Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

DEEC – Dinamização da Eficiência Energética e da Cogeração

04.11.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, este projeto visou a promoção da cogeração como a tecnologia mais eficiente na produção de energia elétrica. Simultaneamente quantificaram-se as vantagens técnico-económicas decorrentes da produção de energia elétrica em cogeração e do impacto que a cogeração possui em termos de minimização dos custos de energia.

1. Enquadramento

Em 2009 a COGEN Portugal – Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração apresentou uma candidatura ao COMPETE para realização do projecto DEEC – Dinamização da Eficiência Energética e da Cogeração.

Aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto teve a duração de 10 meses, com início a 15 de Janeiro 2009 e término a 15 de Novembro 2009.

O projeto envolveu um investimento elegível de 99 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 69 mil euros.

DEEC

> Testemunho do Promotor

"O apoio do COMPETE contribuiu para o desenvolvimento de ferramentas que permitiram, por um lado promover a cogeração como sendo a solução tecnológica mais eficaz na produção de eletricidade com melhor eficiência energética, e por outro facilitar a comunicação com os Associados e restantes players com interesses nesta atividade."

Paula Prata, Vogal da Comissão Executiva

2. Âmbito e objetivos

O sector energético e, em particular, a eficiência energética potenciam a criação de emprego técnico altamente qualificado, nomeadamente, a nível das empresas de consultoria, projectistas, instaladores, empresas de manutenção e pessoal residente nas próprias centrais de cogeração que asseguram a exploração das mesmas.

Assim, e tendo em consideração uma das linhas de intervenção do PNAEE – Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, pretendeu-se desenvolver actividades destinadas a identificar, quantificar, valorar o contributo, potenciar oportunidades e disseminar a cogeração com actuação de eco-eficiência nos seus sectores de consumo colectivo, desde logo, abrangendo a nível nacional cerca de 50% do consumo de energia, indústria e serviços.

Este projeto teve como principal objectivo a promoção da cogeração, entendida como a produção combinada de energia eléctrica e térmica a partir de uma mesma fonte de energia primária (renovável ou fóssil), como a tecnologia mais eficiente na produção de energia eléctrica. Simultaneamente, pretendeu-se quantificar, a nível do consumidor final, as vantagens técnico-económicas decorrentes da produção de energia eléctrica em cogeração e do impacto favorável que a cogeração possui em termos de minimização dos custos de energ...

A Carregar...