Com um investimento superior a 400 mil euros, o Energy4Management permitirá melhorar a competitividade do país e das regiões de convergência do Norte, Centro e Alentejo.
O projeto agora apresentado assenta numa metodologia que preconiza a criação de condições para a integração de sistemas de gestão de energia nas empresas, bem como a endogeneização de práticas de «Energy Accountability» e a sensibilização para a gestão de energia por agregados empresariais.
Neste sentido, serão considerados três domínios de intervenção. Um primeiro que compreende o desenvolvimento de metodologias e modelos de «Energy Accountability», enquanto geradores de informação detalhada sobre a utilização de energia nas empresas. Um segundo, centrado na implementação de sistemas de gestão de energia, enquanto ferramenta de gestão da empresa e, por último, a tipificação de modelos organizativos de gestão de energia de agregados empresariais, tendo por base os sistemas de gestão de energia de cada empresa.
O projeto Energy4Management nasce também com o objetivo de fomentar a cooperação empresarial no contexto energético, designadamente na compra e gestão de energia, através de agregados empresariais. Além disso, esta iniciativa visa demonstrar as vantagens na implementação de sistemas de gestão de energia, reforçar a competitividade das empresas, em especial da indústria, promover padrões sustentáveis de utilização de energia e, ainda, destacar as vantagens da utilização racional da energia. Contribuir para os objetivos da Estratégia Nacional para a Energia 2020 e para o Plano Nacional de Acção para a Eficiência (PNAEE) são outras das metas a atingir.
Projeto criará ferramentas para diagnóstico de práticas de gestão de energia nas empresas
No âmbito do projeto Energy4Management está prevista a criação de uma Ferramenta de Diagnóstico de Práticas de Gestão de Energia nas PME, com o objetivo de identificar as principais deficiências e tipificar as respetivas soluções, além de um Guia para a Implementação de Sistemas de Gestão de Energia, tendo como referência o sistema normativo ISO 50001 e respetiva certificação.
Será ainda elaborado um estudo de benchmarking nacional e internacional, com vista à identificação das melhores práticas, principais resultados e metodologias de implementação e desenvolvimento em empresas com sistemas de gestão de energia.
A Monitorização Energética de Suporte ao «Energy Accountability», o desenvolvimento de uma Ferramenta de Suporte à Tomada de Decisão, bem como a realização de sessões de divulgação dos resultados obtidos em cada uma das regiões intervenientes são outras das atividades a desenvolver no decorrer do projeto.
O Energy4Management foi financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade, no montante de aproximadamente 300 mil euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.