No âmbito do Projeto apoiado pelo COMPETE "Estrate-Ria" foi realizado o Estudo Prospetivo Setorial do Setor TICE em Portugal.
Este Estudo tem como objetivo identificar áreas prioritárias, oportunidades e orientações estratégicas para as empresas do setor TICE em Portugal.
Tendo em conta a sua natureza, missão e experiência, a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) foi a entidade selecionada pela Inova-Ria para a realização deste trabalho.
No âmbito do presente Estudo, foram focados três subsetores TICE:
• Telecomunicações: envolve desde a indústria de cabos e fabricantes de aparelhos e equipamentos para comunicações (incluindo equipamentos de transmissão e telemóveis) até operadores de telecomunicações e empresas que lhes prestam suporte;
• Eletrónica e Hardware: engloba empresas de fabrico de equipamentos como computadores, servidores, sistemas de armazenamento, entre outros;
• Sistemas de Informação: abrange as empresas de software e de desenvolvimento de sistemas de informação e empresas de consultoria em sistemas de informação e soluções empresariais.
Para tal foram identificadas as principais tendências tecnológicas globais e áreas prioritárias a nível europeu relativas aos três subsetores considerados, apresentando no último capítulo um conjunto de apostas estratégicas e recomendações para o setor.
Para aceder ao sumário executivo e principais conclusões em língua inglêsa e à versão Integral do Estudo clique nos links abaixo.