Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Espanha e Portugal: UE investe mais de 288 milhões de euros no fomento da cooperação transfronteiriça

16.02.2015
  • Europa

A Comissão Europeia adotou o novo programa de cooperação inter-regional («Interreg») entre Espanha e Portugal, no valor de mais de 288 milhões de euros de Fundos Regionais da UE. 

Image courtesy of cooldesign at FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of cooldesign at FreeDigitalPhotos.net

Será atribuída uma ênfase especial às iniciativas transfronteiriças que visem proteger o ambiente, promover o turismo e o crescimento económico, e articular a investigação e o desenvolvimento. O volume total do programa, incluindo fundos nacionais, é superior a 382,5 milhões de euros.

Na opinião de Corina Cretu, a Comissária Europeia responsável pela Política Regional: «Os nossos programas transfronteiriços são uma das componentes mais tangíveis do trabalho desenvolvido pela UE para ajudar os cidadãos a superar desafios e explorar potencialidades comuns, em conjunto. Calculamos que quase 7,5 milhões de pessoas nestas regiões virão a beneficiar dos projetos que resultarão da decisão tomada hoje.»

O programa promoverá uma melhor integração das capacidades de investigação e de desenvolvimento nos dois lados da fronteira, de modo a tirar pleno partido do potencial económico da região. Simultaneamente, abordará a questão da proteção ambiental e os crescentes desafios relacionados com as alterações climáticas, em especial a gestão dos riscos de inundação. As ações desenvolvidas no âmbito destas duas prioridades serão complementadas por iniciativas destinadas a promover uma maior cooperação jurídica e administrativa, com vista a criar uma região fronteiriça plenamente integrada.

O primeiro convite à apresentação de projetos transfronteiriços será lançado em 2015. Da criação de redes transfronteiriças de investigação e da gestão conjunta de zonas de proteção ambiental ao desenvolvimento de atividades transfronteiriças no setor do turismo, os projetos verão as suas atividades financiadas pela UE até 75 %.

 Contexto

O programa «Interreg V-A Espanha/Portugal» compreende as regiões espanholas da Galiza, o oeste de Castela e Leão, a Estremadura, o oeste da Andaluzia, e todo o território de Portugal, exceto a região de Lisboa.

O Interreg V-A é o quarto programa de cooperação entre os dois países depois dos Interreg II (1995-1999), Interreg III-A (2000-2006) e Interreg IV-A (2007-2013). A gestão cabe ao Ministério das Finanças espanhol, em estreita cooperação com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão em Portugal.

As quatro prioridades do programa e os principais resultados esperados são os seguintes:

  1. Alargamento e melhoria das capacidades transfronteiriças nos domínios da investigação, do desenvolvimento e da inovação (financiamento da UE: 76,9 milhões de euros). Resultado esperado, entre outros: mais de 402 investigadores trabalharão em infraestruturas otimizadas de investigação e projetos comuns.
  2. Reforço da competitividade das PME (financiamento da UE: 55,5 milhões de euros). Resultado esperado: 2 580 empresas desenvolverão atividades transfronteiriças.
  3. Conservação e proteção do ambiente e maior eficiência dos recursos (financiamento da UE: 109,8 milhões de euros). Resultado esperado, entre outros: 200 000 ha beneficiarão de um apoio destinado a melhorar o seu estado de conservação.
  4. Reforço da cooperação jurídica e administrativa e entre cidadãos e instituições (financiamento da UE: 29,4 milhões de euros). Resultado esperado, entre outros: 7 459 022 cidadãos serão beneficiados com os resultados concretos dos projetos futuros.

 Um montante adicional de 17,3 milhões de euros será disponibilizado para assistência técnica.

 O financiamento da UE de 288,9 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional será complementado por mais de 93,6 milhões de euros de cofinanciamento de fontes nacionais. O volume total do programa corresponde a mais de 382,5 milhões de euros.

Mais informações:

Política de Coesão e Interreg

Resumo do Programa Operacional para os Fundos da Política de Coesão 2014-2020

Política de Coesão e Espanha

Política de Coesão e Portugal

Twitter: @EU_Regional  @CorinaCretuEU  #CohesionPolicy #crossborder #interreg