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Empresa BEACTIVE apresenta amanhã no FMX 2014, Collider 2017, uma produção 100% nacional.

22.04.2014
  • Financiamento e Partilha de Risco

A BeActive vai partilhar o palco com a DreamWorks na apresentação do COLLIDER 2017 é um projecto multiplataforma e é Co-financiado pelo FICA.

A  produtora  beActive participa hoje e amanhã em Estugarda, no  evento  FMX  2014, uma conferência internacional  sobre Animação, Efeitos Especiais, Jogos e Transmedia  que decorre nesta cidade alemã até sexta-­-feira, apresentando a nova produção multiplataforma da empresa portuguesa, o COLLIDER 2017.

A beActive é uma produtora nacional nomeada para 3 prémios EMMY especializada no desenvolvimento  e  na  produção  de  Cinema,  Televisão  e  conteúdos  digitais,  focada  na criação e distribuição de histórias em múltiplas plataformas. Com uma actividade focada no mercado   internacional,   a  beActive   tem,  ao  longo  da  sua  década   de  existência, exportando conteúdos e formatos criados em Portugal (Diário de Sofia, T2 para 3, Beat Generation)  para  os  quatro   cantos   do  mundo   e  realizando   coproduções   de  obras audiovisuais  com  e para  as  principais majors da  indústria  do  Entretenimento  como  a Sony Pictures Television, a HBO, a Shine, a FOX e a Universal. Recentemente, a empresa lançou    nas  salas  de  cinema portuguesas,  o  filme  de  ficção  científica  “COLLIDER”  e  o documentário “A Estrada da Revolução”.

Nuno  Bernardo, fundador e director-geral da beactive,  irá  partilhar  o  palco  com  Dennis  Lenart (DreamWorks) que  apresentará  o  videojogo  baseado  na  série  “The  Walking  Dead”  e no caso do  português,  será  explicado  todo  o processo que levou à produção de COLLIDER. E tudo começou como uma simples ideia: “Exterminador  Implacável”  misturado  com  a  série  de  TV “Perdidos”.  Depois  a  ideia tornou-­-se  num  livro  de BD  seguido  por  uma  webseries  no YouTube  com  mais  de  1,5 milhões de espectadores,  dois jogos para telemóvies,  uma experiência  interactivas  nas redes sociais, uma longa-­-metragem e uma série nomeada a um EMMY para televisão.  

COLLIDER 2017, uma produção 100% nacional, pega numa  das  personagens  do  filme,  Lúcia  e cria uma sequela em formato de série de Animação 3D e em Videojogo para Tablet.  Toda  a  acção  é  passada  no  ano  2017,  no  Rio  de  Janeiro,  ano  em  que  o  planeta  é  invadido pelos “Unknown”, criaturas mortais que estão a dizimar a população do planeta.

Misturando o tradicional filme de ficção científica com muita acção, criaturas que atacam à primeira oportunidade e uma pitada de romance e drama, COLLIDER é uma produção baseada nas experiências  realizadas no CERN, onde se encontra o maior acelerador  de partículas do Mundo, o Large Hadron Collider. Além de um filme, disponível em Portugal nos vários serviços de Video-­-on-­-Demand,  COLLIDER é projecto multiplataforma estando disponível  como mini-­-série  para TV exibida em Portugal na SIC RADICAL,  livro de BD, jogo  para  smartphones  e experiência  interactiva  nas  redes  sociais.  Em  breve  também disponível em série de animação e jogo para “tablet”.  

O  COLLIDER   2017  é  co-­-financiado   pelo  FICA  –  Fundo   Investimento   no  Cinema   e Audiovisual    –    e    é    desenvolvido    usando    a    tecnologia    “Machinima    Storyteller” desenvolvida  pela  própria  beActive  em  parceria  com  o GAIPS  (Intelligent  Agents  and Synthetic   Characters),   um   departamento   do   INESC-­-I&D   sediado   no   Taguspark.

O“Machinima  Storyteller”  permite  a  criação  integrada  de  vídeos  e  jogos  a  partir  de  um
guião comum e foi pensada para o desenvolvimento  de histórias interactivas. O sistema permite o desenvolvimento mais eficiente e económico de vídeos animados, videojogos e histórias  interactivas   partilhando   personagens,   animações   3D   e   elementos   visuais comuns.  Este conjunto  de ferramentas  é inspirado  na metodologia  Machinima  e usa o motor Unity 3D (de origem dinamarquesa) para suportar a renderização e animação em tempo real dos personagens e cenas.

Esta  semana,  no  FMX  2014  serão  apresentados  alguns  dos  mais  recentes  projetos  de Animação   e  Efeitos  especiais,   desde  os  blockbusters   de  Hollywood   até  a  filmes  e produções de TV Europeias. A par, produtoras e criadores vão demonstrar videojogos e novas tecnologias ligadas à indústria do entretenimento. O evento agrega, todos os anos na  Alemanha, os  profissionais  mais  conceituados  nas  áreas  de  animação  3D,  Efeitos Visuais e Videojogos.