 

A participação das empresas portuguesas na Colombiatex, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 87 ações internacionais que decorrem nos anos 2014/2015, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de cerca de 12 milhões de euros.