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Douro Estrela - In Tourisme

02.12.2013
  • Acções Colectivas

Aproveitar as características únicas e transversais do território, e com o auxílio de ferramentas inovadoras pretende-se alavancar sectores de atividade diferenciadores e com grande potencial de crescimento.

Douro e Estrela – In Tourism

O NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda e a Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes - AETUR promovem o projeto “Douro e Estrela – In Tourism”, que conta com o apoio do COMPETE no âmbito das Ações Coletivas apresentou um investimento elegível de 452 mil euros correspondendo a 316 mil euros de apoio FEDER.

Para o coordenador do projeto, Álvaro Estêvão, “os apoios do COMPETE têm vindo a ser determinantes na geração de dinâmicas de desenvolvimento económico nas regiões envolvidas neste projeto, em especial na mobilização e cooperação entre variados agentes económicos aqui existentes, bem como na promoção externa dos seus produtos em mercados de elevado potencial, abrindo assim novas janelas de oportunidade às micro e pme´s deste território”.

Objetivos

O objetivo primordial do projeto passa por elevar os níveis de competitividade das empresas (especialmente micro e PME’s), através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais.

A promoção externa do território de intervenção (Douro, Alto Trás-os-Montes, Serra da Estrela e Beira Interior Norte) e dos seus sectores de atividade assenta em três linhas estratégicas para alavancar o desenvolvimento regional:

  • a gastronomia e os vinhos,
  • o touring cultural e paisagístico
  • e o turismo de Natureza.

Estruturar a oferta turística do território, desenvolver estratégias eficazes de marketing e de promoção e aumentar os impactos económicos são alguns dos objetivos estratégicos que se inscrevem na matriz do «Douro e Estrela – In Tourism».

Iniciativas

Para o cumprimento de tais objetivos encontra-se programado um conjunto de atividades com vista a promoção internacional e consequente penetração nos mercados externos.

Das iniciativas levadas a cabo no âmbito desta iniciativa, merecem destaque a visita de um grupo de prescritores internacionais ao território de intervenção do projeto e, ainda, uma ação de promoção fora de portas, voltada para o mercado norte-americano.

Ações do projeto |Desenvolvidas

Press Trip às regiões do Douro e da Beira Interior
Em junho, a convite do “Douro e Estrela – In Tourism”, um grupo de 25 prescritores oriundos de 11 países, visitou as regiões do Douro e da Beira Interior.

O grupo constituído por opinion makers do sector do turismo e das atividades económicas, jornalistas, bloggers, operadores turísticos e importadores, teve a oportunidade de conhecer as particularidades das regiões do Interior Centro e Norte de Portugal.

Almoço Medieval

A divulgação do sector turístico e da produção de produtos típicos (como vinho, queijo, doces, enchidos, etc.) foi uma constante ao longo da Press Trip promovida pelo “Douro e Estrela – In Tourism”.

Em resultado desta visita, foram publicados nos diferentes meios de comunicação, diversos artigos sobre as regiões visitadas, num substancial contributo para a promoção internacional das regiões envolvidas neste projeto.  

Missão Transatlântica
Em setembro, uma comitiva partiu com destino aos Estados Unidos da América para despertar o interesse dos principais mercados emissores de turistas.

Esta missão incluiu ações de promoção nas cidades de Nova Iorque, Washington e Newark para consolidar a imagem do território Douro e Estrela, através dos seus produtos turísticos prioritários (Touring Cultural, Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos).

Newark | Prova de produtos

Durante esta ação técnica, houve encontros com mais de 30 operadores turísticos interessados no binómio Gastronomia e Vinhos, nos Patrimónios da Humanidade, na História, no Judaísmo, nas Aldeias Históricas e nas Aldeias Vinhateiras.

O “Douro e Estrela – In Tourism” aproveitou essas reuniões para apresentar propostas de circuitos turísticos e encontrar parceiros interessados em comercializar produtos da fileira agro-alimentar (como vinhos, azeites ou enchidos).

A recetividade às propostas comerciais foi bastante positiva, notando-se um claro interesse no turismo de Natureza, observação de aves, biodiversidade, turismo rural, arqueologia e acolhimento turístico em alojamento familiar.

Ainda foram feitas reservas para três grupos de turistas, que visitarão o Douro e a Estrela em 2014, e ficou o compromisso de uma adaptação temporal dos programas turísticos comercializados nos EUA, nomeadamente no que diz respeito ao tempo de permanência. Por outro lado, também se estabeleceram contactos comerciais nas áreas das compotas e do Vinho do Porto.

Ações do projeto |a desenvolver

No âmbito deste projeto encontra-se previsto para o ano de 2014, entre outras iniciativas, uma participação numa feira de vinhos em Inglaterra e a vinda novamente de prescritores, nomeadamente importadores e operadores turísticos, ao território de intervenção deste projeto.