A 19ª edição da ProWein decorreu de 4 a 6 de Março em Düsseldorf e teve a participação mais ampla de empresas e entidades portuguesas numa feira internacional na Alemanha em 2012.
Este facto sublinha ao mesmo tempo o grande interesse das empresas do sector de vinhos no mercado alemão e o interesse das mesmas para o aumento das suas exportações. A seguir à Alemanha, França, Itália, Espanha e Áustria, Portugal representou o 6º país neste importante evento em termos do número de expositores.
Com 3635 expositores de mais de 50 países e 40 mil visitantes profissionais em 2012, a ProWein representa a maior feira mundial do sector de vinhos.
Na edição de 2012, a ViniPortugal organizou um grande pavilhão colectivo com uma área de 800 m2, que integrou mais de 120 conceituados agentes económicos, as comissões vitivinícolas das regiões Alentejo e Lisboa, bem como o Instituto do Bordado e do Vinho da Madeira (IVBAM). Em directa vizinhança situou-se o stand colectivo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), e o da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
A Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, Maria Manuel Durão, visitou stands dos expositores portugueses e aproveitou o evento para trocar informações com os agentes económicos nacionais quanto ao aumento das exportações.
No stand da ViniPortugal foram organizadas diariamente diversas provas de vinhos portugueses comentadas por conceituados jornalistas e sommeliers alemães e internacionais.
O impacto e a grande qualidade da participação portuguesa neste evento foram elogiados tanto por peritos do sector bem como por diversos jornalistas e multipliers alemães e internacionais.
Portugal continua a ocupar a 9ª posição entre os países fornecedores de vinhos no mercado alemão, com uma quota de mercado de 1,6%. No ano passado, a Alemanha importou vinhos portugueses com um valor total de 35 milhões de Euros, dos quais 16 milhões de Euros de vinhos fortificados.
Com um volume de importação de 14,8 milhões de hl, a Alemanha representa um dos maiores importadores mundiais de vinhos e situa-se no 4º lugar do ranking dos maiores mercados consumidores de vinho, com um volume de consumo de 20,3 milhões de hl.