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E se os sapatos portugueses se transformassem num livro?

12.11.2014
  • Acções Colectivas

Hoje, dia 12 de novembro, pelas 18 horas, na Casa Serralves, no Porto, a APICCAPS dá mais um passo na consolidação da imagem do calçado nacional, lançando o álbum “Portuguese Soul”.

Editado pela APICCAPS, a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos, o livro “Portuguese Soul” é um contributo para a divulgação mundial da indústria de calçado e da moda nacional, posicionando Portugal como uma referência de design mundial.
 
Num contexto global, em que a indústria de calçado nacional exporta 95% da sua produção para 150 países, a promoção de uma imagem de excelência é fundamental para a afirmação da reputação internacional do sector e tem constituído uma das principais missões da APICCAPS com um forte apoio e reconhecimento das políticas públicas.

Nos últimos anos, de forma mais vincada, a Associação definiu uma campanha de comunicação e posicionamento de imagem do calçado português nos mercados externos, com o apoio do Programa Compete. Desde o início desta ofensiva promocional nos mercados externos, em 2009, as exportações de calçado aumentaram mais de 50% (atingindo 1.735 milhões de euros em 2013) e o preço médio do calçado português é hoje o segundo mais elevado do mundo (cresceu sensivelmente 20% nesse período para 23,45€). Em 2014, o setor de calçado deverá voltar a atingir um novo recorde das exportações.

Um dos elementos centrais de toda a campanha de comunicação integrada e com uma nova segmentação, com acções dirigidas a profissionais, público em geral, comunicação social da especialidade e líderes de opinião, tem assentado na definição, produção e publicação de editoriais de moda em revistas de referência de todo o mundo, que constituem a expressão do talento de produtores e criadores da moda portuguesa.

Com a designação “Portuguese Soul”, estes editorais têm constituído um elemento central na viragem da perceção externa sobre a indústria portuguesa de calçado e de uma imagética mais atual. A equipa criativa responsável pela imagem dos editoriais é: Frederico Martins (Fotografia), Fernando Bastos Pereira (Styling), Patrícia Lima (Maquilhagem) e Rui Rocha (Cabelos).

Para a APICCAPS, as imagens reproduzidas neste livro são o testemunho de um País de tantos e tantos talentos.