Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Enoturismo | Requalificação do Enoturismo da Herdade do Esporão para oferta turística premium

05.02.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

  Guardanapo Restaurante HE

Portugal detém um património vínico valioso. Requalificar o enoturismo da Herdade do Esporão para o situar num target de excelência.

O Enoturismo - Turismo do Vinho - é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidades que produzem esta bebida. Mais do que apenas "beber" vinho, o enoturista aprecia paisagens, utiliza os equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão, além de comércio local e outras prestações de serviço. O enoturismo deve envolver o visitante na cultura, nos detalhes da bebida: transforma em experiência de cinco sentidos. É o ver os vinhedos, ouvir as histórias, sentir o perfume dos vinhos, provar as delícias da gastronomia, tocar nas garrafas e texturas.

Integrado a Rota Mundial dos Vinhos, o Enoturismo da Herdade do Esporão foi o primeiro a ser certificado em Portugal.

Através do projecto de requalificação do Enoturismo da Herdade do Esporão elevando-o a um novo patamar de excelência, dotando-o dos meios necessários para disponibilizar produtos turísticos premium únicos e ser uma unidade de negócio rentável e inovadora, líder a nível do Enoturismo nacional e uma referência em termos internacionais. É um claro posicionamento estratégico de produtos turísticos premium para clientes do segmento alto e médio/alto.

Inserido no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação o Projeto conta com um investimento total de €2.477.024 sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em €1.114.661.

A Estratégia de negócio é a de requalificar o Enoturismo da Herdade do Esporão, em dois segmentos:

  • Serviços de Animação Turística, declarado de interesse para o turismo, integrando o conjunto de produtos turísticos nos itens "Cultura do Vinho", "Património Histórico-Cultural", "Biodiversidade" e "Arte", que se traduzem em equipamentos para os segmentos do turismo de negócios (Corporate e MICE) e de lazer, mas também que permitirão proporcionar actividades relacionadas com o património natural, histórico, cultural e artístico da Herdade do Esporão assim como a valorização do património histórico e cultural da região.
  • Restauração, declarado de interesse para o turismo, integrando o conjunto de produtos turísticos anteriormente apresentado no item "Enogastronomia", que visa criar um Restaurante gourmet, inovador e regional, com ligação às componentes da biodiversidade e cultura do vinho, diferenciados em relação à oferta existente na região, o que pode ser avaliado pelo posicionamento Premium e o objectivo de ser o primeiro restaurante do Alentejo a obter uma estrela Michelin.

A remodelação e ampliação do Edifício do Enoturismo da Herdade do Esporão (aprovado já o respectivo Projecto de Arquitectura pelo Município de Reguengos de Monsaraz) irá dotar o novo espaço de Enoturismo de todas as infra-estruturas físicas necessárias e adequadas à ampla oferta turística premium, assim como dos adequados equipamentos de produção, decoração, mobiliário e tecnológicos, tendo em conta o posicionamento Premium pretendido.

O desenvolvimento do segmentos de mercados  - como é o caso do  produto Enogastronómico em contexto gourmet - que valorizam e consomem produtos Premium são considerados de valor acrescentado, na medida em que geram tanto receitas elevadas como fluxos turísticos constantes.