A produtora beActive participa hoje e amanhã em Estugarda, no evento FMX 2014, uma conferência internacional sobre Animação, Efeitos Especiais, Jogos e Transmedia que decorre nesta cidade alemã até sexta--feira, apresentando a nova produção multiplataforma da empresa portuguesa, o COLLIDER 2017.
A beActive é uma produtora nacional nomeada para 3 prémios EMMY especializada no desenvolvimento e na produção de Cinema, Televisão e conteúdos digitais, focada na criação e distribuição de histórias em múltiplas plataformas. Com uma actividade focada no mercado internacional, a beActive tem, ao longo da sua década de existência, exportando conteúdos e formatos criados em Portugal (Diário de Sofia, T2 para 3, Beat Generation) para os quatro cantos do mundo e realizando coproduções de obras audiovisuais com e para as principais majors da indústria do Entretenimento como a Sony Pictures Television, a HBO, a Shine, a FOX e a Universal. Recentemente, a empresa lançou nas salas de cinema portuguesas, o filme de ficção científica “COLLIDER” e o documentário “A Estrada da Revolução”.
Nuno Bernardo, fundador e director-geral da beactive, irá partilhar o palco com Dennis Lenart (DreamWorks) que apresentará o videojogo baseado na série “The Walking Dead” e no caso do português, será explicado todo o processo que levou à produção de COLLIDER. E tudo começou como uma simples ideia: “Exterminador Implacável” misturado com a série de TV “Perdidos”. Depois a ideia tornou--se num livro de BD seguido por uma webseries no YouTube com mais de 1,5 milhões de espectadores, dois jogos para telemóvies, uma experiência interactivas nas redes sociais, uma longa--metragem e uma série nomeada a um EMMY para televisão.
COLLIDER 2017, uma produção 100% nacional, pega numa das personagens do filme, Lúcia e cria uma sequela em formato de série de Animação 3D e em Videojogo para Tablet. Toda a acção é passada no ano 2017, no Rio de Janeiro, ano em que o planeta é invadido pelos “Unknown”, criaturas mortais que estão a dizimar a população do planeta.
Misturando o tradicional filme de ficção científica com muita acção, criaturas que atacam à primeira oportunidade e uma pitada de romance e drama, COLLIDER é uma produção baseada nas experiências realizadas no CERN, onde se encontra o maior acelerador de partículas do Mundo, o Large Hadron Collider. Além de um filme, disponível em Portugal nos vários serviços de Video--on--Demand, COLLIDER é projecto multiplataforma estando disponível como mini--série para TV exibida em Portugal na SIC RADICAL, livro de BD, jogo para smartphones e experiência interactiva nas redes sociais. Em breve também disponível em série de animação e jogo para “tablet”.
O COLLIDER 2017 é co--financiado pelo FICA – Fundo Investimento no Cinema e Audiovisual – e é desenvolvido usando a tecnologia “Machinima Storyteller” desenvolvida pela própria beActive em parceria com o GAIPS (Intelligent Agents and Synthetic Characters), um departamento do INESC--I&D sediado no Taguspark.
O“Machinima Storyteller” permite a criação integrada de vídeos e jogos a partir de um
guião comum e foi pensada para o desenvolvimento de histórias interactivas. O sistema permite o desenvolvimento mais eficiente e económico de vídeos animados, videojogos e histórias interactivas partilhando personagens, animações 3D e elementos visuais comuns. Este conjunto de ferramentas é inspirado na metodologia Machinima e usa o motor Unity 3D (de origem dinamarquesa) para suportar a renderização e animação em tempo real dos personagens e cenas.
Esta semana, no FMX 2014 serão apresentados alguns dos mais recentes projetos de Animação e Efeitos especiais, desde os blockbusters de Hollywood até a filmes e produções de TV Europeias. A par, produtoras e criadores vão demonstrar videojogos e novas tecnologias ligadas à indústria do entretenimento. O evento agrega, todos os anos na Alemanha, os profissionais mais conceituados nas áreas de animação 3D, Efeitos Visuais e Videojogos.