Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Documentário da Universidade de Aveiro galardoado com uma menção honrosa na 20.ª edição do CineEco

23.10.2014
  • Ciência e Conhecimento , Compete

Produzido e realizado pela Universidade de Aveiro, com o apoio do COMPETE, o documentário "A Ria por Dentro" revela aspetos da biodiversidade da Ria de Aveiro. foi galardoado com uma menção honrosa na categoria Lusofonia na 20.ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Projeto “Do Ar à Água”
Projeto “Do Ar à Água”

O documentário "A Ria por Dentro", cuja filmagem e montagem foi feita pela Universidade de Aveiro (UA), foi galardoado com uma menção honrosa na categoria Lusofonia na 20.ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela que, de 11 a 18 de outubro, colocou a concurso o que de melhor o cinema mundial tem produzido sobre o ambiente e a preservação da natureza.


"A Ria po Dentro" em destaque

O documentário "A Ria po Dentro", um dos quatro documentários produzidos e realizados pela UA (Universidade de Aveiro), numa colaboração entre Departamento de Biologia/CESAM, STIC-audiovisuais e IDAD, no âmbito do projeto "Do Ar à Água", recebeu da 20.ª edição do CineEco uma menção honrosa na categoria Lusofonia.


Financiados pela Agência Ciência Viva e o COMPETE, aponta Ana Maria Rodrigues, bióloga da UA e responsável pelo projeto juntamente com o biólogo Victor Quintino, "os quatro documentários, têm como objetivo dar a conhecer aspetos sobre a biodiversidade, em particular da Ria de Aveiro, zona húmida de beleza paisagistica única no País, e pretendem sensibilizar para a necessidade da gerir de forma equilibrada os recursos naturais da Ria de modo a não por em causa o seu património natural".

O festival CineEco contou com 75 filmes em competição (curtas, médias e longas metragens), oriundos de 24 países. Na competição internacional foram exibidas 14 longas-metragens que abordaram temáticas relacionadas com a questão nuclear, utopia na arquitetura, dureza da vida nos mares da Galiza, contaminações radioativas, fúrias da natureza e meandros dos mercados de crédito de carbono, entre outras.

 

Foram mais de 6 mil espetadores que passaram pelas salas do CineEco, que se realizou na Casa Municipal da Cultura de Seia nesta semana de 11 a 18 de Outubro. A adesão de espetadores foi efectivamente muito significativa e em crescente, relativamente a edições anteriores, tendo em conta a frequência dos públicos escolares e público em geral. Estes números revelam que o festival já criou o seu público e vai fazendo o seu caminho de afirmação como grande acontecimento cinematográfico, de natureza cultural e ambiental no interior do país.

Foram mais de 6 mil espetadores que passaram pelas salas do CineEco, que se realizou na Casa Municipal da Cultura de Seia na semana de 11 a 18 de Outubro. A adesão de espetadores foi efectivamente muito significativa e em crescente, relativamente a edições anteriores, tendo em conta a frequência dos públicos escolares e público em geral. Estes números revelam que o festival já criou o seu público e vai fazendo o seu caminho de afirmação como grande acontecimento cinematográfico, de natureza cultural e ambiental no interior do país.

 

Os cinco documentários podem ser visualizados na íntegra (siga os links).

 

Para conhecer alguns dos projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, consulte o menu "Áreas/Os Projetos que Apoiamos".